Não sei se tem pronto, para implementar basta estudar sobre JTable.
brlima
o que tu entende por “grid do tipo excel” ? Eu vejo que a JTable dá conta do recado.
O que vc quer dizer qto ao uso como excel, seria ter a tela cheia de grade sempre, e o cara vai colando pra baixo e nunca ter fim as grades da tela ? Assim como coluna? Já que JTable vc tem que explissitamente adicionar colunas e linhas…
O Excel tem o numero de linhas e colunas limitado. Vc pode adicionar linhas e colunas na sua JTable tb, suficiente para ninguem reclamar. Depios ve o que tá preenchido pra salvar.
Seria essa sua ideia ?
paulinhohd
BrLima, a minha intenção é:
Imagine uma janela onde vc vá lançar pedidos de vendas,
Em cima na tela, coloquei os campos básicos, tais como: cliente, número do pedido etc…
Agora os prdotuso eu quero fazer assim: colocar um “grid” (ou JTable) onde o usuário possa colocar um item, ou se ele quiser colocar mais, só em ele digitar enter, já surge uma nova linha para ele inserir o próximo item.
Tal “grid”, estará linkado com o Banco de dados, fazendo com que ao usuário digitar o código do produto, ele trará o restos dos dados do item no restante dos campos da linha como gatilho.
Acho que é isso rs…
Valeu pela atenção…
paulinhohd
O número de linhas deverá ser indeterminado, onde acho que a idéia seja essa mesma, eu deixar “infinito” o número de linhas e depois apenas ler as que têm dados para gravar…
brlima
recentemente, havia um topico sobre incluir linhas automaticamente na jtable, ou seja, assim que o usuario digitar algum valor na ultima linha em branco, será uncluinda uma nova linha em branco. Ou seja, enquando o cara for digitando mais coisa pra baixo, mais vai crescendo. Vc pode tentar fazer isso.
Ou vc pode intervir com algum tipo de tecla de atalho, como ALT+INS para incluir uma nova linha em branco na Jtable.
paulinhohd
Ok, então vc me aconselha para este caso realmente usar o JTable???
Obs: Minha aplicação é um applet!
mister_m
paulinhohd:
Agora os prdotuso eu quero fazer assim: colocar um “grid” (ou JTable) onde o usuário possa colocar um item, ou se ele quiser colocar mais, só em ele digitar enter, já surge uma nova linha para ele inserir o próximo item.
Tal “grid”, estará linkado com o Banco de dados, fazendo com que ao usuário digitar o código do produto, ele trará o restos dos dados do item no restante dos campos da linha como gatilho.
Por mais incrível que pareça, esse tipo de edição clássica normalmente é muito ruim para o usuário. Grids desse tipo tem problemas com scroll, espaço pequeno, dificuldade em integrar visualmente pesquisas, etc. O melhor é você ter uma opção de Novo… que abre uma janela para o usuário entrar com as informações.
paulinhohd
mister__m:
Por mais incrível que pareça, esse tipo de edição clássica normalmente é muito ruim para o usuário. Grids desse tipo tem problemas com scroll, espaço pequeno, dificuldade em integrar visualmente pesquisas, etc. O melhor é você ter uma opção de Novo… que abre uma janela para o usuário entrar com as informações.
Estou ciente disto, porém o desenvolvimento deve ser desta maneira, pois existem campos muito específicos, e já me foi cobrado assim, por isso que estou correndo atrás rs…
Valeu… :lol:
brlima
Pior que tem usuario ( final ) que adora esses grid: são mais dinamicos… rssss… E são uma boa portencagem
Dependendo do nive do grid, dá até mais agilidade mesmo.
Ou, faz uma linha no lado de fora do grid, e o cara preenche os campos e clica em inserir no grid
Sei lá, tem tantas opções…
paulinhohd
Irei utilizar a JTable com as linhas onde vc só bate Enter mesmo para incluir a próxima, vc tem algum tutorial que possa me ajuda na implementação?
Onde mostra o acesso ao banco, inclusão etc…??
valeu! 8)
brlima
não que eu saiba, algo especifico pra vc. Vc pode procurar sobre adicionar listener no table model pra saber se houve alteração de valor ( TableModelListener ), tb listener pra escutar a digitação de uma tecla no JTable ( INS ou ENTER - KeyListener ).
Banco de dados é com vc atualização on-line não sugiro, mas vc pode atualizar conforme vai atualizando o model da jtable: no método setValueAt dela, ou quando mudar de linha ( SelectionModel.addSelectionListener na jtable )