Complete a frase: "Todo gerente de projeto ruim que eu conheço..."

55 respostas
rodrigoy

Como o post do cv que me rendeu boas risadas hoje a noite:

Complete a frase!!!

Posso até começar:

Todo gerente de projeto ruim que eu conheço não é técnico…

Todo gerente de projeto ruim que eu conheço quer ser PMP…

Todo gerente de projeto ruim que eu conheço me irrita com o Gantt Chart…

55 Respostas

rbamartins

Todo gerente de projeto ruim que eu conheço …

… tem medo de tomar decisões.

… acha que pode passar a 6º marcha e cortar o tempo de projeto pela metade com o mesmo número de desenvolvedores envolvidos.

… quando o projeto atrasa diz: “Eu não sabia de nada”. :smiley:

Eduardo_Bregaida

Aceita qq Work Order e acha q dá pra entregar em 2 meses sendo que na análise saiu para 5 meses :smiley:

felipe_thrash

…pergunta pro funcionário como criar uma macro imbecil no excelzinho dele ( fato verídico!)

…Administra tuuuudo ( tarefas de analistas até contas de casa tudo junto) no Project! ( um total sem-noção)

:twisted: :twisted:

rodrigoy

… deveriam fazer uma certificação em Warcraft, Starcraft, Age of Empires antes de liderar recursos de verdade.

Hal_Jordan

… grita com qualquer um: “O que vcs estão faendo ae bebendo agua? Voltem para suas baias!!!”

… diz: “E desde quando sua mãe estar doente, sua mulher esta gravida e vc vai esta casando importa? POde vim trabalhar proximo domingo!!!”

Agora serio, conheço caso do nego que pediu licença para casar, foi no RH, pegou a licença, deixou tudo em dia e quando voltou a gerente de projeto chegou gritando pra ele: "Onde vc estava? Vc tava no bem bom casando e eu aqui trabalhando… bla bla bla!!! " :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: Mal comida da porra…

Luiz_Aguiar

Todo gerente de projetos que eu conheço…
… é ruim!

cv1

aleck

Poe o pessoal para trabalhar até as 2 da manhã no meio de uma crise renal e no dia seguinte diz que o trabalho não era urgente.

Thiago_Senna

Todo gerente de projeto ruim que eu conheço faz questão de comprimentá-lo com um lindo sorriso bem no meio de um cafézinho. O sorriso é tão cara de pau que é o mesmo que perguntasse: “E a mãe, vai bem?”

P

… era um pessimo programador !

L

“…senta do seu lado quando o projeto tah atrasado e fica o tempo todo perguntando o que você tah fazendo e olhando pra sua tela.”

“…fica olhando pra sua tela e dando aquelas tosses toscas quando percebe que você está em algum site q não é de trabalho.”

“…fala que em breve as coisas vão melhorar, mas não faz nada pra que isso de fato acontece.”

“…acha q ser programador é coisa de peão e que essa é uma atividade mecânica que não requer inteligência.”

“…acha q CMMi vai resolver todos os problemas da empresa, mas não segue o que o CMMi fala. Enfim, acha que só a certificação vai resolver tudo.” MÁGICA!!!

“…te cobra baseado em um cronograma do Project, mas você não teve o direito de falar quanto tempo precisaria para
fazer a atividade q está sendo cobrado”

“…acha a India um exemplo a ser seguido” PS: Pq ele não vai pra lah então!!!

Por enquanto são essas, baseado em fatos reais

leonardom

No meu caso

… cobra tarefas absurdas e fora do escopo de suas funções, coisas que deveriam ser feitas por ele.

… trata você como uma criança toda hora repedindo a mesmas coisas que você já esta cansando de saber e fazer

Enfim pra que existe esse mardito sendo que na minha opinião mais atrapalha do que ajuda! :smiley:

deniswsrosa

uhauhauahuhuuhuahhuauhau…ótimo!!! hahhahahaha

Pra quem quiser ler as tirinhas do dilbert traduzidas

http://www.tirinhas.com/dilbert/

fabim

diz que vai usar Java no projeto pq é multiplataforma, e decide usar EJB + Toplink pra fazer um CRUD.

