Compilacao para o servlet

Sou novo na linguagem java, espero que vcs possam ajudar.

Estou testando um servlet e criei uma classe para receber uns dados.

Estou fazendo um import na classe mas nao consigo compilar, acusa um erro que nao encontra o package javax.servlet.http.

Acho que esta faltando algo de colocar algo para conseguir compilar a classe.

Aguardo a ajuda de vcs.

Vc está usando alguma IDE?

eae blz?

vc tah usando oq pra compilar?

arquivo BAT, promt de comando ou alguma IDE???

se tiver usando alguma das 2 primeiras ai
vc pra compilar tem q estar indicando o endereço dos pacotes necessarios

[]'s
Erko Bridee

Cara você deve setar a variável de instância CLASSPATH com o endereço de sua biblioteca Servlet se você tiver ela no seu computador. Caso contrário você deve instalar um Container tipo o TomCat ou o J2EE da Sun.

Set a biblioteca deste modo:Set CLASSPATH=C:\diretorio\servlet.jar #caso você esteja usando linux export CLASSPATH=/usr/caminho/servlet.jar

Ou também pode compilar (caso você esteja fazendo isto na mão) usando a opção -classpath de javac colocando o caminho da biblioteca na frente.

Cara uma coisa que me passou ao ver o seu erro, me desculpe se eu estiver falando muita besteira… mas temos que eliminar primeiro os mais simlpes…
package é nome do pacote, e do jeito que está a sua sintaxe é do import necessário para se rodar um servlet

package Estrutura.do.seu.pacote
import javax.servlet.http;

Bom se não foi isso eliminamos uma coisa… :slight_smile:

Desculpe se nao expliquei direito.

Bom, na maquina que estou testando java a OS eh Windows 2000

Instalei o J2SE e o Tomcat 5, configuerei as variaveis de ambiente “PATH” e “CLASSPATH” tranquilamente.

As classes que montei testando que nao precisa dos “imports” , usando o import javax.swing,; ou o java.util por exemplo roda tranquilo. Mas quando adiciono o import javax.servlet.; ele nao consegue mais compilar o arquivo. Acusa que nao consegue achar o javax.servlet

Estou apenas testando, nao estou usando o Eclipse ou qualquer programa, estou compilando usando o “javac” mesmo.

certifique-se de q o jar do servlet q vem junto no Tomcat esta no teu classpath, se sim, nao tem pq ele nao encontrar…

No TomCat-5.0.x você geralmente deve configurar a variável CLASSPATH da seguinte forma.SET CLASSPATH=%CATALINA_HOME\common\lib\servlet-api.jar