Caros amigos; uns amigos meus brasileiros aqui em Lisboa aconselharam-me este forum.
Sou artista plástico, e é disso que vivo, mas tenho uma paixão pelos computadores, sobretudo pela programação, tenho apenas bons conhecimentos de JavaScript linguagem de scripting, mas gostaria de aprender uma linguagem (mais a sério), como a Java.
Espero ser aceite neste forum, e assim ser ajudado a aprender Java, e no que eu poder ajudar contem comigo.
Primeira pergunta: Podem indicarem-me um compilador leve porque o meu computador antigo é um bocado lento para o compilador NetBeans 5.0
Obrigado
Compilador é o JDK
uma IDE seria o Jcreator
se você já consegue compilar pelo netbeans instala o JCreator ele é muito bom para iniciantes
Se vc quer uma IDE leve para fazer apenas programas de console … recomendo o Bloco de Notas do windows.
Se vc quer fazer uma aplicação desktop, recomendo o Net Beans mesmo.
Se vc quer fazer uma aplicação web recomendo o Eclipse.
Algumas outras ide’s mais leves são:
blueJ
Gel
Bloco de notas Sakurai? Ai judiou heim… Oloko, hj em dia eu nao consigo mais viver sem o auto-completar codigo hehehe…
Acho q o JCreator ou BlueJ são uma boa pra vc Fernando. E ai, conseguiu instalar? Ah… bem vindo ao fórum :okok:
Pensei que o Jcreator bastasse para compilar, (como acontesse com o NetBeans 5.0) mas pelo que parece é necessario o JDK.
Hoje comprei um livro muito bom, e com os vossos conselho nas proximas horas vou conseguir o compilar o meu primeiro programa (aplicação) “Olá mundo”.
Depois de conseguir compilar o meu primeiro programa, o resto será mais fácil, porque tenho muita prática em JavaScript.
Se me permitem mais uma pergunta:
O JDK e o Jcreator devem se instalados no mesmo diretorio ? de que modo se relacionam e dependem um do outro? O JDK pode compilar sózinho sem precisar de qualquer IDE ?
Obrigado pela ajuda.
O JDK e o JCreator são independentes e não precisam (nem devem) estar no mesmo diretório.
Nunca usei JCreator, mas depois de instalar JDK, você vai informar ao JCreator onde o JDK foi instalado.
E sim, o JDK compila independente de IDE.
Obrigado, penso que já descobri o que procurava.
Se não estou em erro é um ficheiro.jar.