ola pessoal, ado passando por um momento delicado trabalho em uma empresa quef az aplicacoes de controle de estacionamento e bem eu vi que e um negocio que eu gostaria muito de realizar e estou fazendo um programa para isso. acontece que a empresa que eu trabalhofaz justamente isso há algum problema legal? eu so faço fora do expediente 
Competir com o seu chefe
18 Respostas
a lei fala que tudo que vc desenvolver utilizando o minimo de recurso da empresa, pertence a ela.
Como todas as leis do brasil são contraditorias, a empresa pode alegar que vc usou o conhecimento dos funcionarios dela para desenvolver o seu sistema, o que da direito a ela. Mesmo que voce faça nas horas vagas, com equipamento seu, se voce usar conhecimento de qualquer amigo de trabalho seu, ela pode alegar que eh dela.
[]'s
1000 empresas desenvolvem software de CRM, por exemplo.
Muitas nasceram de pessoas que trabalhavam em outras empresas de CRM, saíram e montaram a sua própria.
Elas utilizaram o CONHECIMENTO DO NEGÓCIO que adquiriram para desenvolver seus softwares.
Não acho que aja algum impedimento legal nisso. Desde que você não utilize código fonte que foi desenvolvido na empresa.
a lei fala que tudo que vc desenvolver utilizando o minimo de recurso da empresa, pertence a ela.
Como todas as leis do brasil são contraditorias, a empresa pode alegar que vc usou o conhecimento dos funcionarios dela para desenvolver o seu sistema, o que da direito a ela. Mesmo que voce faça nas horas vagas, com equipamento seu, se voce usar conhecimento de qualquer amigo de trabalho seu, ela pode alegar que eh dela.[]'s
Se a estrutura do codigo e modelo de dados for semelhante ao da empresa sim, mas se vc tiver utilizando tecnologias diferntes, outros patterns, e for inovador, isso não é considerado cópia nem propriedade da empresa. Se vc tiver ideias melhores para a modelagem do banco de dados, ninguem poderá falar que vc copiou.
desde que vc use somente o seu conhecimento nao ha impedimento legal.
um exemplo seria voce tem um contador na empresa, que sabe tudo sobre as regras de negocio fiscal, vc pergunta algumas coisas pra ele e faz seu programa, vc esta usando ele pra desenvolver o seu software, isso eh ilegal.
a algum tempo atras, eu fiz essa pergunta em um forum de advogados, so nao me lembro o nome pra mandar o link. Na resposta o advogado explicou certinho e mostrou ate o numero da lei coisa e tal. seria bom vc pesquisar isso em foruns especializados.
[]'s
Vale ressaltar que de acordo com a CLT atuar no mesmo ramo da empresa atual de trabalho (como competidor) é motivo suficiente para justa causa.
huhauahuahau
ainda tem essa!
1000 empresas desenvolvem software de CRM, por exemplo.Muitas nasceram de pessoas que trabalhavam em outras empresas de CRM, saíram e montaram a sua própria.
Elas utilizaram o CONHECIMENTO DO NEGÓCIO que adquiriram para desenvolver seus softwares.
Não acho que aja algum impedimento legal nisso. Desde que você não utilize código fonte que foi desenvolvido na empresa.
Concordo! Exceto se existir algo no contrato de trabalho que restrinja. Algumas empressas colocam clausulas restritivas no contrato do tipo se você sair da empresa não pode ir trabalhar para outra no mesmo segmento durante X tempo, ou não pode atuar no mesmo segmento durante X tempo. Mas isso envolve normalmente altos cargos, pessoas que tem um conhecimento estratégico da empresa, que se fossem para concorrencia ou abrir sua própria empresa poderiam causar um dano terrivel.
Desenvolver um produto é apenas 20% do trabalho e esse produto tem que superior ao da concorrencia, ou seja, melhor do que o do seu chefe.
O trabalho de venda e divulgação é imenso, então mesmo que você faça o sistema, ainda terá mais trabalho para vende-lo, e será nesse momento que surgirá a concorrencia com o seu chefe, no qual você terá que deixar a empresa.
