Comparar Imagens Registro Ponto

1 resposta
L

Boa Tarde Galera,

estou començando a desenvolver um aplicativo para estagio na faculdade, de registro de ponto por reconhecimento de face, gostaria que se alguem pudesse me ajudar como faço para comparar as imagens, so que preciso algum metodo que eu posso fazer a distancia entre os olhos, distancia da boca e outros parametros.

vlw

1 Resposta

ViniGodoy

Primeiro de tudo, o que você quer está longe, muito longe, de ser simples. Existem teses de doutorado inteiras sobre reconhecimento de faces e localização automática de pontos biométricos.

Agora, vamos supor que todas as pessoas irão cooperar (parar na frente da câmera, exatamente de frente, preferencialmente com o queixo apoiado em algum lugar, sem maquiagem, e ter sempre fotos atualizadas, mesmo que elas engordem, deixem a barba crescer, etc.), que você saiba exatamente que câmera será usada e que a iluminação será constante. Nesse caso, você pode usar o método getRGB da classe BufferedImage Java para procurar os olhos. Entretanto, talvez o melhor seria você usar C++ e uma biblioteca como a OpenCv.

Existem processos de identificação de face baseados em texturas, que não dependem de parâmetros biométricos e dão resultados interessantes. Mas exigem treinamento. Como existe um cadastro funcional, talvez seja uma alternativa melhor sobre o seu caso. Procure por identificação de faces por eigenfaces e você encontrará trabalhos nesse sentido.

Criado 27 de abril de 2011
Ultima resposta 27 de abr. de 2011
Respostas 1
Participantes 2