Compiladores C

10 respostas
gqferreira

Boa noite galera!
Estou começando a aprender C do zero e estou topando em alguns problemas, não de sintaxe.
Na faculdade os computadores são windows, a ide que usamos é o devc++. Pelo que vi, essa ide usa o compilador MINGW.
Eu levo o meu notebook que roda Ubuntu - Gnome, tenho instalado o monodevelop que é uma ide fantástica. Ela usa os compiladores que estão instalados na maquina, no caso é o conjunto de compiladores GNU (GCC)
O livro que estamos usando tem sintaxe que não roda no compilador da minha máquina mas roda no compilador do devc++, afinal, é o MINGW mesmo?

O professor disse que o compilador do devc++ é o mais comum. Agora vem a pergunta: se esse compilador é mesmo o mais comum, tem para linux?
Obs.: Andei pesquisando e parece que é o GCC o mais comum :? To perdido…

Vlw!

10 Respostas

Rodrigo_Klein

Provavelmente você utilizou alguma função não-portável da linguagem, como por exemplo uma chamada a função System().
Se você colocar o código aqui fica mais fácil de sabermos qual foi o problema.

E sobre as IDE’s: IMO, para quem está aprendendo a programar em C a melhor opção é o Code::Blocks, o Dev-C++ foi abandonado há muito tempo e possui alguns bugs.

gqferreira

Na verdade eu não tenho um código específico pra colocar aqui, teve vários exercicios que não consegui fazer no meu note, tive que usar os pcs da faculdade.
Gostaria de saber qual o compilador mais usado, já que a verificação sintática é diferente, independente da ide e se tem como colocar outros compiladores no linux ao não ser o padrão.
Então se eu fizer um software simples em um sistema operacional, com o mesmo fonte eu não consigo compilar para outro?

gqferreira

Rodrigo Klein:
Provavelmente você utilizou alguma função não-portável da linguagem, como por exemplo uma chamada a função System().
Se você colocar o código aqui fica mais fácil de sabermos qual foi o problema.

É, realmente a função System() dá problema por se interagir com o so