Componentes GUI

Olá, já criei alguns tópicos aqui no GUJ e a galera é sempre muito receptiva e ajuda de verdade.

Quero me especializar em Java Web, estou estudando o livro do Deitel 8ª Edição e como é um livro um pouco antigo, ele utiliza conceitos ultrapassados, e minha maior dúvida é se eu devo estudar os conteúdos onde ele explica sobre Graphic User Interfaces, e não sei se deveria “ocupar” a mente estudando isso, ou se estudar isso é importante para entender o que acontece com frameworks, ou se é coisa da minha imaginação e um nem se relaciona com o outro.

Alguém poderia me dar um “norte” sobre o que eu devo estudar para não gastar meu tempo com coisas “ultrapassadas”.

Segue os sub-capítulos abordados no livro:

  • A nova interface Nimbus do Java
  • Entrada/saída baseada em GUI simples com JOptionPane
  • Visão geral de componentes Swing
  • Exibição de texto e imagens em uma Janela
  • Campos de texto e uma introdução ao tratamento de eventos com classes aninhadas
  • Tipos comuns de eventos GUI e interfaces ouvintes
  • Como o tratamento de evento funciona
  • JButton
  • Botões que mantêm o estado
  • JComboBox e uso de uma classe interna anônima para tratamento de evento
  • JList
  • Lista de seleção múltipla
  • Tratamento de eventos de mouse
  • Classes adaptadoras
  • Subclasse Jpanel para desenhar com o mouse
  • Tratamento de evento-chave
  • Introdução ao gerenciador de layout
  • Utilizando painéis para gerenciar layouts mais complexos
  • JTextArea
  • JSlider
  • Utilizando menus com frames
  • JPopupMenu
  • Aparência e comportamento plugável
  • JDesktopPane e JInternalFrame
  • JTabbedPane
  • Gerenciadores de Layout: BoxLayout e GridBadLayout

Ou isso tudo é para desenvolvimento desktop?

Estou completamente perdido sobre isso, devo me aprofundar nos assuntos abordados acima, ou pulo isso?

Meu desejo é tirar a certificação Programmer do Java, então não sei se devo estudar isso pra ajudar nessa parte também. ‘-’

E sempre bom estudar de tudo, mas nesse caso esse livro da enfase em Swing que e uma tecnologia que que nas próximas versões do java sera extinta, sendo subsistida pela javaFX, já que você deseja partir para web você pode pular esses capitulos é assim que terminar o livro, pode partir par um que de mais enfase em java web, uma boa pedida e o livro java web publicado pela Novatec que colocar a introdução de alguns dos principais Framework java , segue o link.

https://novatec.com.br/livros/javaparaweb2ed/

Era justamente esse meu medo Henrique. Estudar uma coisa descontinuada.

Muito obrigado, ajudou muito.