Comparar duas datas e saber aniversariantes no intervalo

Boa noite, primeira postagem, desculpa se essa não é a área correta.

Estou com uma dificuldade em um trabalho de Java (NetBeans) usando banco em MySQL.
Neste programa eu preciso, em uma janela de pesquisa, comparar duas datas que o usuario vai digitar, para encontrar os aniversariantes neste intervalo.

Por exemplo:
data inicial: 01/11/2013
data final: 30/11/2013

aí clica em Pesquisar e na tabela de pesquisa ele vai mostrar quais as pessoas que estão cadastradas já, que fazem aniversário nesse intervalo de datas digitado.

No começo do ano eu fiz um outro comparativo de datas, mas diferente, usando métodos para comprar uma data digitada, com a data de hoje, e uma combo box com a duração de um curso. Por exemplo, meu curso dura 4 anos (escolho na combo), eu comecei em XX/XX/XXXX, e hoje é (pega data do sistema), clico em Conferir, e ele me mostra num textfield se meu curso já foi Finalizado ou não.
Porém nos códigos a comparação é feita por subtração, tipo, salva a data digitada, e subtrai a data de hoje, depois converte o valor em anos, e compara com a combo box. Aí é só comparar, se o resultado é menor que os anos na combo box, o curso está em andamento… e por aí vai. O foco não é esse, mas sim a primeira dúvida acima.

Únicas coisas “novas” que consegui fazer para esta pesquisa entre duas datas, foi usar o between, e >= e afins…
Porém ele só compara as datas completas, por exemplo o intervalo de data do cadastro dos clientes, exemplo: mostrar clientes cadastrados esse mês por exemplo.
Só que eu preciso pegar somente o dia e o mês das datas de nascimento.

É muita coisa mas vamos tentar simplificar:

Pegar datas de nascimento dos clientes cadastrados, usar somente dia e mês, comparar com 2 datas que o usuario vai digitar, e saber quais os clientes farão aniversário neste intervalo.
Nem precisa salvar, somente mostrar na tabela de pesquisa mesmo.

Fui claro ou me enrrolei pra explicar?
Espero ajuda de vocês!
Flws, abraço!