Kenobi

Bom todo gerente ruim que conheço:

  • Tem fetiches reprimidos, e anda com o chicotinho (metáfora) pra bater na galera.

  • Acredita que gestão é somente cuidar de questões administrativas, como risco, custos, e não olha para essência do projeto, por conta disso, fica o tempo todo revendo suas projeções e estimativas, como se aquilo fosse de fato trabalhar.

  • Quer controlar horário e impor regras e não dá nenhuma contra-partida à equipe.

  • Acredita que o salário que as empresas pagam, basta como motivação profissional. (PS: e ainda tem um tópico sobre isso, se soubessem o que achamos de quanto as empresas pagam …rsss ) :stuck_out_tongue:

Luca

Olá

…fica P da vida porque o arquivo .bat não funciona no Linux (verdade mas não fui eu quem testemunhou)

Gente, brincadeiras a parte, tem muito gerente de projetos que foi ótimo programador e ótimos gerentes de projeto que nunca precisaram escrever uma única linha de código fora da faculdade. O que tem a ver a função de gerente com saber programar? Estaria errado se o gerente não entendesse de desenvolvimento de sistemas que ao meu ver vai muito além de programar.

Um bom gerente de sistemas, mas bom mesmo, precisa servir de guarda chuva contra pressões externas e saber dialogar com o ambiente externo para filtrar as coisas só deixando passar para dentro da equipe coisas relevantes. Para mim, se o gerente for capaz de deixar a equipe trabalhar bem motivada já é um bom gerente.

Um mau gerente pode ser aquele cagão que morre de medo de perder o cargo e vive jogando a culpa dos atrasos na equipe ao invés de assumir que não é capaz de motivar o time para ganhar o jogo.

Outro exemplo de mau gerente é o que vive cedendo ao cliente novas facilidades e depois quer que a equipe se mate para ele ficar bem na fita.

Em suma, ser mau gerente é fácil. Ser um bom gerente depende de qualidades pessoais que nem sempre se aprende em faculdades de informática.

[]s
Luca (que já gerenciou vários projetos e que já sentiu a barra de como é difícil segurar a pressão da diretoria inclusive evitando demissões na equipe por rompantes do diretor)

marciobarroso

… fica querendo dar pitecos na solução técnica comparando com as que ele aplicou a séculos atrás quando ainda usava Fortran.

Como o Luca disse, o papel do gerente de projetos é filtrar as pressões externas, afim de que a equipe desenvolva seu trabalho da melhor maneira possível.

Perdí hoje 33min no meu celular com o meu gerente, pois fui questioná-lo sobre um padrão de especificação técnica enviado pelo cliente, e ele começou a me “ensinar” como fazer uma especificação. Eu só queria saber se adotava o padrão da nossa Cia ou o do cliente :frowning:

[]'s

H

é prepotente , arranja um culpado manda embora e contrata outro.

Kenobi

Acho que vale o princípio da padaria :slight_smile: - Você pode até não ser o padeiro, mas para ser dono de uma, precisa saber fazer o pão :stuck_out_tongue:

Se o carinha faltar, vc fecha a padaria ?

Gerente precisa conhecer no meu ponto de vista, não que ele vai substituir, mas vai saber do que se trata o projeto, acompanhar as dificuldades, ter propriedade de conhecimento para discutir com os clientes internos e até mesmo conduzir a equipe.

Falei :evil:

TheMask

Acho que o dono do puteiro não concorda contigo. E eu, enquanto cliente, muito menos.

