Sou iniciante, nao manjei muito essa parada da interface e criar uma variável do tipo da interface e depois dar um “set no painel” (essa parte nao compreendi!).
Bem, primeiro, é ambiente desktop, nada de tags, web, js*.
Segundo:
Eu uso muito os botões salvar e fechar para forms, e também um painel de pesquisa com 3 campos (nome, sobrenome, matricula, por ex.)
O que eu quero, é evitar ficar copiando e colando e vasculhando código pra “reaproveitar” dessa forma. EU QUERO criar um painel com dois botoes por exemplo: Fechar e salvar, e gostaria que esse painel com 2 botoes funcionasse em qualquer form q eu utilizar.
Vou descrever o exemplo:
Eu criei o painel, adicionei os botoes (tudo no netbeans 6.5), salvei e gerei um jar.
O problema agora é que, eu coloco o componente em uma janela com um form, e quando clico no botao salvar desse compone te que criei, ele deveria chamar uma ação onde pegasse os dados do form, setasse em um objeto e salvasse no banco de dados.
Já em outra janela, eu nao tenho mais um form, eu tenho uma tabela, que exibe os dados do form, de vários forms que cadastrei, então, eu, como usuário quero deletar a linha de uma tabela, que representa um cadastro, enfim, detalhes a parte, o que eu tenho é uma lista de cadastros (objetos) e gostaria de que após apagar, quando eu clicar no botão salvar, do mesmo painel que criei como um componente, só que agora em outra janela, realizasse o update dessa lista de cadastros (objetos). Entendido?
Não preciso saber como fazer as operações ai, foi so um exemplo, eu quero mesmo saber como generalizar esse componente de forma que eu possa reutilizar ele em qualquer janela, em qualquer form.
Só mais um detalhe, esse componente já esta extendendo JPanel, quando eu crio um form, normalmente uso um JDialog, ou seja, a janela já extende alguma coisa, logo, não dá pra extender a classe desse componente na janela do form. Logo, tem que haver outra forma de interagir com esses botões genericamente. É isso que eu quero fazer!
Ficou mais claro? Se puderem me explique melhor como funciona o esquema da interface, e tipo, eu teria que criar esta interface no mesmo pacote do componente e depois qnd eu for usar eu tenho q implementar essa interface, correto? Mas ainda nao entendi o que o colega falou de setar o painel. Gostaria de ter isso mais bem explicado, agradeço muito a ajuda!