Complilção de Arquivos

Boa Noite senhores.
Eu sou iniciante em JavaWeb. Eu estou usando o livro use a cabeça Servlets & JSP. E estou tetando fazer os exemplos que vem no livro mas não estou conseguindo, porque nao consigo compliar os arquivos via cmd. Tentei usar o eclipse para ajudar, mas só complicou. Gostaria da ajuda de alguém no sentindo do exposto, para que eu possa dar continuidade ao processo de aprendizagem
Grato a todos

Olá.
A primeira dica é antes de passar para o javaweb tenha um conhecimento legal em java.

Verifica se você possue o JDK, que é o compilador do java, e não o JRE, que somente ler o arquivo. depois você terá que configurar ela na variável de ambiente.

Se você possui o Kit de Desenvolvimento Java i[/i] instalado, você só precisa chamar o javac.exe, que está no diretório de instalação deste. Navegue até este diretório, e chame o javac.exe passando como parâmetro o arquivo com o código fonte. Por exemplo:

javac Principal.java

Para não precisar ficar navegando até o diretório do JDK toda vez que quiser compilar, basta adicionar o diretório onde se encontra o javac no path de variáveis de ambiente.