Todo pseudogerente que eu conheço …
… marca 3 reuniões de 3 horas cada por dia.
… acha que você está contra ele.
… diz que quando era programador produzia mais que você pois havia feito um curso de digitação (e te recomenda um).
… diz que o código legado foi todo feito por ele, sozinho. Quando descoberto um bug crítico, diz que não foi ele quem fez.
… busca culpados ao invés de soluções.
… só ouve o que vem de fora (extremo oposto ao NIH).
… assina a InfoExame e vem cheio de “novidades” sadomasoquistas a cada edição.
… aplica conceitos de computação em lugares inesperados. (Pool de programadores, diagramas de seqüência para entrega de correspondência…)
… acha que documentação é o principal objetivo de todo projeto.
… acha que Gerente de Projetos é Analista/Programador Sênior.
… te estimula assim: faz o que eu mando que um dia você chega onde cheguei.

Thiago_Senna

Eita, como sou infeliz. Tenho visto exatamente o contrário. Aqueles que possuiam experiência na área técnica foram os piores gerentes ou líderes de projeto na maior parte de projetos fracassados que passei.

Gerente não depende de experiência em desenvolvimento para ser bom, assim como um desenvolvedor pode desenvolver seu perfil como líder e ser um ótimo gerente de projeto. Até por que, gerencia de projetos não é algo específico apenas para a área de informática.

peczenyj

Todo gerente de projeto ruim que eu conheço usa palavras de baixo calão quando esta discutindo.

guilherme.chapiewski

Todo gerente de projeto ruim que eu conheço…

…responde seus e-mails em 10 segundos, afinal ler e-mail é a única coisa que ele faz.

B

Todo gerente de projeto ruim que eu conheço…
é melhor com coisas do que com pessoas.

dreamspeaker

Todo gerente de projeto ruim que eu conheço só enxerga números

R

Daniel_Quirino_Olive

… trabalha em [A-Z]{3}.

guilherme.chapiewski

HauhhuauAHuhaua, boa! Mas eu melhoraria para [A-Z0-9]{3}. (por causa disso, por exemplo)

carlos.macleod

Hal Jordan:
… grita com qualquer um: “O que vcs estão faendo ae bebendo agua? Voltem para suas baias!!!”

… diz: “E desde quando sua mãe estar doente, sua mulher esta gravida e vc vai esta casando importa? POde vim trabalhar proximo domingo!!!”

Agora serio, conheço caso do nego que pediu licença para casar, foi no RH, pegou a licença, deixou tudo em dia e quando voltou a gerente de projeto chegou gritando pra ele: "Onde vc estava? Vc tava no bem bom casando e eu aqui trabalhando… bla bla bla!!! " :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: Mal comida da porra…

Me apresenta que eu resolvo o problema dela… rsrsrsrsr

carlos.macleod

“…quando o sistema tá bom diz nós fizemos, quando tá ruim diz vc fez”

"Coloca no quadro de avisos uma coisa como ‘mandamentos’ Ex: Nunca adicionar um projeto que nao compila no source safe / cvs, nunca sair e deixar um projeto checado, etc… e esquece de cumprir a metade deles. "

“…nao faz especificação”

“…usa erwin, word e excel para controlar o projeto”

renomoto

…é promovido…

…pra achar q sabe alguma coisa…

…pq acha q entende

peczenyj

hoje em dia seria: [A-Z]{3}I?

rodrigoy

… acha que o PMBOK recomenda/obriga o uso Gantt Chart.

… se preocupa mais com %Complete do que com Working Software.

… acha que sabe muito do RUP.

… não leva ninguém da equipe nas reuniões com os stakeholders, pois teme que transpareça que ele não sabe nada.

Olha, pode ser que alguns projetos funcionem sem um gerente de projeto que tenha embasamento técnico, porém, IMHO, conhecimento técnico é primordial. Já ví muitos projetos falharem miseravelmente por conta de um gerente de projeto tecnicamente idiota.

O tempo que trabalhei na Datasul (isso a uns 5 anos atrás) os gerentes de projeto eram técnicos, porém, eles eram muito bem preparados para o cargo.

