Componentes Button - Dúvida em código, alguém pode ajudar, por favor?

10 respostas
Valder_Olmo_Correa

Pessoal, meu primeiro tópico no fórum, apesar de que já acompanho há algum tempo.
Estou iniciando os estuods de Java usando o livor “Java2 Ensino Didático, Desenvolvendo e Implementando Aplicações” da Editora Érica do autor Sérgio Furgeri.
Estou com uma dúvida na inclusão de componentes Buttons nas janelas. Outras dúvidas consegui resolver lendo novamente a teoria, evito perguntar as coisas, acho melhor tentar resolver por mim mesmo, mas esta aqui não estou entendendo.

Seguinte, o código é o seguinte:

import java.awt.*;
import java.awt.event.*;
import javax.swing.*;

public class Exemplo0903 extends JFrame implements ActionListener
{
	JButton b1,b2;
	ImageIcon icone = new ImageIcon("H:/Meus documentos/Minhas imagens/Imagens_Valder/Imagens_Internet/Yoda.jpg");
    public Exemplo0903()
	{
		setTitle("Inserindo botões na janela");
		setSize(350,100);
		setLocation(50,50);
		getContentPane().setBackground(new Color(180,180,180));
		b1 = new JButton("Busca", icone);
		b1.setHorizontalTextPosition(AbstractButton.LEFT);// Posição do texto
		b1.setBackground(new Color(100,180,180)); // Cor de fundo
		b1.setForeground(Color.black); // Cor do título
		b1.setFont(new Font("ScriptS",Font.BOLD,20)); // Define a fonte
		b1.setEnabled(true);
		b1.addActionListener(this);
		b1.setToolTipText("Pressione aqui para realizar uma busca");
		b1.setMnemonic(KeyEvent.VK_B);
		b2 = new JButton("Cancelar");
		b2.addActionListener(this);
		b2.setMnemonic(KeyEvent.VK_C);
		b2.setToolTipText("Pressione aqui para cancelar");
		getContentPane().setLayout(new FlowLayout()); // Gerenciador de layout
		getContentPane().add(b1);
		getContentPane().add(b2);
	}

public void actionPermormed(ActionEvent e) // Método implementado pelo ActionListener
	{
		if (e.getSource()==b1)
		{
			System.out.println("Botão 1 pressionado");
		}
		if (e.getSource()==b2)
		{
			System.out.println("Botão 2 pressionado");
		}
	}

public static void main(String args[])
	{
		JFrame janela = new Exemplo0903();
		janela.setUndecorated(true);
		janela.getRootPane().setWindowDecorationStyle(JRootPane.FRAME);
		janela.setDefaultCloseOperation(JFrame.EXIT_ON_CLOSE);
		janela.setVisible(true);
	}
}

Está dando erro na linha 5 com a seguinte mensagem:

“Exemplo0903 is not abstract and does not override abstract method actionPerformed(java.awt.event.ActionEvent) in java.awt.event.ActionListener”

Alguém por favor me dê uma ajudinha aí vai ! Como disse antes, já fiz de tudo, li, reli, revisei a teoria, mas não estou conseguindo ver nenhum problema no c´´odigo, que está igual ao do livro.

Desde já agradeço !

Valeu aí, galera !

10 Respostas

G

Boa tarde Valder Olmo Corrêa,

O problema esta na assinatura do seu método

public void actionPermormed(ActionEvent e)

O correto é:

public void actionPerformed(ActionEvent e)

Houve um problema de digitação ai…hehe
Abraços…qualquer problema é só postar.

Valder_Olmo_Correa

Então Gilsonpolito, muito obrigado, o pesoal já havia respondido em outro tópico, pois como sou novo aqui, não sei por que criei dois tópicos com esse mesmo teor.
Mas, esse erro não deveria ter dado na linha 33, onde há a assinatura do método ?

G

Olá Valder,

Na realidade não…o erro ocorre na assinatura da classe onde você define que implementará a interface ActionListener. Assim o compilador procura em seu código o método actionPerformed (exatamente com a assinatura passada no post anterior), caso o compilador não encontre esta assinatura, o mesmo mostra o erro na assinatura da classe dizendo que você deve implementar o método.

Espero ter conseguido esclarecer…qualquer coisa é só perguntar…

Abraços

Valder_Olmo_Correa

Olá, Gilson!

Beleza então, muito obrigado pelas dicas, depois que li os posts aqui fiquei bem esperto com esses problemas, já avancei bem depois desse exercício.
Diga-me uma coisa, estou estudando com o livro da Érica, mas tenho também o Deitel 6ª edição. Eu o acho muito prolixo, o cara escreve para caramba, mas, no começo, estudei pelos dois e aprendi umas coisas interessantes nele também, como a classe Scanner, por exemplo, o da érica usar BufferedReader.
O que você acha do Deitel, bom para iniciante ou devo aguardar mais um pouco para então começar com ele ?
E o Deitel é bom, nos dá condições para conseguirmos as certificações, para entrar no mercado de trabalho, etc.

Valeu mais uma vez !

obrigado !

G

Olá Valder Olmo Corrêa,

Qual seria o livro da Érica? Quanto ao livro do Deitel, acho que ele enrola um pouco para chegar no foco do problema realmente, prefiro os livros da série Core Java. Mas o Deitel é bom sim, você pode estuda-lo sem problemas.
Quanto a estudar para certificação indico o livro da Kathy Sierra pois é um livro específico para a prova, esses outros livros são para aprender os conceitos mesmos.

Abraços

Valder_Olmo_Correa

Gilson, o livro da Érica é o “Java2 Ensino Didático, Desnvolvendo e Implementando Aplicações”.

Eu o acho bem didático mesmo, com exemplos simples que vão evoluindo com o passar dos estudos. Comprei o Deitei por achar que com ele poderia aprimorar os conhecimentos depois do da Érica, pois parece bem completo.

Qual o livro da Keith ? E qual a Editora ?

Valeu aí, tá me ajudando bastante !

Abraços !

thundercas

Valter, você sabe onde tem esse livro em pdf???

Valeu!!

G

Olá Valder,

O livro seria o do link abaixo:
http://www.submarino.com.br/books_productdetails.asp?Query=ProductPage&ProdTypeId=1&ProdId=1808932&ST=SE

Pelo menos acho que é o mais cotado para certificação

Abraços

Valder_Olmo_Correa

Gilson, obrigado aí pela dica do livro da Kathy, quando terminar de estudar o livro da Editora Érica vejo se o compro.
Folhei hoje o livro do Deitel inteiro, bem rápido, e vi que no livro do Sérgio Furgei, da Érica, tem tudo o que tem no livro do Deitel. Lógico que o Deitel traz mais coisas, mas enrola demais.

Thundercas, fiz uma pesquisa rápida aqui e não encontrei nehum ods dois, nem o do Sérgio Furgeri e nem o do Deitel em PDF. Acho que não há nenhum dos dois em PDF não cara, se houver é cópia não autorizada. Qual deles você está querendo ?

thundercas

O Deitel eu tenho em PDF… Mas apenas a 4ª Edição… Eu queria mesmo é o Java2 Ensino Didático, Desenvolvendo e Implementando Aplicações…

Mas valeu pela força…

Criado 31 de dezembro de 2007
Ultima resposta 6 de jan. de 2008
Respostas 10
Participantes 3