Compartilhamento e Mostrar arquivos de vídeo e apresentação .ppt, .pps na rede com java

4 respostas
C

Bom dia!

Sockets ou outra Solução???

Eu sou estagiário de uma escola pública estadual de guarapari-es, e tenho um problema a ser resolvido:
Na rede não temos uma forma mais eficaz de compartilhar arquivos dos alunos e professores durante uma aula, com apresentação em vídeo e/ou apresentação em programas de slides para todos os alunos ao mesmo tempo. Um programa pago resolveria isso como o NetSupport que controla numa máquina servidora as estações de trabalho com eficiencia. Porém, gostarímos de implantar um software gratuito , quem sabe feito em java ou php; que resolvesse esta limitação. Não sei se o caminho seria estudar sockets, pois há a comunicação na rede é feita por este, ou existe outra forma de implementar um código leve, pois também temos problemas de banda(máquinas antigas da Dell). Enfim, para resolver este desafio simples conto com a ajuda de todos que possam de alguma maneira contribuir para este projeto e ajudar desta forma a melhoria do ensino público de qualidade.

agradeço a todos e fico otimista de resposta.

Claudio Batista
Guarapari-ES.
Escola Lyra Ribeiro Santos.

4 Respostas

felipe_gdr

Oi Claudio!

Seu problema é compartilhar os documentos durante a aula? Tipo, cada aluno tem um computador na sala de aula? Ou você compartilhar online para que eles possam consultá-los em casa?

Para o problema no. 1:
Você poderia simplesmente criar um diretório compartilhado na rede, aonde os estudantes possam ir e abrir os documentos necessários para a aula.

Para o problema no. 2:
Você conhece o Moodle ?
é uma aplicação web de e-learning open source. ela pode ser usada para compartilhar material de aula, criar discussões, gerar a entrega de tarefas online, etc. é super interessante e fácil de usar. Acho que ele é escrito em PHP.

Para usá-lo você deverá instalar um servidor web (apache) e um banco de dados (mysql) ambos gratuitos também.