Vocês sabiam que a correria no final do projeto é culpa quase que exclusivamente do Gantt Chart?

rodrigoy

Outra que lembrei:

… enche o saco pra você apontar as horas na planilha XPTO (porque diabos tenho que apontar horas? Ele não sabe aonde está indo o dinheiro?).

ViniGodoy
 é defensor cego de certas tecnologias, pronunciando frases como Não há nada melhor que o Oracle (mesmo que seja para um sistema de video-locadora); não sabem lidar com conflitos humanos; acham hora extra uma coisa natural na área; entram em conflitos com gerentes de projeto de outras áreas; não sabem que uma solução apagadora de incêndio é uma solução que deve ser refeita, por uma mais elegante; dá mais valor a documentação do que ao produto final; considera as estimativas do cronograma não como estimativas, mas como lei; discute tecnicamente com você, mesmo já não sendo um técnico 100% atualizado.
Luiz_Aguiar

rodrigoy:
… enche o saco pra você apontar as horas na planilha XPTO (porque diabos tenho que apontar horas? Ele não sabe aonde está indo o dinheiro?).

Puts… tenho vontade de matar o corno que inventou isso de planilha de atividades/horas.

Jeanioz

TheMask:
Kenobi:

Acho que vale o princípio da padaria - Você pode até não ser o padeiro, mas para ser dono de uma, precisa saber fazer o pão

Se o carinha faltar, vc fecha a padaria ?

Acho que o dono do puteiro não concorda contigo. E eu, enquanto cliente, muito menos.

Todo pseudogerente que eu conheço …
… marca 3 reuniões de 3 horas cada por dia.
… acha que você está contra ele.
… diz que quando era programador produzia mais que você pois havia feito um curso de digitação (e te recomenda um).
… diz que o código legado foi todo feito por ele, sozinho. Quando descoberto um bug crítico, diz que não foi ele quem fez.
… busca culpados ao invés de soluções.
… só ouve o que vem de fora (extremo oposto ao NIH).
… assina a InfoExame e vem cheio de “novidades” sadomasoquistas a cada edição.
… aplica conceitos de computação em lugares inesperados. (Pool de programadores, diagramas de seqüência para entrega de correspondência…)
… acha que documentação é o principal objetivo de todo projeto.
… acha que Gerente de Projetos é Analista/Programador Sênior.
… te estimula assim: faz o que eu mando que um dia você chega onde cheguei.

Esse aqui tá perfeito!!! :lol:

marciosantri

Acredita na lógica:

“se 10 programadores fazem o projeto em 10 meses, então 1 programador faz o projeto em 1 mês”

ramilani12

Luiz Aguiar:
rodrigoy:
… enche o saco pra você apontar as horas na planilha XPTO (porque diabos tenho que apontar horas? Ele não sabe aonde está indo o dinheiro?).

Puts… tenho vontade de matar o corno que inventou isso de planilha de atividades/horas.

Nem me fale … :twisted:

Agora já discuti com pseudo-gerente me questionando se precisava de usuário windows para se conectar com base de dados remota bastava somente usuário e senha da base de dados …

Fabricio_Cozer_Marti

:arrow: Mandam os analistas e programadores trabalharem e ficam investindo em ações.

cassio

Te mandam implementar aquela nova funcionalidade hiper complexa em 1 dia apenas, dizendo:

  • Ué, mas não é só uma tela?
ramilani12

Infelizmente é assim:

Eduardo_Bregaida

ramilani12:
Infelizmente é assim:

huahuahuahuhau Realmente :smiley:

