Compensa fazer o curso de formação Java Na Caelum?

11 respostas
Rocklee6544

Sei que o curso é bastante conhecido pela comunidade
e também já li as apostilas.

Minha dúvida é para quem já tem experiência no mercado, compensa fazer o curso
de formação Java.

Ou seria melhor partir para o formação avançada?

Se estivesse começando não teria dúvida , mas já tenho experiência.(Em programação web usando Hibernate,JSF,Spring,Jasper Report e programação desktop)
Li alguns livros e apostilas, fiz vários testes enquanto lia a f21,f16 e CS 14.

Lí o livro use a cabeça JAVA.

Mas tudo que sei foi correndo atrás e enfiando a fuça nos livros.

To empolgado com fato de nunca ter feito curso e já ter atuado na área.
Ter conhecido as tecnlogias atuais do mercado.

O pensamento que tenho é : Que deveria ter uma base mais solida em java.
E por isso talvez fosse melhor fazer o curso de formação.

Outro pensamento que tenho é que o curso básico vai falar sobre coisas que eu já sei, como declaração,inicialização de variáveis.
Falar sobre laços. O que é JDK , O que é JRE, denfinição de classe, como configurar variáveis de ambiente e classpath.

Onde vivem os objetos , onde vivem as várias,sobrecarga,sobreescrita,encapsulamento,herança,polimorfismo, interfaces e exception e inner Class
Sem falar que irá falar de thread, algo que não tenho experiência.

E algumas dessas coisas vc tendo programado em qualquer liguagem algumas vezes na vida já deve ter noção.
(O que é uma variável e o que são metodos , recursividade e laços de repetição).
No meu caso a primeira linguage que aprendi foi C. (Bom e velho C).
Na minha opnião talvez seja a melhor linguagem para se começar a aprender a programar e ter noções de metodos,controle de laço e escopo de variável.

Enfim de completamente novo, eu teria o módulo de Teste.

Por fim teria a segurança e certeza de estar programando da forma correta e sem o tal do XGH e afirmaça
dos conhecimentos que já tenho.

11 Respostas

E

Pelo que eu vi você já conhece bem a linguagem java e tem alguma experiencia, porem pelo que eu vi você trabalha com JSF, assim a base de Servlet e jsp não foi desenvolvida, pois o JSF encapsula esta parte, assim seria interessante fazer o fj21

R

Como assim a base de ‘Servlet e jsp não foi desenvolvida’?

É absurdo imaginar um desenvolvedor web que não tenha essa base,mesmo usando algum framework que abstraia isso.

E

raf4ever,

é o que acontece, principalmente quem está começando

Começa a desenvolver projetos “off” para aprendizado,

Usa JSF e Hibernate, mesmo nunca tendo feito um sistema com Servlet e JSP, pois JSF na versão 2 e muito simples de utilizar.

Pois este não precisa saber Servlet e jsp para desenvolver em JSF, pois JSF abstrai esta parte , como com certeza você deve saber

joaoorso

Trabalho com Java a 4 anos e se estivesse em São Paulo, ou outro lugar que tenha Caelum, faria o curso.
As apostilas são excelentes e muta gente fala bem do curso .

Fiz um curso de Struts e Hibernate na

aqui em Curita e foi muiiiiiiiito meio boca .

EI CAELUM QUANDO QUE VCS VÃO ABRIR UMA FILIAL AQUI EM CURITIBA ?

Rocklee6544

Eu trabalhei desenvolvendo nos seguintes ambientes Web: Hibernate(Persistência),JBoss Seam(Injeção de dependência) e JSF(Como camada de visualização).(RichFaces e alguns componentes ).

No ambiente desktop
utilizei Hibernate ,Spring e um framework Swing proprietário.
(Que funciona através de reflexão).

Em um dos projetos que eu trabalhei minha função era justamente passar Páginas em JSP (feitas em scriptlet,javascript e css ) em
Java e realizar a comunicação com o mainframe.

Na verdade essa comunicação era feita com framework proprietário.
E tudo que eu tinha que fazer era passar os argumentos necessários para o framework,através de
método com uma anotação personalizada e abstrair a logicas da página JSP para código JAVA puro.
(Novamente trabalhei com reflexão e dessa vez com serialização de objetos).

Porque o cliente definiu que cada método(Transação) tinha escopo do tipo request.
E muitas vezes um determinada tela continha tres ou quatro trasanções diferente.
(Ou seja era necessário serializar o objeto e passar através de mapa um chave e objeto serializado em sí).

No final eu recebia a resposta através de arquivo Json e passava o mesmo pra frente ou exibindo o resultado na tela.

Tive bastante experiência , cheguei a trabalhar com Entry e tive a chance de usar inner Class por várias vezes
para implementar a interface comparable e usar Jasper Report para criar relatorios em pdf.

Rocklee6544

O problema disso tudo foi que eu era trainne, mas foi na base do se virá.

Então muita coisa eu apenas analisei entendi como funcionava.

E fiz.(O fato era que havia muita coisa pronta)

diego.sas

Boa tarde.
Para o conhecimento que diz ter, aconselharia investir seu R$ em outra coisa.
Já tem uma base em java, agora é so correr atrás e continuar aprendendo por si só.

joaoorso

Rocklee6544:
O problema disso tudo foi que eu era trainne, mas foi na base do se virá.

Então muita coisa eu apenas analisei entendi como funcionava.

E fiz.(O fato era que havia muita coisa pronta)

Desculpe a curiosidade, mas onde vc trabalha ?

maior_abandonado

bom… aprender, aprender mesmo acho que as apostilas são boas o suficiente para você aprender só com elas e de repente tirando umas dúvidas no forum… a grande utilidade do curso pago é que você não só aprende como aprende bem mais rápido do que se tivesse estudando por conta, então a grande vantagem na minha opinião é o tempo… a desvantagem é o preço, logo compensar é uma pura questão de “ter muita grana e pouco tempo”.

se você ja conhece o suficiente de JSE mas queria melhorar, considere também a possibilidade de fazer o FJ21, é bem proveitoso.

Rocklee6544

Uma empresa chamada Pandata.

Como disse foi ótimo para saber o que há no mercado.

Então eu acho que fazer esse curso vai afirmar meu conhecimento e vou saber se estou fazendo as coisas
da forma correta.

Também posso questionar sobre teoria versus pratica e quais são as melhores práticas.
Muitas coisas que eu fiz, eu fiz achando que aquilo era o correto.

E outras coisas eu ví que podia ter feito melhor ou que não eram daquele jeito.

De qualquer forma eu passava uma boa parte do tempo analisando código de outras pessoas, o que foi bom porque me obrigou
a entender a lógica e jeito de programar de outras pessoas.

Houve ocasiões onde eu perdi mais de duas horas para modificar duas linhas.
Alterações pontuais para fazer o caso de uso funcionar.

Até diagrama de sequência e teste eu cheguei a fazer.
Especificação de caso de uso.
Descompilar código com uma ferramenta chamada jad, pena que usaram ofuscador.
huahuahuahuahuahua.

diego.sas

Ja trabalhei lá também… shushush
Sai em Março de 2010.

Criado 14 de março de 2012
Ultima resposta 14 de mar. de 2012
Respostas 11
Participantes 6