Compilar módulo de Kernel (Linux)

2 respostas
andrecosta90

Olá galera.

estou tentando criar um módulo de kernel, tentando fazer um simples hello world. Porém quanto executo o make aparece essas mensagens de erro e, consequentemente, não gera os arquivos “hello−1.mod.o” e “hello−1.ko”.

Na linha abaixo, marcada em negrito, fala que não encontra o arquivo “.hello-1.o.tmp”, por que? Não consegui achar nenhuma exemplo desse tal arquivo “.hello-1.o.tmp”.

Alguém poderia sugerir alguma possível solução para esses erros?

root@ubuntu:/home/andre/meus-modulos# make
make -C /lib/modules/2.6.38-8-generic/build M=/home/andre/meus-modulos modules
make[1]: Entrando no diretório /usr/src/linux-headers-2.6.38-8-generic' CC [M] /home/andre/meus-modulos/hello−1.o [b]mv: impossível obter estado de "/home/andre/meus-modulos/.hello−1.o.tmp": Arquivo ou diretório não encontrado[/b] make[2]: ** [/home/andre/meus-modulos/hello−1.o] Erro 1 make[1]: ** [_module_/home/andre/meus-modulos] Erro 2 make[1]: Saindo do diretório/usr/src/linux-headers-2.6.38-8-generic’
make: ** [all] Erro 2
root@ubuntu:/home/andre/meus-modulos#

2 Respostas

J

você instalou as bibliotecas do kernel?

linux-headers-2.6.38-8-generic’

E

Eu não recomendo fazer absolutamente nada como root - e se for administrar o sistema, sempre use sudo. Normalmente não há motivos para abrir um shell como root.

É que o PATH do usuário root não é adequado para compilar programas ou para fazer a maior parte das coisas - e isso é por razões de segurança.

Tente usar uma conta de usuário normal para efetuar suas compilações, e para instalar suas coisas (make install), use sudo.

Criado 20 de novembro de 2011
Ultima resposta 21 de nov. de 2011
Respostas 2
Participantes 3