Adolfo_Rodrigues

Tô pegando raiva de gerentes que ficam repetindo “Esse negócio de Java não é nada produtivo”, “Se tivesse feito em VB sairia na metade do tempo”, “Tenho conversado com pessoas de outras empresas que estão utilizando linguagem X e eles não sofrem como a gente” e etcetera.
Sei que Java não é sempre a melhor opção; tudo depende da necessidade e dos requisitos. Mas o que tá me deixando puto é que esses caras não questionam se o processo tá flexível e ágil ou se a empresa tem cultura de teste unitário, por exemplo.
Fazem no começo do projeto um puta cronograma gigante no Project, com as fases do RUP separadinhas (transformam um processo iterativo em waterfall) e falam que a plataforma não é produtiva. Fizeram um contrato com a IBM há 2 mil anos e agora, que o tempo passou e a plataforma evoluiu, todos os servidores rodam Java 1.3 (somos obrigados a desenvolver com a JDK 1.3, EJB 2.1, Struts, etc). Os ambientes de teste e homologação são uma bagunça. Pra conseguir um log de produção você tem que abrir um chamado pra área responsável e esperar pelo menos 4 horas (e torcer pro log4j não ter começado um novo arquivo). O cliente demora 1 mês pra começar a homologar uma aplicação. E por aí vai…
Aí vem os os caras e botam a culpa na plataforma. Que raiva!
Pra mim isso sim é ser gerente/gestor ruim.

(desculpem o desabafo mas é que já tô pensando em pedir demissão por conta dessas coisas)

Eduardo_Bregaida

Adolfo Rodrigues:
Tô pegando raiva de gerentes que ficam repetindo “Esse negócio de Java não é nada produtivo”, “Se tivesse feito em VB sairia na metade do tempo”, “Tenho conversado com pessoas de outras empresas que estão utilizando linguagem X e eles não sofrem como a gente” e etcetera.
Sei que Java não é sempre a melhor opção; tudo depende da necessidade e dos requisitos. Mas o que tá me deixando puto é que esses caras não questionam se o processo tá flexível e ágil ou se a empresa tem cultura de teste unitário, por exemplo.
Fazem no começo do projeto um puta cronograma gigante no Project, com as fases do RUP separadinhas (transformam um processo iterativo em waterfall) e falam que a plataforma não é produtiva. Fizeram um contrato com a IBM há 2 mil anos e agora, que o tempo passou e a plataforma evoluiu, todos os servidores rodam Java 1.3 (somos obrigados a desenvolver com a JDK 1.3, EJB 2.1, Struts, etc). Os ambientes de teste e homologação são uma bagunça. Pra conseguir um log de produção você tem que abrir um chamado pra área responsável e esperar pelo menos 4 horas (e torcer pro log4j não ter começado um novo arquivo). O cliente demora 1 mês pra começar a homologar uma aplicação. E por aí vai…
Aí vem os os caras e botam a culpa na plataforma. Que raiva!
Pra mim isso sim é ser gerente/gestor mim.

(desculpem o desabafo mas é que já tô pensando em pedir demissão por conta dessas coisas)

Pelo menos seu gerente de projetos nao diz q frameworks proprietários são grandes soluções, pq ele nao conhece JSF, Struts, VRaptor e etc :smiley:

olhaomarcosaqui

…faz questão de contratar programadores iniciantes, sem nenhum conhecimento na plataforma, só para poder pagar um salário miserável

Obs.: esta é uma variante dos gerentes que só contratam estagiários, mas pra mim este é ainda pior :evil:

TDS

Perfeito! Alegrou minha manhã!

Depois não esqueçam de abrir um tópico:

"Todo gerente de projeto BOM que eu conheço… "

Pq senão vou cortar cana, com certeza temos bons gerentes!

A m… é que os ruins são em maior quantidade!

[]'s

LPJava

…critica tecnologia que nem conhece, e é pegado a titulo… sou gerente de projeto certificado pmp… porem na pratica… a coisa é diferente…

