to começando a aprender o java agora. ai fiz 1 programinha basico aki q fico ateh bunitinhu pra primera vez ;D
so q agora eu quero saber como faço pra compila e faze ele abre no pc de otra pessoa …
eu fiz o tal do JAR ai mandei pra 1 amiga so q ela disse q da erro qdo tenta abri …
u q eh preciso fazer ?
Pra começar… a outra pessoa tem o JDK/JRE instalado?!?
axo q nao …
Então, comece instalando a JRE na maquina usuária…
Java não gera um executavel “puro” como as linguagens de Desktop, como VB e Delphi. Ele precisa de uma “maquina” pra rodar os códigos que vc escreveu.
Na verdade os códigos feitos por vc estão dentro desse jar, em arquivos com terminação .class que são as classes de Java, ou seja, bitecodes que devem ser “interpretados” por essa “maquina”, chama JVM ou Java Virtual Machine…
O eclipse compila o arquivo automáticamente quando você salva o código. Como o rodrigo falou, ela vai precisar da JRE instalada, e quando for exportar o seu projeto para um .JAR certifique-se de escolher a sua classe main class para que possa ser chamado quando o jar for executado.
pra se fazer assim, tem que ter o java instalado na maquina dela.
E as classes dentro desse jar estariam na mesma package, ou seja
no início de cada classe você colocaria algo do tipo
package com.exemplo.validacoes;
DAí teria uma classe que conteria o método main essa classe utilizaria as outras classes do pacote criado. Mas para isso
você faria o import.
import com.exemplo.validacoes.*;
e por ultimo
Você criaria um bat chamando a classe que conteria o método main.
ex: java classecompilada
como assim ?!
no caso eu fiz u programinha td certinhu
aki toda normal
ai eu vo em EXPORT i mando pro .jar neh …
ai eu envio esse arquivo pra pessoa …
Então… do mesmo jeito que vc tem um JDK na sua maquina, a pessoa tb deve ter para usar o monstrinho que vc criou, 'tendeu?!?
hmm
intaum que dize q c ela tive so u JRE/JDK instalado ele ja vai roda neh ?!