Conforme o seu exemplo uma pessoa teria um atributo funcionário…
Fexx
Nesse post eu explico de forma mais detalhada como funciona a composição junto com agregação:
qualquer duvida posta ai.
Abraços.
Fica com DEUS.
RafaelCassau
robertorp:
Olá, galera só tenho uma dúvida enquanto a isso.
Seguinte,
herança e quando herdo beleza.
exemplo:
uma classe pessoa , e uma classe funcionário que herda os atributos e métodos da classe pessoa.
composição seria como se eu tivesse uma interface pessoa e implementaria a interface pessoa na classe funcionário?
Obrigado.
na verdade a herança é um mecanismo de de abstração quer lhe permite reaproveitamento de codigo, porem quando é mal usada faz com que suas classes fiquem altamente acopladas o que é pessimo para o código, sendo assim existe uma outra maneira de vc reutilizar codigo implementado reduzindo o uso de herança, e nesse caso composição é usada, sendo assim e facil imaginar, por exemplo uma classe pessoa e uma classe funcionario, na teoria um funcionario herdaria de uma pessoa para ter acesso a seus atributos e metodos, caso essa reutilização fosse feita com composição vc teria uma classe pessoa dentro de funcionário, e todo atributo comum entre eles vc armazenaria em uma instancia de pessoa que esta dentro do funcionario, pros demais atributos vc teria que criar campos na sua entidade