Compilador Javac não está funcionando

Olá, bom eu estou instalando o JDK e quando testo no terminal o comando para testar o javac, é exibida a mensagem “javac” não é reconhecido como uma comando interno, já olhei em alguns outros fóruns e observei q muita gente teve o mesmo problema, só q não estou conseguindo corrigir.

Na minha variáveis de usuário eu adicionei:
JAVA_HOME : C:\Program Files\Java\jre1.8.0_141

E em variáveis do sistema, no Path está dessa forma:
C:\ProgramData\Oracle\Java\javapath;C:\MinGW\bin;C:\Program Files\Java\jre1.8.0_141\bin;%JAVA_HOME%\bin

Se alguém puder me ajudar nisso eu agradeço mt, pois já estou perdendo bastante tempo com esse problema.

Instalou o JDK ou só o JRE?

O javac faz parte do JDK, então se ele não estiver instalado não irá funcionar. O JRE só executa aplicações java, mas não as compila.

Abraço.

bem eu instalei o jdk na última versão do site da oracle

@TerraSkilll perguntou justamente por causa disso…

...Java\jre1.8.0_141 

Deveria se algo como…

...Java\jdk1.8.0_141

O javac fica dentro da pasta bin dentro de jdk e não de jre como você apontou, pegou?

ah sim, pode cre eu copiei o diretorio errado

aplico no path e no java home a mudança?

Para não ter outros problemas com a instalação, recomendo revisar se configurou a variável classpath…

CLASSPATH : .;%JAVA_HOME%\lib\tools.jar;

Somente no JAVA_HOME

no caso no terminal continua dando erro no java e em relação a classpath nem possuo ela nas variáveis de ambiente

Qual erro gera?

A jvm precisa do classpath configurado…

aquele mensagem de não reconhecimento do javac como um comando interno. em classpath eu preciso adicionar o diretorio do JAVA_HOME é isso msm?

O valor do CLASSPATH é aquele que mostrei acima…

Depois que configurar tudo, você precisa fechar e abrir novamente o DOS para o windows achar os arquivos…

E para testar o javac basta…

javac -version

continua dando a mesma mensagem do javac, n entendo pq n funciona. configurei classpath conforme vc disse e nd

Alguma falha na configuração está acontecendo, perceba que no CLASSPATH existe um ponto e ponto-vírgula no valor… confira a pasta jdk está correta no JAVA_HOME…

Tira um print de tela das variáveis…

CLASSPATH eu adicionei nas variáveis de ambiente e tá assim:
%JAVA_HOME%\lib\tools.jar;
o JAVA_HOME está dessa forma, em variáveis do usuário:
C:\Program Files\Java\jdk1.8.0_141 . sem ponto e vírgula no final

Como te falei, CLASSPATH precisa de um ponto e ponto vírgula antes…

.;%JAVA_HOME%\lib\tools.jar;

O ultimo ponto-virgula é opcional, mas já previne se caso você precisar adicionar outro valor…

Detalhe, O CLASSPATH não precisa ir no PATH como o JAVA_HOME ok?

Apenas o JAVA_HOME vai no PATH depois…

po desculpa se eu estou sendo ignorante no assunto, mas continua o erro do javac

Relaxa, acontece, ao invés de configurar suas variáveis como de usuário, tente configurá-las como de sistema (painel de baixo)…

Veja se ajuda…

1 curtida

Nossa mano funcionou, valeu pra caraca, mt obrigado.

E qual foi a solução?

Sempre bom compartilhar com a gente, outras pessoas podem e terão a mesma dúvida…

Bons estudos!