Comparar duas imagens

Estou tentando comparar duas imagens para implementar em um jogo da memória. Que método eu poderia utilizar?
Alguém pode me ajudar!

Comparar 2 imagens é um problema não-trivial (principalmente se as imagens forem ligeiramente diferentes, como é o caso de 2 fotos diferentes da mesma coisa), por que é que você quer implementar isso para um jogo de memória? Normalmente você não precisa disso para fazer um jogo de memória.

Thingol estou fazendo um jogo da memória para a faculdade, quando comecei a desenvolver surgiu esta duvida de como faria para comparar as imagens, Pelo que andei pesquisando vou ter que fazer esta comparação através do nome das imagens mais não tenho certeza ainda.

As imagens são, em ultima instancia, objetos que vc manipula no seu jogo. Esses objetos podem conter um atributo arquivo para uma dada imagem.png por exemplo. Digamos que vc tem 8 pares de imagens: vc pode montar a tela do jogo instanciando 8 imagens e, então, clonar cada objeto para formar os pares. Dessa forma vc pode comparar as imagens atraves de um metodo equals que vc vai implementar e pode fazer uso de algum identificador interno unico, como um nome, uuid, etc, por exemplo

Carta carta1 = new Carta("borboleta","/path/to/borboleta.png"); Carta carta2 = carta1.clone() if(carta2.equals(carta1)){ // acertou } else { // errou }

nesse caso vc pode comparar o path dos arquivos, o nome ‘borboleta’, etc. Se quiser ser hardcore pode comparar o PSNR das imagens.

Seria mais interessante voce guardar a referencia de cada carta e as iguais terem a mesma.

Voce evitar ter esse processamento de imagens.

Mas para verificar se são identicas voce vai precisar compara pixel a pixel se é igual a outra.

Puxa vida, que complicação para fazer um jogo de memória…

Digamos que você tenha um array de imagens. Quando você vai dispor N imagens do jogo da memória, você guarda em algum outro array os índices para os elementos desse array.
Então você só precisa comparar índices, não imagens.

Isto é como se para fazer o jogo do galo (penso que vocês chamam vjogo da velha) comparasses a imagem do X com a imagem do O :slight_smile:

Pois é.

Interessante - vejam esta página.

Gostaria de agradecer a todos pela ajuda!
O jogo já estar quase pronto!

venho so agradecer por vc ter postado esse forum pq eu tambem estou com o mesmo problema
o professor do curso tabem mandou agente fazer um jogo da memoria valendo 8 e com um diferencial vai pra dez
aqui ja mim ajuda a tentar o 8.
vlw