Comparar posições de um arrayList

boa tarde pessoal

gostaria de saber se consigo comparar posições de um arrayList

mais ou menos assim:

da minha base chega sempre esses valores

[0]
modelo = “001”
nomeTabela = “a304”
plano = “41”

[1]
modelo = “001”
nomeTabela = “a310”
plano = “42”

[2]
modelo = “002”
nomeTabela = “a305”
plano = “42”

nesse exemplo modelo da minha posição [0] são iguais, se for igual ele me manda alguma mensagem que eles são iguais

Tah, imagino que modelo, nomeTabela e plano sejam atributos de um objeto, pois soh objetos podem estar presentes em uma ArrayList.

Nesse caso, vc nao vai comparar as posicoes, e sim os objetos das posicoes, para isso vc tem que sobrescrever o metodo equals de Object: http://java.sun.com/j2se/1.5.0/docs/api/java/lang/Object.html#equals(java.lang.Object)

Fazendo com que o atributo modelo determine a igualdade, dessa forma eh soh usar o metodo get(int) de ArrayList para obter os objetos e compara-los

Provavelmente isso nao vai te ajudar em nada, porem foi isso que eu entendi que vc queria fazer, se nao for isso, explica melhor ai.

Ah, qq coisa use um Set, ele impede que objetos repetidos facam parte da coleção.

Se eu entendi certinho o que vc quer fazer, vc tem um jeito mais facil, só que menos bonito.

Sendo modelo uma string…

list.get(0).equals(list.get(1))

Claro que isso é muito feio, mas vc pode fazer :stuck_out_tongue: Ah, coloca isso dentro de um for bunitinho! hahahahaha

Abraços

Como o pessoal já falou se você quer evitar as repetições, dê um override criando um método equals específico do seu objeto, e na hora de incluir faça o teste com a função contains do Arraylist.

Mas se você quer evitar objetos repetidos, o ideal é usar coleções Set, como TreeSet e HashSet.