Para executar um programa na linha de comando(DOS) voçê precisa instalar o jdk, o mesmo tem tudo para voçê compilar e executar o java.
Quando voçê instalar o jdk deve-se fazer o seguinte procedimento:
Vá em meu computador/ abra o diretório C / Arquivos de Programas / java
Voçê encontrará o jdk, abra-o e depois a pasta bin
deve-se apontar na linha de comando para esse diretório, como fazer isso?
Na linha de comando vc deve digitar:
Set Path=%Path%;
exemplo:
Set Path=%Path%;C:\Arquivos de programas\Java\jdk1.6.0\bin
e depois cria-se uma pasta (exemplo no diretório c) com o nome que vc escolher
essa pasta é onde vc salvará os códigos em java.
Ainda na linha de comando aponte para essa pasta que vc criou
exemplo:
cd C:<nome da pasta>
digita-se o código-fonte num bloco de notas, depois salve com a extensão .java nessa pasta
agora na linha de código digite:
javac .java
javac é o compilador. Ele vai procurar por erros no arquivo, caso esteja tudo certo, ele gera um outro arquivo com a extensão .CLASS(bitecodes)
novamente na linha de código vc digita:
java
agora sim a jvm lê e executa a classe
Executei os passos confrme foi descrito, mas ainda esta dando o erro “javac nao é reconhecido como um comando interno ou externo, um programa operavel ou um arquivo em lotes”
Usei o comando javaw ao inves de javac , e apareceu o erro “Could not find the main class”
[quote=andre freitas]Executei os passos confrme foi descrito, mas ainda esta dando o erro “javac nao é reconhecido como um comando interno ou externo, um programa operavel ou um arquivo em lotes”
[/quote]
Põe o caminho todo.
Única coisa que pode estar impedindo é que eu estou numa rede com o windows 2003 e tenho algumas restrições, e não posso salvar arquivos dentro da pasta bin e nem setar variaveis de sistema, somente variaveis de usuario…
Tenho instalado o J2SE (lista de programas do windows no painel de controle):
JAVA™ 6 UPDATE 7
J2SE Runtime Environment 5.0 Update 9
… o caminho é o seguinte: C:\Arquivos de programas\Java\jre1.5.0_09\bin
Li em outros tópicos que o J2SE é equivalente ao antigo JDK…
Estou setando o path da seguinte maneira: C:>Set Path=%Path%;C:\Arquivos de Programas\Java\jre1.5.0_09\bin , não é informado nenhum erro.
C:>CD JAVA (Pasta onde estão os arquivos cliente.java e main.java)
C:\JAVA>javac main.java ou javac cliente.java - aparece o erro : ‘javac’ não é reconhecido …etc…
Usando javaw ao inves de javac : Could not find the main class
O JDK permite compilar e executar programas. O JRE apenas permite executar. O caminho que estás a indicar no path é do JRE. Se de facto tens o JDK instalado, tens de apontar o caminho para o JDK. Se não tens, tens de instalar, já que com o JRE não consegues compilar.
[quote=andersonjavabean]Para executar um programa na linha de comando(DOS) voçê precisa instalar o jdk, o mesmo tem tudo para voçê compilar e executar o java.
Quando voçê instalar o jdk deve-se fazer o seguinte procedimento:
Vá em meu computador/ abra o diretório C / Arquivos de Programas / java
Voçê encontrará o jdk, abra-o e depois a pasta bin
deve-se apontar na linha de comando para esse diretório, como fazer isso?
Na linha de comando vc deve digitar:
Set Path=%Path%;
exemplo:
Set Path=%Path%;C:\Arquivos de programas\Java\jdk1.6.0\bin
e depois cria-se uma pasta (exemplo no diretório c) com o nome que vc escolher
essa pasta é onde vc salvará os códigos em java.
Ainda na linha de comando aponte para essa pasta que vc criou
exemplo:
cd C:<nome da pasta>
digita-se o código-fonte num bloco de notas, depois salve com a extensão .java nessa pasta
agora na linha de código digite:
javac .java
javac é o compilador. Ele vai procurar por erros no arquivo, caso esteja tudo certo, ele gera um outro arquivo com a extensão .CLASS(bitecodes)
novamente na linha de código vc digita:
java
agora sim a jvm lê e executa a classe
espero ter ajudado…
[/quote]
CARA !!!
Muito Obrigado mesmo…
Estou tentando começar a programar em Java apenas com os tutoriais que eu encontro na NET.
E sua dica me ajudou muito, e agora que eu já consegui fazer o tão simples “HelloWorld”, me animei muito.Eu já estava quase desistindo !! rsrsrsrs