Opa, estou aqui procurando ajuda… sobre o que estudar… como ainda nao trabalho na area, e tambem… ainda nao entrei em uma faculdade, fico um pouco perdido sobre no que realmente investir… ja estou no java a mais ou menos 2 anos, ja tenho umas noções razoaveis sobre a api, e ja tive contato com alguns frameworks como Struts 2, VRaptor3 e hibernate, mas de uma maneira bem simples mesmo, mas, nao sei em que investir, nesses mesmos frameworks, java web, desktop, javame, se alguem com mais experiencia pudesse me dar algumas diretrizes, seria de grande ajuda…
Completamente perdido
19 Respostas
Boa noite, também não tenho experiencia na área, mas pelo que ouço falar, uma das áreas onde o java mais cresce é na web.
é… realmente ja ouvi sobre isso, ja fiz algumas coisas com alguns frameworks, adquiri uma boa afindiade com o vraptor, mas quando por curiosidade vejo a procura por java na apinfo, raramente vejo falar sobre ele… uma coisa absoluta q eu ja percebi é o hibernate pra persistencia, realmente, ele da muita facilidade com o banco de dados, estou lendo algumas coisas sobre ele no momento, mas realmente, nao sei no que realmente investir, é muita coisa, eu acabo me perdendo, tentando aprender muitas coisas ao mesmo tempo, nunca da certo…
Bom, certificação sempre. Um profissional certificado possui um diferencial.
Hibernate é certeza.
Web e JavaME são uma boa pedida.
Dica, foque onde você quer chegar, que empresas gostaria de trabalhar e quais tecnologias elas exigem ou utilizam.
Java para web é um bom começo.
Procure por vagas na apinfo por Programador/Desenvolcer Júnior, as empresas estão querendo contratar, mas falta profissional no mercado, aqui onde trabalho faz 2 meses que estão atrás dum profissional e nada (acho que a vaga é para java/grails, +grails do que java).
Uma boa, para começar, seria se vc tivesse uma boa noção de html/css/javascritpt (jquery), pois muitas empresas precisam de profissional para cuidar desta área e deixar o “hard core” para pleno/sênior (um pleno/seniôr que não sabe escrever uma linha de html/css/js realmente é um pleno/seniôr, a resposta vai ser, depende da necessidade da empresa).
Espero ter ajudado, mas segue nesta área que irá colher frutos.
é… eu estou estudando para a certificação scjp(mudou o nome mas eu nao lembro), mas sei que apenas com o java puro, nao conseguirei algo legal… o hibernate eu estou vendo umas coisas, mas a maioria dos materiais que eu acho, é realmente so uma introdução mesmo… e sobre os frameworks mvc, eu ainda nao sei pra que lado correr, o chato struts2 que eu vejo em quase todos os anuncios de vaga, ou o simples e eficiente vraptor, que eu ja tenho uma afinidade maior, mas quase nunca vejo sobre ele nas vagas, mas vou seguir sua instrução com o html/css/jquery…
Cara… tudo o que eu consegui de bacana hoje com Java, foi com o Java puro…
Quando eu comecei no Java, eu comecei certo, estudando Sintaxe, mecânica do Java… O que eu chamo de mecânica é justamente como o Java trabalha com teus arquivos, como ele organiza teus pacotes, como ele monta o JAR…
Porém, logo essa onda de Frameworks mágicos foram surgindo na minha frente e eu lia discursões acaloradas sobre produtividade ao usar Framework X frente ao Framework Y, etc, etc…
Comecei a ver que eu estava completamente perdido, pois enquanto eu estudava Java, JSP, Servlets, API, Build… O mundo todo falava de Spring, Hibernate, Struts, EJB, JSF e mais quantas das letrinhas da sopa quiseres colocar aqui… Cara, fiz que nem você, saí feito um doido em busca do Pote de ouro e comecei a estudar Frame em cima de Frame, fazendo tudo que é exemplo que eu encontrava, lendo tudo que é apostila, etc…
Pois bem, surge minha primeira grande oportunidade de trabalhar com Java… Peguei uma arquitetura pronta e bem trabalhada, o que eu precisava saber era só 1 coisa… JAVA puro… Melhores práticas, Padrões de codificação, escrever código limpo, etc… Comecei a me perder no caminhão de coisas automáticas que te ajudam pra caramba, mas se não entenderes os “por baixo dos panos” chega uma hora que ficas limitado… resumindo… senti MUUUITAAAAAA dificuldade…
Voltei aos primórdios, apaguei tudo que é Framework da minha cabeça, voltei pra fixar sintaxe e todo o básico que havia deixado pra trás… Aprendi o Java Puro, o JSP e o Servlets na unha…
O que posso te dizer… hoje eu entendo bem melhor o JSF, hoje eu entendo o que um Server faz por mim, hoje eu sei qual a mágica que o Framework resolve, mas tive que aprender apanhando… então cara, meu conselho é, abstrai Frameworks…
No meu emprego atual eu cheguei sabendo Java… O cara em momento nenhum me perguntou quantos Frameworks eu sabia… Ao contrário, perguntou… Trabalhaste com Spring, Hibernate, ou algum outro Frame de IoD ???
