Olá
…fica P da vida porque o arquivo .bat não funciona no Linux (verdade mas não fui eu quem testemunhou)
Gente, brincadeiras a parte, tem muito gerente de projetos que foi ótimo programador e ótimos gerentes de projeto que nunca precisaram escrever uma única linha de código fora da faculdade. O que tem a ver a função de gerente com saber programar? Estaria errado se o gerente não entendesse de desenvolvimento de sistemas que ao meu ver vai muito além de programar.
Um bom gerente de sistemas, mas bom mesmo, precisa servir de guarda chuva contra pressões externas e saber dialogar com o ambiente externo para filtrar as coisas só deixando passar para dentro da equipe coisas relevantes. Para mim, se o gerente for capaz de deixar a equipe trabalhar bem motivada já é um bom gerente.
Um mau gerente pode ser aquele cagão que morre de medo de perder o cargo e vive jogando a culpa dos atrasos na equipe ao invés de assumir que não é capaz de motivar o time para ganhar o jogo.
Outro exemplo de mau gerente é o que vive cedendo ao cliente novas facilidades e depois quer que a equipe se mate para ele ficar bem na fita.
Em suma, ser mau gerente é fácil. Ser um bom gerente depende de qualidades pessoais que nem sempre se aprende em faculdades de informática.
[]s
Luca (que já gerenciou vários projetos e que já sentiu a barra de como é difícil segurar a pressão da diretoria inclusive evitando demissões na equipe por rompantes do diretor)