É um prazer e um grande desafio estar aqui estreiando nesta linguagem, venho de fox 2.6, Visual Fox e estou começando agora (literalmente) em java.
Instalei o NetBeans e me deparei com o primeiro problema: tenho 1 botão e 1 textbox. como seria uma sintaxe (funcional) para que ao clicar no botão este alterasse a propriedade text do textbox? (considerem um form em branco com 1 botao e um textbox incluido.
A propósito, qual a diferença entre Swing e AWT? (O Beans parece plugin, mas tb aceito sugestões.)
Uma boa jornada para voce! Mas como sempre eu digo! Não use o netbens… tente usar um editor mais facil como JCreator… Não queira começar pelo dificil e sim pelo facil!!! A diferença entre swing e awt fica exclusivamente no item a respeito do Look and Feel. No awt só pode usar o que tem o SO. e o swing voce pode usar outros Look and… e mais swing tem melhora no desepenho que o awt. e tambem tem mais metodos faceis… São algumas das vantagens…Tente sempre o mais facil primeiro para o entendimento… Espero tedo ajudado…
Qualquer coisa posta aqui…
BrunoBastosPJ
Eu tenho um código aqui que por exemplo pega o texto que está no textbox e joga na tela… você pode usar os métodos que quizer dentro do método actionPerformed da uma olhada e qualquer coisa pergunta
packagegrid.globus.app.matrix;importjava.awt.BorderLayout;importjava.awt.event.ActionEvent;importjava.awt.event.ActionListener;importjavax.swing.JButton;importjavax.swing.JComponent;importjavax.swing.JDialog;importjavax.swing.JFrame;importjavax.swing.JOptionPane;importjavax.swing.JPanel;importjavax.swing.JTextField;publicclassTesteextendsJPanelimplementsActionListener{privateJButtonbutton=newJButton("submit");privateJTextFieldtext=newJTextField(10);//10 tamanho da caixa de textopublicTeste(){super(newBorderLayout());add(text,BorderLayout.PAGE_START);add(button,BorderLayout.CENTER);button.addActionListener(this);}publicvoidactionPerformed(ActionEvente){if(e.getSource()==button){Stringtexto=text.getText();JOptionPane.showMessageDialog(null,"Texto = "+texto);}}privatestaticvoidcreateAndShowGUI(){JFrame.setDefaultLookAndFeelDecorated(true);JDialog.setDefaultLookAndFeelDecorated(true);JFrameframe=newJFrame("Teste");frame.setDefaultCloseOperation(JFrame.EXIT_ON_CLOSE);JComponentnewContentPane=newTeste();newContentPane.setOpaque(true);//content panes must be opaqueframe.setContentPane(newContentPane);frame.pack();//frame.setSize(1000,700);frame.setVisible(true);}publicstaticvoidmain(String[]args){javax.swing.SwingUtilities.invokeLater(newRunnable(){publicvoidrun(){createAndShowGUI();}});}}
P
pregospanPJ
olá
bem vindo ao mundo java…
existem no forum varios topicos de dicas pra quem está começando, de qual IDE usar e coisa e tal…
bom, eu acredito que pra quem esta começando o melhor é não se apegar a nenhuma IDE ou editor, tente focar seus estudos na linguagem, na sintaxe.
ex.: o Netbeans já vem com um editor visual pra interface grafica, mas ele não deixa vc alterar isso, não tem como ficar “fuçando” no codigo pra ver o que acontece… no eclipse, tem que por plugin, pra isso tem uns macetes, etc.
e quanto a sua duvida com sobre ANT e SWING, a principal diferença é que ANT usa bibiliotecas nativas do SO e o SWING e totalmente em java.
da uma olhada na seção de artigos e tutoriais que tem um material legal sobre isso ( eventos de botões, swing, e muito mais )
O
O_recrutaPJ
Olá novamente a todos!
Obrigado pela ajuda, mas eu instalei o JCreator e só aparece o código. não tem nenhuma interface como o NetBeans, por exemplo, como eu poderia criar um form nele e fazer o programa principal chamar pelo form?