Completo iniciante - Qual melhor caminho a seguir?

10 respostas
C

Olá a todos.
Acompanho o forum a algum tempo, e venho tendo um dilema um pouco complicado de se resolver.
Tenho 24 anos atualmente e estou no 5º Periodo de Sistemas de informação, porém com matricula trancada desde 2010. Desde 2008 não trabalho em nenhuma empresa, venho trabalhando como autônomo como técnico em informática desde então e como estou bem instatisfeito com a área (porque suporte paga muito mal) resolvi migrar para a programação, pra futuramente migrar para analista.

O problema é que meu conhecimento de linguagens de programação é BEM fraco, sei o básico de C++ e C#. Comecei a fazer o curso de java for total beginners mas achei o curso bem, digamos… chato. Não achei a linguagem em si chata, mas não gostei do curso em si.

Como não tive muito sucesso em aprender a linguagem sozinho (e como estudar algo do começo pode ser um pouco complicado) resolvi fazer um curso em alguma escola boa de Belo Horizonte, porém fui informado que BH não possui boas instituições de ensino na área de Java, o que me deixa com poucas opções

O que vocês fariam no meu caso? Porque quanto mais demoro pra me decidir sobre o que fazer, mais o tempo passa e mais desatualizado fico (já estou com 24 anos, não estou graduado e não tenho nenhum diferencial bom de mercado, fora o inglês e esta cada vez mais dificil conseguir um emprego bom).

Consegui pensar nas seguintes situações (que me colocariam “rapidamente” no mercado de trabalho como programador)

• Estudar java por conta própria (Tenho inglês semi-fluente, mas tenho alguns problemas disciplinares, geralmente paro se o material está chato / de baixa qualidade ou algo do tipo)
  • Estudar java em alguma instituição de ensino boa de BH
  • Estudar outra linguagem como C# (Até onde sei a curva de aprendizado de C# é bem mais sutil e que se consegue entrar no mercado de trabalho com menos tempo de preparação)

Qual a melhor decisão a ser tomada? Quem começou recentemente, quais dificuldades encontrou?

Obrigado.

10 Respostas

otaviojava

Normalmente a maior dificuldade não é com o java em si, mas com os outros conceitos que vem agregado ao java no caso orientação a objetos.
Um bom curso é sim um ótimo investimento procure o jug Local, e interaja com a comunidade sempre é bom trocar experiência com o pessoal mais velho.

vinilima

Sei que estudar sozinho é ruim, pois, eu mesmo moro em um lugar onde não tem curso de java (FSA - BA) :frowning: .
O que eu faço é estudar por livros (Java como Programar, Use a cabeça Java, Java Efetivo), apostilas (Caelum, Jedi), javadoc e tópicos aqui no guj.
Agora se você quer mesmo seguir essa área, estudar sozinho vai ser, também, uma necessidade. O que você pode fazer é procurar uma escola na sua região, como também, o jug local como otaviojava relatou.
Bons estudos.

:smiley:

vinilima

Obs.: não desista.

E

Faça um curso na caelumm(se tiver condição), se não pegue as apostilas abertas dela e estude conta propria.
Logo em seguida pega bom livros e parte para um cetificação…(estágio paralelo seria bom)

vinilima

Só que Chuk mora em BH erick, e lá não tem a caelum, o que ele pesquisou e obteve de informação foi isso:

É dureza…

lina

Oi,

Isso me lembra algo que foi escrito por Lewis Carrol em Alice no País das Maravilhas:

“Você poderia me dizer, por favor, qual caminho eu devo seguir?”
Resposta: “Isto depende muito de onde você deseja chegar.”

Tchauzin!

rafaelbortoletto

Chuk:
Olá a todos.
Acompanho o forum a algum tempo, e venho tendo um dilema um pouco complicado de se resolver.
Tenho 24 anos atualmente e estou no 5º Periodo de Sistemas de informação, porém com matricula trancada desde 2010. Desde 2008 não trabalho em nenhuma empresa, venho trabalhando como autônomo como técnico em informática desde então e como estou bem instatisfeito com a área (porque suporte paga muito mal) resolvi migrar para a programação, pra futuramente migrar para analista.

O problema é que meu conhecimento de linguagens de programação é BEM fraco, sei o básico de C++ e C#. Comecei a fazer o curso de java for total beginners mas achei o curso bem, digamos… chato. Não achei a linguagem em si chata, mas não gostei do curso em si.

Como não tive muito sucesso em aprender a linguagem sozinho (e como estudar algo do começo pode ser um pouco complicado) resolvi fazer um curso em alguma escola boa de Belo Horizonte, porém fui informado que BH não possui boas instituições de ensino na área de Java, o que me deixa com poucas opções

O que vocês fariam no meu caso? Porque quanto mais demoro pra me decidir sobre o que fazer, mais o tempo passa e mais desatualizado fico (já estou com 24 anos, não estou graduado e não tenho nenhum diferencial bom de mercado, fora o inglês e esta cada vez mais dificil conseguir um emprego bom).

Consegui pensar nas seguintes situações (que me colocariam “rapidamente” no mercado de trabalho como programador)

• Estudar java por conta própria (Tenho inglês semi-fluente, mas tenho alguns problemas disciplinares, geralmente paro se o material está chato / de baixa qualidade ou algo do tipo)
  • Estudar java em alguma instituição de ensino boa de BH
  • Estudar outra linguagem como C# (Até onde sei a curva de aprendizado de C# é bem mais sutil e que se consegue entrar no mercado de trabalho com menos tempo de preparação)

Qual a melhor decisão a ser tomada? Quem começou recentemente, quais dificuldades encontrou?

Obrigado.

Sei que o tópico já está um pouco antigo mas, na minha opinião você tem que pensar em um futuro a médio e longo prazo. Você pode pular para C# porque os conceitos são parecidos e, com certeza, você aproveitará parte do que aprendeu estudando Java. Mas, tem tópicos que são igualmente chatos aos do Java. Mas, estude bastante para que os conceitos se tornem mais fáceis e procure fazer programas para praticar o seu conhecimento.

Agora, existem materiais em português sobre java ou .net que você pode aproveitar. No site da Caelum tem apostilas gratuitas que são muito boas para Java. Do .net tem o site MSDN

E

"Só que Chuk mora em BH erick, e lá não tem a caelum, o que ele pesquisou e obteve de informação foi isso: "

Eu sei , por isso que falei para ele se tiver “condições” sacou?

valew

L

Olá uma boa dica é o curso a distância, e a [color=red]Softblue[/color] tem lá suas referência dá uma acessada pra ver.

diogozero

Caso você queira começar sozinho, recomendo o Use a Cabeça! Java… é um ótimo livro pra começar com OO e Java. Recomendo ter um conhecimento básico de programação (estruturada ou outro paradigma).

worlock257

Kra eu sei o q vc tá passando, também sou de Minas e sei q aqui não tem curso especifico em java e o mercado dessa linguagem por essas bandas é bem difícil mas não impossível. Tó estudando por conta própria e fazendo ADS, comprei o Deitel Java Como Programar e tó firme na linguagem. Se quiser me add no msn pra gente trocar umas idéias. T+.
Hah! Tbm trabalho com suporte. :lol:

Criado 19 de abril de 2011
Ultima resposta 27 de abr. de 2011
Respostas 10
Participantes 9