Compilando com o Eclipse

2 respostas
T

Pessoal, me desculpem por postar algo q parece meio básico para vcs, mas tá acontecendo o seguinte comigo:

Eu tenho instalado o JDK_1.5.0_03 e o Eclipse 3.0.1.

Na facul o professor disponibilizou uma classe chamada Quadrado.class (somente o arquivo .class), que possui os seguintes métodos:

• posicionar (int x, int y) - que posiciona um quado na tela;
  • acender - que pinta o quadro de azul;
  • apagar - que apaga o quadro. rs;

lá na facul nós usamos o JCreator, mas devido a fama do eclipse, e pela vantagens q eu li sobre ele eu acabei optando pela avaliação do mesmo

Então eu copiei o q eu havia feito na facul para uma pasta do meu micro:
C:\Documents and Settings\Tiago\Meus documentos\FSA\LPII\Ex01

Dentro dessa pasta há a classe Quadrado, e uma classe chamada Teste, que possui o seguinte código:

public class Teste {

public static void main(String[] args) {
	Quadrado qd = new Quadrado();

qd.posicionar(100,200);
	qd.acender();
}

}

blz… até ai tudo normal… se eu vou no console do DOS, e entro na pasta e compilo a classe Teste com o comando javac Teste.java, e executo com java Teste, ocorre tudo normal… O problema é dentro do eclipse…

Quando eu abro a classe Teste.java no Eclipse, ele fica acusando o seguinte erro: “Quadrado cannot be resolved or is not a type”, e o código Quadrado, e Quadrado() ficam sublinhados.

Já tentei mexer naquela propriedade do projeto referente ao build path… mas até agora eu não abtive exito… :???:

Ou seja… o meu problema é q parece q o Eclipse não está encontrando a minha classe Quadrado…

Será q alguém ai sabe de alguma configuração q está faltando???

Agradeço desde já a ajuda

2 Respostas

G

Olá… vc criou um project apontando para essa pasta

C:\Documents and Settings\Tiago\Meus documentos\FSA\LPII\Ex01

???

já tentou adicionar esse path no build path ???

:wink:

T

Então… eu fiz o seguinte procedimento:

File | New | Project | e selecionei a opção “Java Project”

Na janela q abriu eu coloquei o project name como Teste, marquei a opção “Create project at external location”, e escolhi a pasta onde estão os meus arquivos das classes: “C:\Documents and Settings\Tiago\Meus documentos\FSA\LPII\Ex01”… e deixei selecionada a opção “Use project folder as root for sources and class files”. Depois cliquei em Finish.

Mto bem… depois disso eu tentei o seguinte para configurar o path:

Na guia Source do Java Build Path eu cliquei em Add Folder | Create New Folder | e cliquei na opção Advanced onde eu coloquei o Folder Name como Quadrado e linkei com a a minha pasta onde se encontra a minha pasta Quadrado… mas quando eu faço isso, ele não deixa q eu clique com OK, pois ocorre a seguinte mensagem de erro: “Cannot crate a link to C:\Documents and Settings\Tiago\Meus documentos\FSA\LPII\Ex01 because it overlaps the location of the project that contains de linked resource”… ou seja… pelo jeito eu teria q trocar a minha classe para uma outra pasta… Mas será que não tem como fazer isso sem trocar a minha classe de pasta???

blz… isso não funcionou…

Ai eu tentei outra coisa

na parte do build path eu selecionei Included e cliquei em Edit e adicionei a minha classe Quadrado.
Blz… os erros sumiram… só q parece q aconteceu um efeito colateral…
A minha classe Teste que estava dentro de um pacote (defaul package)… saiu desse pacote, e ficou direto dentro da pasta do projeto. E agora eu não consigo mais executar o programa… Mesmo se eu faço um simples “Hello World”…

Mas se eu vou no build path, e removo a classe q eu adicionei do included, a minha classe Teste volta para o pacote, e roda o “Hello World” numa boa… só q se eu tento criar um objeto Quadrado, ele volta a dar erros nesta classe. :???:

Alguma idéia do q possa ser???

Vlw

Criado 4 de junho de 2005
Ultima resposta 5 de jun. de 2005
Respostas 2
Participantes 2