[quote=“diogoacl”]Bom, programar é bom, mas programar se divertindo é ótimo…
Gostava muito quando fazia os robozinhos e ganhava, mas sim pela participação pelo esforço…
Programar sempre por “obrigação” cansa, gera fadiga as vezes!
é isso o que eu penso.
Competição não é para desmerecer o perdedor e nem tão pouco favorecer o ganhador, mas sim gerar espirito de equipe, união, esforço em busca do melhor.[/quote]
Exato, esse é o ponto.
O do robô, voce não precisa saber muito java, com meia dúzia de comandos voce faz tudo com o robô…porém, pra ele ser eficiente voce precisa saber fazer uns calculos bisonhos…tanto que tem uma competicao de robozinhos desses e a maioria deles é engenheiro (Angulo que o robo está em relação a voce, raio que o seu missil acerta, velocidade que o missil vai, velocidade que o robo vai, etc etc).
Eu sugeri a competição por que programo no trabalho o suficiente, mas programo por prazer também em casa…é legal ver o robozinho ganhando…é legal desenvolver o algoritmo mais rápido…e alem de tudo sempre se aprende algo…
Eu posso fazer um algoritmo que roda em 100ms e vir alguem e rodar em 70ms…o que acontece? eu estudo o que o cara fez, assimilo e começo a usar a ténica sempre que aplicável.
Programar por prazer é se especializar na profissão.
Agora se ficar só fazendo o te pedem no trabalho, sempre será um programador meia boca, que só sabe usar meia dúzia de classes e fazer aplicacoes esdruxulas que geram um relatorio aqui, manipulam um SGBD ali…e mais nada.
Agora se realmente for perder tempo com isso, proponho um grupo de programação open source em alguma coisa.
Web server? Ftp server? SGBD ? SMTP? …
Whatever floats your boat.