Muito cuidado onde está pisando. Além do fator contrato, que tem de ser bem avaliado pra você não perder tempo, existe o fator “matador de aluguel”, onde seu chefe contrata um “advogado” que vai te fazer uma visitinha e te mostrar o que ele acha de te pagar para ser sacaneado… rssrsrsrrs
Falando sério, quer seguir por esse caminho, beleza. Mas saiba que pode ser um caminho sem volta. Já conheci pessoas que fizeram o mesmo, fracassaram e nunca mais arranjaram emprego na mesma região, pois nenhuma empresa confiava nelas. Não vou te dizer se é certo ou errado, mas, sob o ponto de vista daqueles que detêm empresas de software, isso é traição das grossas. E, por mais que sejam concorrentes, algumas vezes esses caras se juntam. E normalmente, para massacrar alguém.
Alguns aqui vão dizer que é viagem minha. Não sei como é na sua região, mas já vi isso acontecer várias vezes.
Muito cuidado onde está pisando. Além do fator contrato, que tem de ser bem avaliado pra você não perder tempo, existe o fator “matador de aluguel”, onde seu chefe contrata um “advogado” que vai te fazer uma visitinha e te mostrar o que ele acha de te pagar para ser sacaneado… rssrsrsrrsFalando sério, quer seguir por esse caminho, beleza. Mas saiba que pode ser um caminho sem volta. Já conheci pessoas que fizeram o mesmo, fracassaram e nunca mais arranjaram emprego na mesma região, pois nenhuma empresa confiava nelas. Não vou te dizer se é certo ou errado, mas, sob o ponto de vista daqueles que detêm empresas de software, isso é traição das grossas. E, por mais que sejam concorrentes, algumas vezes esses caras se juntam. E normalmente, para massacrar alguém.
Alguns aqui vão dizer que é viagem minha. Não sei como é na sua região, mas já vi isso acontecer várias vezes.
Conheço alguem que passou por isso e que não teve escolha por agir de outra forma.
Me digam o que acham desse caso:
O cara trabalhou como programador junior e pleno uma empresa onde o analista dizia que não tinha experiência com web sites dinamicos,
mas que já tinha adotado um pattern basico de como queria que as coisas funcionassem. O pattern funcionava, mas dependia de uma IDE
que deveria ser comprada. O cara fez tudo na unha porque o analista achava que não era necessário comprar.
É a velha tecnica do “se vira”. Não sei quem era mais louco, ele ou o chefe dele.
O analista passava a descrição do trabalho e falava: “Se vira ai e não fica me perguntando muita coisa que eu não tenho tempo pra vc. Tá tudo na descrição.”
Quando dava merda e ele sabia qual era, ele falava qual era o problema e ainda dava opinião de como poderia corrigir.
O coitado tomava bronca por querer ajudar. (Fosse eu deixava se lascar), mas mesmo tando certo a maioria das vezes aceitava abronca porque o salario era bom.
Agora vejam só, depois que ele tava quase um ano na empresa, fazendo esse programa maluco, o analista e ele discutiram ele pediu demissão na hora.
Resultado: por ele não ter mais vinculo empregaticio com essa empresa, ele refez um projeto semelhante, melhorado utilizando outra linguagem e patterns e os concorrentes da empresa compraram.
Nesse caso quem está errado? O analista, ele, ou o concorrente da empresa?
Ele só está errado se quebrou contrato. Se o contrato não existiu, bem, ele saiu da empresa, não tem mais vínculo.
O concorrente está errado? De forma alguma. O concorrente que é ver a outra empresa ferrada. Apareceu uma chance ele aproveitou.
O Analista é um burro idiota arrogante? Eu jamais diria tal coisa. Até hoje, nenhum burro idiota arrogante me ofendeu e não vejo porque devo ofendê-los comparando-os com esse analista. Um cara que se comporta dessa forma joga contra o time e arremessa os programadores da empresa aos concorrentes. E pior que esse analista são suas lideranças, que permitem que ele trate seus programadores desse jeito. Não foi à toa que tomaram uma passada de perna bonita dessas. Os maiores culpados são eles, seja por permitir que o programador, ao sair da empresa pudesse reescrever o seu sistema, seja por perder um programador de maneira tão idiota.