Eu disse, sim, mas quando trabalhei foi só como usuário, nunca configurei e não sei como funciona… Aí ele me perguntou… Sabes Java ???
Eu: Sim… sei Java…
Ele: Me explica como implementas MVC…
Eu: Expliquei…
Ele: Blz… vou te deixar passar no tempo de experiência…
Cá estou eu até hoje e gostam do meu trabalho…
Cara, se alguma dica que eu te deixo é, estude muito sobre boas práticas de Programação e se seu foco for Java, estude muito a linguage…
Framework é consequencia dos teus estudos, não serás um Programador melhor se souber Ns Frameworks, será um Desenvolvedor se tiveres inteligência pra criar um código limpo em um curto espaço de tempo… tens que ser um solucionador…
Só pra constar, hoje eu entendo o Hibernate + Spring e ainda to sacando bacana de todo o arcabouço do JEE6… já tenho até um mini projeto com EE6 puro… e te garanto meu amigo, eu ainda creio que não cheguei nem no primeiro terço do caminho…
Espero ter contribuído com minha experiência, que assim como eu quebrei a cara, que você possa escapar dessa furada… a menos é claro que consigas garantir que tú és muito bom em Java, sabes refatorar um código, fazer um código limpo e de qualidade, já entendes JDBC, já sacas bacana o funcionamento de um Web Container e já sabe a diferença de um para um Application Server… Já trabalhas bem com Collections e conheces pelo menos 30% da API e o mais importante, já sabes procurar o que precisas na API…
Posso estar falando a maior besteira do mundo, mas… Aprende isso cara… depois, parte pra aprender Framework… Meu conselho é… se for partir pra Web, aprende o EE6… Puro… depois se quiser ir implementando Frameworks X e Y, vais fazendo e aprendendo-os aos poucos…
Fica hoje com JSF + EJB + JPA, o resto vem com o tempo…
Abs []
Concordo com o adriano. Invista em na linguagem java, em padrões de projeto (GoF e enterprise), em refatoração, em conhecer bem o protocolo HTTP (e suas limitações). Os frameworks são apenas aplicações desses conceitos.
Apos essas, irei mergulhar de cabeça no java tutorials mesmo…
Cara… não que os Frames não serão importantes depois pra você no mercado, não digo isso nem nunca direi…
Mas procuras sempre ser “O Melhor” Desenvolvedor… e pra isso, podes ter certeza… Depende mais do conhecimento da Linguagem, dos padrões, de algoritmos, de lógica matemática do que de Frameworks de mercado…
Com tudo isso de bagagem, vais entender um Framework só de olhar…
Abraços e excelentes estudos…
Cara… não que os Frames não serão importantes depois pra você no mercado, não digo isso nem nunca direi…Mas procuras sempre ser “O Melhor” Desenvolvedor… e pra isso, podes ter certeza… Depende mais do conhecimento da Linguagem, dos padrões, de algoritmos, de lógica matemática do que de Frameworks de mercado…
Faz tempo que não leio palavras tão verdadeiras com estas.
Parabens por pensar assim Adriano.
E obrigado pela valiosa contribuição.
flws
Cara… não que os Frames não serão importantes depois pra você no mercado, não digo isso nem nunca direi…Mas procuras sempre ser “O Melhor” Desenvolvedor… e pra isso, podes ter certeza… Depende mais do conhecimento da Linguagem, dos padrões, de algoritmos, de lógica matemática do que de Frameworks de mercado…
Faz tempo que não leio palavras tão verdadeiras com estas.
Parabens por pensar assim Adriano.
