Compilação e IDE's java

5 respostas
Lonatico

Boa noite pessoal :wink:

Estou com algumas dúvidas sobre java. Estudo esta linguagem a cerca de 1~2 meses mas por enquanto só vi o básico (estrutura if, do/while/for, switch, entre outras), ainda não vi nada sobre Swing ou interface. No momento utilizo o bloco de notas mesmo para fazer programas simples, e aí é que entra a questão.
Quando eu uso o bloco de notas e compilo pelo comando javac “Programa”.java ele cria um arquivo .class que só posso abrir utilizando o comando java “Programa” pelo DOS, não posso clicar direto no arquivo e rodar por ali como se fosse um .exe. Então minha dúvida é como faço para criar um arquivo executável utilizando Java? Se não for muito complicado é claro.

Outra questão é sobre IDE, todos sempre me falam para utilizar primeiro o bloco de notas e depois procurar uma IDE, vocês acham que assim é melhor? Aproveitando já para um futuro (talvez próximo) qual seria a melhor IDE? Eclipse? Se for, eu só preciso baixar o programa ou tem algo a mais (plug-ins ou outros) para baixar?

Bom, por enquanto é isso, agradeço desde já, :smiley:

5 Respostas

luxu

o executavel do java tem extensao *.jar… para mim eh assim: NETBEANS para desktop e ECLIPSE pra Web, o netbeans vc tem q instalar o Eclipse e so baixar do site descompactar em qq lugar e pronto soh rodar e ser feliz…

ferreira2006

Considerando que no final das contas você vai ter que trabalhar com uma IDE, já vá se
familiarizando com uma … eu uso apenas o eclipse …

Lonatico

É, ainda não me decidi para o que eu iria desenvolver, mas eu prefiro mesmo para desktop. De toda maneira estou apenas começando então posso mudar de ideia conforme vou conhecendo a linguagem. Apenas não ficou claro, como eu faço para criar o arquivo .jar?

Eu pensei da mesma forma, já que vou ter que usar era bom ir me adaptando às IDE’s já agora, mas outras pessoas a quem perguntei disseram que era bom usar o bloco de notas para ter uma ideia melhor de funcionamento e outras coisas, não só pessoas mas algumas apostilas e um livro que eu dei uma olhada falaram isso. Dai surgiu a dúvida.

alucardeck

Lonatico:
É, ainda não me decidi para o que eu iria desenvolver, mas eu prefiro mesmo para desktop. De toda maneira estou apenas começando então posso mudar de ideia conforme vou conhecendo a linguagem. Apenas não ficou claro, como eu faço para criar o arquivo .jar?

Eu pensei da mesma forma, já que vou ter que usar era bom ir me adaptando às IDE’s já agora, mas outras pessoas a quem perguntei disseram que era bom usar o bloco de notas para ter uma ideia melhor de funcionamento e outras coisas, não só pessoas mas algumas apostilas e um livro que eu dei uma olhada falaram isso. Dai surgiu a dúvida.

use eclipse, assim vc aprende a fazer na unha e entende como as coisas funcionam…

foi assim q eu aprendi, por mais complexa que seja a interface, eu uso eclipse,
depois que vc aprende as classes, fica tão agil quanto usar netbeans…

ViniGodoy

Se você já está sabendo ler as exceções e localizar os erros, é hora de partir para uma IDE. Em especial, aprenda a usar o depurador. A ferramenta te ajudará muito a encontrar erros e a entender seus próprios programas.

Quando começar a programar aplicações gráficas, primeiro aprenda a montar componentes manualmente, só depois parta para editores visuais, como o Matisse do Netbeans ou o Visual Studio do eclipse.

E siga também as 15 dicas úteis no uso do Swing.

Criado 30 de março de 2011
Ultima resposta 31 de mar. de 2011
Respostas 5
Participantes 5