Compartilhar sistema de busca

9 respostas
A

Olá pessoal…

Tenho um sistema de busca, q utiliza uma url + - assim: http://www.meusite.com.br:8080/busca?palavra=xxxxxx

Esse busca é um um componente dentro da arquitetura MVC do meu site…

Como eu posso compartilhar esse sistema de busca com outros sites? Detalhe, os resultados, claro, terao q ser formatados de acordo com o layout dos outros sites…

Alguem pode me dar uma luz???

Obrigado :roll:

9 Respostas

Daniel_Quirino_Olive

Webservices.

A

É uma opção, mas ouvir falar (de uma tia véia no interior do amazonas, rs) q WS ainda é lento, é uma tecnologia que tem q amadurecer ainda…

O q vc acha a respeito disso??

Obrigado!!! :lol:

Daniel_Quirino_Olive

Poxa, sua tia velha é mais razoável do que muitos tecnologistas por aí. Embora não seja lá tudo isso, webservices se encaixam muito bem como solução do seu problema. Você manda uma mensagem SOAP contendo o que você quer buscar e ele vai lhe retornar outro SOAP com os dados retornados da busca. Daí é sói extrair os dados e jogá-lo na sua página. :wink:

A

Daniel,

Entao, vi o WS como uma solução, mas em relação a performance, qual a sua opiniao?

Outra, o unico jeito que vc ve de se fazer isso é com WS??

E mais (rsrs), sabe algum lugar q tenha material sobre WS (de preferencia em portugues)?

Ainda (rs), mto obrigado…

Daniel_Quirino_Olive

O único jeito decente de se fazer isso, é. Você pode tentar alguma coisa de componentes distribuídos (cof… EJB… cof…), mas não vai ajudar muito em performance. Talvez Jini, mas aí complica tudo de uma vez.
Além disso, com WS você consegue tornar seu cliente independente de plataforma (Java, .NOT, PHP…), desde que ele saiba falar WS.
Material sobre WebServices? Olhe na home do GUJ :wink:

dukejeffrie

Deixa eu ver se eu entendi. Vc tem uma busca no b]seu[/b] site e quer que outros sites vejam os resultados??

Vc pode:

1. Fazer um servlet que devolte um XML, e os clientes se responsabilizam por traduzir isso. Eles podem usar XSLT, Cocoon, ou outros brinquedinhos por aí, até mesmo meter um parser SAX e criar objetos java que eles usam.

2. Vc pode fazer Web Services

3. Vc pode ter um Objeto acessível via RMI que retorna uma lista de objetos java com os resultados. Do mesmo jeito funciona um servidorzinho que ouve uma porta, lê a query e cospe a lista no mesmo socket, sem grandes preocupações.

4. Vc pode usar CORBA

A graça de fazer o primeiro é que vc pode usar velocity pra gerar o XML e não precisa adicionar muito à infra que vc já tem.

[]s

cv1

“dukejeffrie”:
Deixa eu ver se eu entendi. Vc tem uma busca no b]seu[/b] site e quer que outros sites vejam os resultados??

Vc pode:

1. Fazer um servlet que devolte um XML, e os clientes se responsabilizam por traduzir isso. Eles podem usar XSLT, Cocoon, ou outros brinquedinhos por aí, até mesmo meter um parser SAX e criar objetos java que eles usam.

(…)

A graça de fazer o primeiro é que vc pode usar velocity pra gerar o XML e não precisa adicionar muito à infra que vc já tem.

…e a graca de fazer o segundo eh que vc nao precisa inventar um tipo novo de XML, e a performance fica bem similar, em certos casos. Entao, teste com WebServices (Apache Axis rocks!) primeiro, antes de ter a trabalheira de fazer servlet cuspindo velocity :wink:

kuchma

“cv”:
“dukejeffrie”:

Vc pode:

(…)

…e a graca de fazer o segundo eh que vc nao precisa inventar um tipo novo de XML, e a performance fica bem similar, em certos casos. Entao, teste com WebServices (Apache Axis rocks!) primeiro, antes de ter a trabalheira de fazer servlet cuspindo velocity ;)

E mais engracado ainda na segunda solucao eh que voce pode dizer que voce usa tecnologia de ponta, orientada a XML, na qual todos os grandes players estao investindo, poe uma buzzword aqui, que sua solucao eh independente de linguagem, outra buzzword aqui, que voce pode salvar nao apenas a lavoura mas o mundo todo com seu sistema, mais algumas buzzwords, etc… :wink:

Ah, claro - use todos esses argumentos para cobrar mais caro pelo servico, se isso for aplicavel neste caso. :smiley:

dukejeffrie

Tá bom, tá bom…

jogar um .java (renomeado pra .jws) na webapp dá bem menos trabalho que fazer um servlet que cospe XML… 8)

[]s!

Criado 15 de março de 2004
Ultima resposta 19 de mar. de 2004
Respostas 9
Participantes 5