E obrigado pela valiosa contribuição.
flws
Aprendi apanhando cara, nada mais justo do que evitar que alguém que está completamente perdido, não se jogue na perdição de vez como eu fiz um dia…
Lembro que sempre lí a galera Top do GUJ dizendo essas mesmas palavras há uns 3 - 4 anos atrás quando entrei aqui começando no mundo Java, por Ns vezes quis ignorar por achar que era Balela, que aprendendo os Frameworks eu ganharia tempo e seria um “Profissional Qualificado” bem mais rápido… Doce ilusão… Precisei pegar a porrada pra aprender, nada mais bacana do que compartilhar isso…
Abs []
Oi gente,
Aproveitando o assunto,gostaria da opinião de vocês.
Nunca usei nenhum Framework,estou començando agora com o OpenSwing,facilita muito o desenvolvimento,mas fico com um certo receio… :roll:
O que acham … 
é… recorri a vocês justamente por isso, me preucupei muito com isso depois de olhar umas vagas na apinfo e ver, como, alguns, pedindo mundos e fundos, para um junior, struts 1, 2, hibernate, jpa, jsf, etc etc, fiquei completamente perdido, achando que precisaria desses mundos e fundos pra entrar no mercado, mas, agora analizando suas palavras e voltando ao java tutorials, descobri que realmente, nao tenho todo um “dominio completo” da linguagem, pra ja pensar em dezenas de frameworks, realmente é sempre bom estar interado com isso, mas principalmente, com o “coração” do java realmente, acabei de pagar meu deitel da gaveta, e me deparei que nao conheço nen 1/3 dos algoritimos de sort e classificação que lá sao explicados, que provavelmente são vitais para qualquer desenvolvedor descente, realmente irei me ater mais com isso agora, se algum de vocês tambem tiverem fontes melhores, ou diferentes do tutorials, ou do deitel, se pudessem postar… obriagado.
Cara, as apostilas da Caelum são uma boa tbm…
Particularmente, eu adorei estudar pelo Use a Cabeça e pelos livros de preparação da Certificação…
Você pode até não passar na Certificação, mas estudar pra ela é bacana se não fores somente com o intuito de aprender os macetes e sim o âmago das questões…
Abs []
aajjbb,
Não sei qual é teu nível, mas existem dois livros muito bons:
-
Use a cabeça! Java!
-
Use a cabeça! JSP & Servlets.
O primeiro te dá uma boa noção do que o Java é capaz, suas APIs mais importantes e outras coisas a mais.
Já o segundo, explica como programar pra Web na “unha” mesmo, ou seja, fazendo todo o trabalho que os Frameworks fazem por você.
Eu aprendi dessa forma: primeiro trabalhando com servlets na “unha” mesmo, depois eu parti pra frameworks e decidi pelo Struts 2, que uso no meu trabalho junto com Hibernate.
Boa sorte e bons estudos!
é… na verdade, eu tenho esse livro da kathy para a scjp 6 em pdf aqui, e acho ele realmente muito bom, com essas bases ja tenho muito o que estudar, principalmente como sempre fui meio preguiçoso com os exercicios do deitel… e tambem tenho o use a cabeça jsp e servlets tambem, que na verdade, comprei semana passada… essa coisa de milhares de frameworks na procura por vagas era o que tava me deixando louco mesmo, pensei que pra começar com um emprego na area de “desenvolvimento” mesmo, iria precisar de aprender a lidar com esses varios que eu vejo por ai, mas dominar o java como linguagem mesmo, é o melhor caminho. obrigado…
e se, alguem pudesse me dar uma ideia de um “projeto completo” pra eu poder tentar implementar, de maneira pragmatica, seria de uma boa ajuda, eu ja estou “participando” do topico de desafios, que tambem ja esta me ajudando bem…
Olá, adorei este tópico seria muito bom os moderadores colocarem partes deste tópico como FIXO aqui no fórum pois imagino a quantidade de pessoas que passam por este mesmo problema que o autor e eu. Milhares de Frameworks… muitos mesmo…
Estava estudando JSF e até mesmo GWT já estudei. :?
E a respeito deste comentário acima, vc pode me passar links disso que vc falou, sobre os desafios.
opa, realmente deveria, eu fique muito perdido, mas agora ja achei uma luz, realmente dominar o java mesmo, antes de pensar nesses frameworks, como ja disseram, quando se domina realmente a linguagem, quando você olha um framework em ação, ja conhece tudo, e tudo fica mais facil, a proposito, esse é o link do topico