Compartilhar sessao entre apps?

Tem como acessa a sessão de um outro app?

Duas aplicações podem compartilhar uma sessão se o web container possibilitar isso. Se não me engano, há configurações no Websphere, por exemplo, que permitem isso.

Na prática, seria melhor usar portlets e um portal server, se você tiver de ter muitas aplicações compartilhando uma sessão e muitas aplicações na mesma página.

O problema é tempo e não queria usar configurações de servidores para abilitar isso, no tomcat tambem tem isso, só que vou mudar de servidor e talves esse não aceite isso ou a configuração seja diferente, queria algo que não dependa de servidores.

Tenho n apps, a ideia é ter um unico portal com login e senha, apos login sera listado uma lista de apps, assim que o usuario clicar no link do app, no app vai ter uma rotina que vai verifica se o usuario esta logado, pensei em fazer em banco de dados com uma flag sinalizando logado, mas essa solução dar muitos problemas, será que não tem como bular esse segurança.
criando algum modulo que guarde esse login na memoria, e que os apps possam acessa-los, se alguem tiver alguma ideia?

Amigo… conseguiu algum avanço? Estou iniciando em aplicações Web e preciso fazer o mesmo… vi no link http://www.fwd.at/tomcat/sharing-session-data-howto.html, para acessar outro conexto usando cookies… mas não consegui fazer funcionar 100%. Consigo ler o nome dos atributos, mas todos estão null