Kenobi

Adolfo Rodrigues:
Tô pegando raiva de gerentes que ficam repetindo “Esse negócio de Java não é nada produtivo”, “Se tivesse feito em VB sairia na metade do tempo”, “Tenho conversado com pessoas de outras empresas que estão utilizando linguagem X e eles não sofrem como a gente” e etcetera.
Sei que Java não é sempre a melhor opção; tudo depende da necessidade e dos requisitos. Mas o que tá me deixando puto é que esses caras não questionam se o processo tá flexível e ágil ou se a empresa tem cultura de teste unitário, por exemplo.
Fazem no começo do projeto um puta cronograma gigante no Project, com as fases do RUP separadinhas (transformam um processo iterativo em waterfall) e falam que a plataforma não é produtiva. Fizeram um contrato com a IBM há 2 mil anos e agora, que o tempo passou e a plataforma evoluiu, todos os servidores rodam Java 1.3 (somos obrigados a desenvolver com a JDK 1.3, EJB 2.1, Struts, etc). Os ambientes de teste e homologação são uma bagunça. Pra conseguir um log de produção você tem que abrir um chamado pra área responsável e esperar pelo menos 4 horas (e torcer pro log4j não ter começado um novo arquivo). O cliente demora 1 mês pra começar a homologar uma aplicação. E por aí vai…
Aí vem os os caras e botam a culpa na plataforma. Que raiva!
Pra mim isso sim é ser gerente/gestor ruim.

(desculpem o desabafo mas é que já tô pensando em pedir demissão por conta dessas coisas)

Já pensou em avaliar o mercado e pedir demissão ?

daanylo

… deixa o orkut e o msn fullscreen na tela o dia inteiro, sem ter vergonha nenhuma na cara (fato real)

… faz planilhas pra controlar ate a quantidade de vezes que você vai beber água

… olha pra você e ao mesmo tempo está vendo um sinal de cifrão na sua testa imaginando que você só representa custo pra ele (fato real)

… você está doente de molho em casa e liga para ele que irá faltar naquele dia e ele diz: “essa sua falta irá impactar no prazo de entrega da sua atividade?” (mais uma vez imaginando o cifrão na testa)

É claro que existem muitos gerentes bons no mercado, mas ultimamente tenho me decepcionado bastante com as figuras que tenho encontrado por ai.

Como nosso amigo Luca havia dito anteriormente um bom gerente não necessariamente precisa saber programar ou já ter programado antes. Um bom gerente deve ter a habilidade de motivar e orquestrar a sua equipe antes e ao decorrer do projeto.

ghzatomic

Todo gerente de projeto ruim que eu conheço…

acha q tudo eh facil e é urgente !

acredita em q q coisa q aparece ( frameworks , etc … )

etc …

Eduardo_Bregaida

Nao sabe gerenciar seus recursos… :lol:

JMan

… nunca programou.

… possui sólidos conhecimentos em microsoft office e só. (sic)

… vem sempre com aquele historinha, pessoal, vamos fazer uma força tarefa. (qndo o projeto ta na beira do abismo)

R

… fala que todo erro tosco do sistema é algo gravíssimo e tem que ser corrigido hoje! Porém, só entra em produção 1 mês depois…

JMan

Luca:
Olá

…fica P da vida porque o arquivo .bat não funciona no Linux (verdade mas não fui eu quem testemunhou)

Gente, brincadeiras a parte, tem muito gerente de projetos que foi ótimo programador e ótimos gerentes de projeto que nunca precisaram escrever uma única linha de código fora da faculdade. O que tem a ver a função de gerente com saber programar? Estaria errado se o gerente não entendesse de desenvolvimento de sistemas que ao meu ver vai muito além de programar.

Concordo com a fato de que desenvolver sistemas vai muito além de programar, agora cá entre nós, que tipo de gerente de projetos nunca programou? Os bons, quase todos, os ruíns nenhum! Só nessas empresas comédia, que existem pessoas praticamente saídas de uma faculadade que viram gerentes de projetos, pessoas que ou são puxas sacos, ou não serviram pra programar nem para fazer um bom documento de análise.

Acredito que para se chegar lá, existe um caminho a ser seguido, que tal programar uns 5, 6 anos; depois quem sabe virar analista… e depois GP por exemplo!!!

Bom, é a minha opinião.

Criado 5 de setembro de 2007
Ultima resposta 5 de set. de 2007
Respostas 55
Participantes 41