o que tu entende por “grid do tipo excel” ? Eu vejo que a JTable dá conta do recado.
O que vc quer dizer qto ao uso como excel, seria ter a tela cheia de grade sempre, e o cara vai colando pra baixo e nunca ter fim as grades da tela ? Assim como coluna? Já que JTable vc tem que explissitamente adicionar colunas e linhas…
O Excel tem o numero de linhas e colunas limitado. Vc pode adicionar linhas e colunas na sua JTable tb, suficiente para ninguem reclamar. Depios ve o que tá preenchido pra salvar.
Imagine uma janela onde vc vá lançar pedidos de vendas,
Em cima na tela, coloquei os campos básicos, tais como: cliente, número do pedido etc…
Agora os prdotuso eu quero fazer assim: colocar um “grid” (ou JTable) onde o usuário possa colocar um item, ou se ele quiser colocar mais, só em ele digitar enter, já surge uma nova linha para ele inserir o próximo item.
Tal “grid”, estará linkado com o Banco de dados, fazendo com que ao usuário digitar o código do produto, ele trará o restos dos dados do item no restante dos campos da linha como gatilho.
O número de linhas deverá ser indeterminado, onde acho que a idéia seja essa mesma, eu deixar “infinito” o número de linhas e depois apenas ler as que têm dados para gravar…
recentemente, havia um topico sobre incluir linhas automaticamente na jtable, ou seja, assim que o usuario digitar algum valor na ultima linha em branco, será uncluinda uma nova linha em branco. Ou seja, enquando o cara for digitando mais coisa pra baixo, mais vai crescendo. Vc pode tentar fazer isso.
Ou vc pode intervir com algum tipo de tecla de atalho, como ALT+INS para incluir uma nova linha em branco na Jtable.
[quote=paulinhohd]Agora os prdotuso eu quero fazer assim: colocar um “grid” (ou JTable) onde o usuário possa colocar um item, ou se ele quiser colocar mais, só em ele digitar enter, já surge uma nova linha para ele inserir o próximo item.
Tal “grid”, estará linkado com o Banco de dados, fazendo com que ao usuário digitar o código do produto, ele trará o restos dos dados do item no restante dos campos da linha como gatilho.
[/quote]
Por mais incrível que pareça, esse tipo de edição clássica normalmente é muito ruim para o usuário. Grids desse tipo tem problemas com scroll, espaço pequeno, dificuldade em integrar visualmente pesquisas, etc. O melhor é você ter uma opção de Novo… que abre uma janela para o usuário entrar com as informações.
[quote=mister__m]
Por mais incrível que pareça, esse tipo de edição clássica normalmente é muito ruim para o usuário. Grids desse tipo tem problemas com scroll, espaço pequeno, dificuldade em integrar visualmente pesquisas, etc. O melhor é você ter uma opção de Novo… que abre uma janela para o usuário entrar com as informações. [/quote]
Estou ciente disto, porém o desenvolvimento deve ser desta maneira, pois existem campos muito específicos, e já me foi cobrado assim, por isso que estou correndo atrás rs…
Pior que tem usuario ( final ) que adora esses grid: são mais dinamicos… rssss… E são uma boa portencagem
Dependendo do nive do grid, dá até mais agilidade mesmo.
Ou, faz uma linha no lado de fora do grid, e o cara preenche os campos e clica em inserir no grid
não que eu saiba, algo especifico pra vc. Vc pode procurar sobre adicionar listener no table model pra saber se houve alteração de valor ( TableModelListener ), tb listener pra escutar a digitação de uma tecla no JTable ( INS ou ENTER - KeyListener ).
Banco de dados é com vc atualização on-line não sugiro, mas vc pode atualizar conforme vai atualizando o model da jtable: no método setValueAt dela, ou quando mudar de linha ( SelectionModel.addSelectionListener na jtable )