Existe uma linha tenue entre o certo e o errado nessa história e me desculpe mas suas intencoes nao parecem boas.
Hoje devemos desconfiar das intenções de todo mundo.
Não sei de que historia está falando, mas se for da que eu contei, devo lhe dizer que nem eu nem ninguem que eu conheça tem nada de mal para falar sobre a honestidade dele. Mas se ele tiver sido desonesto, a empresa tem mesmo que entrar na justiça e reclamar seus direitos.
Como o sr. josenaldo falou, outra coisa que a empresa pode fazer é mandar um matador de aluguel, ou queimar o cara para as outras empresas, correndo o risco de trazer a verdades muito piores à tona.
O problema de T.I. hoje não é só a “falta” de mão-de-obra qualificada. Tem também a agenda, o respeito, a honestidade e a organização (Por parte de ambos os lados).
E seu eu fosse o chefe e soubesse, demitiria sem dó.
E seu eu fosse o chefe e soubesse, demitiria sem dó.
Demitiria sem dó não… Demitiria com requintes de crueldade. rsrssrrssrsrsrsr
Falando sério, me colocando do outro lado… Poxa, contrato o cara, pago o salário dele pra trabalhar pra mim e ele fica tentando me passar a perna? Eu não contrataria um matador de aluguel, mas levaria o assunto ao sindicato patronal, para que todas as outras empresas soubessem quem o cara é. Se na região dele tiver um sindicato patronal, que ele faça a empresa dele dar certo, ou tá ferrado.
Estava me referindo ao autor do tópico.
deixa eu ver se eu entendi…
o autor do tópico não pode criar um sistema para estacionamento…
mas como nós não trabalhos na empresa dele, nós podemos ?
então, se eu tenho a intensão de atuar futuramente em algum ramo especifico, eu não posso trabalhar em nenhuma empresa que atua nesse mesmo ramo ?
muito confuso :shock:
ou como disseram ai, eu deveria esperar um tempo pra esquecer :twisted:, como tambem não resolveria…eu posso criar o sistema e só daqui 1 ano publicar…
confuso…alguma luz…
deixa eu ver se eu entendi…o autor do tópico não pode criar um sistema para estacionamento…
mas como nós não trabalhos na empresa dele, nós podemos ?
então, se eu tenho a intensão de atuar futuramente em algum ramo especifico, eu não posso trabalhar em nenhuma empresa que atua nesse mesmo ramo ?
muito confuso :shock:
ou como disseram ai, eu deveria esperar um tempo pra esquecer :twisted:, como tambem não resolveria…eu posso criar o sistema e só daqui 1 ano publicar…
confuso…alguma luz…
Isso depende do contrato. Se estiver descrito que vc não pode trabalhar no mesmo segmento enquanto tiver na empersa + X tempo depois de sair da empresa, então vc escolhe se quer trabalhar na empresa ou não. Baseado no conteúdo do contrato.
Existe um lógica nisso. O dono da empresa não vai querer ter seu sistema espionado e copiado. Mesmo que o funcionario saida da empresa, ele vai querer um tempo para explorar o softwarer e suas inovações sem a concorrência de um ex-funcionário.
Já trabalhei em uma empresa que tinha uma cláusula que me impedia de trabalhar de forma concorrente até dois anos após o término da prestação de serviços.
Sabe o motivo ?
O meu chefe era ex-funcionário de uma empresa concorrente ! Sim, ele não queriam que fizessem com ele o que ele fez !!!
Ladrão que vive com medo de ser roubado, sabe como é ?
Eu prezo muito pela honestidade, por isso saí de lá. Sentia que cada papel que eu assinava (até mesmo o ponto) só existia com o intuito de servir de prova caso eu fizesse qualquer coisa … eu sinceramente acho que há muita área a ser explorada, não estou nem aí para o mundinho pequeno dele.
Mas claro, esta foi apenas uma experiência particular minha … apenas quis compartilhar.
Minha dica é, fiquem ligados pois o que mais tem por aí é lobo em pele de cordeiro.