Compilar na unha

Galera,

A um tempo eu programo em java, mas nunca parei para tentar compilar e entender na unha como funciona. Ainda mais quando eu vi que um usuário tava falando que não é bom aprender java com IDE.

Hoje estou fazendo um programa com o Google Spreadsheet usando a API gdata, gostaria de saber se tem como compilar os arquivos tudo de uma vez ou tem que ser um a um.

Por enquanto tenho duas classes

Testador e SpreadsheetDB. Sendo a segunda o meu gerenciado dos dados que faz o acesso ao google a primeira instanciancia a segunda para utilizar o serviço.

Eu to compilando primeiro a classe SpreadsheetDB e depois o Testador. Tem alguma forma mais fácil, que seja tudo de uma vez? Pesquisei e muitos lugares e vi a opção dentro do javac chamadda -sourcepath, mas tem hora que funciona e hora que nao, pq uso linux em casa e windows no trabalho.

Agradeço a atenção.
ABs!

Tem sim no diretório das classes você executa o comando “javac *.java”.

Dê uma pesquisada por ANT.

[quote=iuoyo]Galera,

Há um tempo eu programo em java, mas nunca parei para tentar compilar e entender na unha como funciona.
Ainda mais quando eu vi que um usuário tava falando que não é bom aprender java com IDE.

[/quote]

Sei. Eu só compilo “na unha” quando eu tenho um programa desses que volta e meia posto no GUJ que consistem de uma única classe, sem pacote. Em todos os outros casos eu uso o Eclipse mesmo.
De qualquer maneira, eu recomendaria, para quem quer compilar as coisas “na unha”, usar alguma solução de script como o Ant, o Maven ou mesmo um shell script bem bobinho, que liste todos aqueles comandos javac que você dá na mão.

Eu já conheço o maven e o ant, mas queria fazer mesmo na unha.

Eu consigo fazer isso quando as classe são do mesmo pacote, entro dentro do pacote e compilo com *.java

mas se eu tiver mais de um pacote como faz? exemplo.

dois pacotes com classes

br.com.site.db;
br.com.site.gui;

Como faz para compilar as todas ao mesmo tempo? tem como?

[quote=iuoyo]Eu já conheço o maven e o ant, mas queria fazer mesmo na unha.

Eu consigo fazer isso quando as classe são do mesmo pacote, entro dentro do pacote e compilo com *.java

mas se eu tiver mais de um pacote como faz? exemplo.

dois pacotes com classes

br.com.site.db;
br.com.site.gui;

Como faz para compilar as todas ao mesmo tempo? tem como?[/quote]

http://docs.oracle.com/javase/1.3/docs/tooldocs/win32/javac.html

Dá sim, só seguir um caminho parecido com esse exemplo:

https://github.com/leandronsp/my-html-parser/blob/master/auto.sh

javac -d [DIR_DE_DESTINO] -classpath [DEPENDENCIAS] -sourcepath [SRC] [CAMINHO_PARA_O_SOURCE]

Valeu galera,

nao consegui usar no windows o -sourcepath src\java *.java, engraçado que no linux vai.

Adorei a alternativa de usar o arquivo com @sourceFiles.txt, tá tinindo.

Valeu!
abs

[quote=iuoyo]Valeu galera,

nao consegui usar no windows o -sourcepath src\java *.java, engraçado que no linux vai.

Valeu!
abs[/quote]
mas no -sourcepath você deve fazer assim:

-sourcepath src src/java/*

comigo funciona no windows!

[quote=leandronsp][quote=iuoyo]Valeu galera,

Valeu!
abs[/quote]
mas no -sourcepath você deve fazer assim:

-sourcepath src src/java/*

comigo funciona no windows![/quote]

Vou tentar. Nunca tentei assim. Valeu!