Comparar posições de um arrayList

boa tarde pessoal

gostaria de saber se consigo comparar posições de um arrayList

mais ou menos assim:

da minha base chega sempre esses valores

[0]
modelo = “001”
nomeTabela = “a304”
plano = “41”

[1]
modelo = “001”
nomeTabela = “a310”
plano = “42”

[2]
modelo = “002”
nomeTabela = “a305”
plano = “42”

nesse exemplo modelo da minha posição [0] são iguais, se for igual ele me manda alguma mensagem que eles são iguais

[quote=jemoliveira]
nesse exemplo modelo da minha posição [0] são iguais, se for igual ele me manda alguma mensagem que eles são iguais[/quote]

q?

Esse seu modelo é um tipo de dados certo? como vai ser essa comparação? um com o outro ou um com todos os outros? bom, pensando em modelo ser to tipo int

if(array[0].modelo == array[1].modelo)

se isso não ajudar explica melhor com objetos o seu problema pra te ajudar…

jemoliveira , eu presumo que vc esta inserindo um objeto dentro desse ArrayList e o que vc quer é usar o objeto de dentrodesse arraylist e comparar com outro, certo???Tipo, usando um Iterador para pegar cada objeto e comparar com outro, se há um igual ou não é isso? Ou vc tá gravando um Array de Strings em vários arraylists e comparando eles???Não ficou claro…

o tipo sempre vai ser String e o minha primeira posição [0] (que no caso é modelo) vai ser comparada com a posição [1] como na posição [3] tambem e assim sucessivamente para todos

[0] modelo é igual a [1] modelo?
[0] modelo é igual a [2] modelo?
[1] modelo é igual a [2] modelo?

isso seria para todos os caso (modelo , nomeTabela, plano)

entendeu?

é sim mais as posições eu compara o modelo com modelo, nomeTabela com nomeTabela, plano com plano

cara, isso ta muito obscuro… se vc criar uma classe com esses dados e fizar uma lista com do tipo dessa classe ficaria bem melhor pra entender, para comparar, etc…

objeto0.equals(objeto1)