Estou tentando compilar meu projeto pelo CMD do Windows. O que acontece que como é um projeto envolvendo JAVA + postgreSQL, não estou conseguindo compilá-lo pelo CMD.
Eu acredito que devo criar nas ‘variáveis de ambiente’ do windows, um caminho para o jar do jdbc (PostgreSQL).
faca o seguinte, crie suas classes e copile-as uma a uma, assim vai saber onde esta dando erros.
para estar usando CMD ou outro terminal qquer, soh pode estar aprendendo, e se estiver aprendendo leia a apostila FJ11 da Caelum.
t+
A
alPires
Cara,
Mas eu digo compilar/executar, tipo, eu consigo executar aquivos .java pelo cmd, desde que eu tenha o JDK instalado e tenha as variáveis de ambiente configuradas: CLASSPATH, PATH e JAVA_HOME.
No caso da conexão com o BD eu preciso de alguma variável?
Att.
fernandopaiva
no caso de jdbc vc precisa do driver do seu banco e usa-lo como uma biblioteca.
veja.
//aqui fiz pelo CMDpackagebd;importjava.sql.*;importjavax.swing.JOptionPane;publicclassConexao{publicstaticConnectiongetConnection()throwsSQLException{try{Class.forName("com.mysql.jdbc.Driver");returnDriverManager.getConnection("jdbc:mysql://xxx.xxx.xxx.xxx/bd?user=root&password=root");}catch(ClassNotFoundExceptione){JOptionPane.showMessageDialog(null,e.getMessage());thrownewSQLException();}}}packagebd;importjava.sql.Connection;importjava.sql.PreparedStatement;importjava.sql.ResultSet;importjava.sql.SQLException;importjavax.swing.JOptionPane;publicclassTestaConexao{publicstaticvoidmain(String[]args)throwsSQLException{ConnectionconMySQL=Conexao.getConnection();//conecta mysqlPreparedStatementstm=conMysqlSql("select * from tabela");ResultSetrs=stm.executeQuery();if(rs.next()){System.out.println("conectou ao bd e a tabela existe");}rs.close();stm.close();conMySQL.close();}}
Adicione o driver a raiz do seu teste de sistema.
t+ e boa sorte.
A
alPires
Cara,
Eu não estou querendo me conectar pela ide, e sim quero compilar ou executar o .java pelo cmd.
Exemplo: executar um .jar que está no desktop…
Att.
fernandopaiva
eu fiz o exemplo ae pelo CMD
para vc executa-lo pelo cmd basta vc digitar: java MinhaClasse
javac compila
java executa
java MinhaClasse
veja q nao coloco a extensao no comando java.
t+
sowyer
O fato de usar acesso ao banco de dados, não tem relação de como você compila/executa a sua aplicação “fora da IDE”. Basta que todos os jars necessários estejam no CLASSPATH.
A
alPires
É issssoo que eu digo!
Mas para adicionar o jar do jdbc no CLASSPATH como eu faço? Devo copiar em algum diretório o jar?
Mas isso eu adiciono nas variáveis de ambiente do windows? Porque wu não entendi como está no que você colocou ai em baixo.
Obrigado
sowyer
Isso.
O procedimento é :
Você entra no terminal, e digita esse comando ai que eu informei. Esse comando está setando a sua variável CLASSPATH, incluindo o caminho para o jar do driver do MySQL.
OU você pode ir nas variáveis de ambiente do windows ( modo gráfico lá pelo painel de controle ) e adiciona o caminho do jar do MySQL no fim da definição do CLASSPATH.
A segunda forma é melhor, pois caso você feche o terminal, não terá que redefinir a variável CLASSPATH.
A
alPires
excelente!
Eu prefiro a 2a. Opção tb. Ai no caso eu terei 2 CLASSPATH (variáveis de ambiente) um contendo o caminho lib do jdk e outro com o caminho do jar do “mysql”.
Ex.: CLASSPATH
“c:/*******,jdbc,jar”
Isso?
Abraço!
A
alPires
OBS: Eu quero fazer algo de forma prática, para que todo os .jar que eu rodar e que conectaem ao driver do postgresql possam rodar sem nenhum problema.