Composição e herança -- dúvida enquanto composição como é?

3 respostas
R

Olá, galera só tenho uma dúvida enquanto a isso.

Seguinte,

herança e quando herdo beleza.

exemplo:

uma classe pessoa , e uma classe funcionário que herda os atributos e métodos da classe pessoa.

composição seria como se eu tivesse uma interface pessoa e implementaria a interface pessoa na classe funcionário?

Obrigado.

3 Respostas

E

Na verdade composição seria a relação TEM-UM

Conforme o seu exemplo uma pessoa teria um atributo funcionário…

Fexx

Nesse post eu explico de forma mais detalhada como funciona a composição junto com agregação:

qualquer duvida posta ai.

Abraços.

Fica com DEUS.

RafaelCassau

robertorp:
Olá, galera só tenho uma dúvida enquanto a isso.

Seguinte,

herança e quando herdo beleza.

exemplo:

uma classe pessoa , e uma classe funcionário que herda os atributos e métodos da classe pessoa.

composição seria como se eu tivesse uma interface pessoa e implementaria a interface pessoa na classe funcionário?

Obrigado.

na verdade a herança é um mecanismo de de abstração quer lhe permite reaproveitamento de codigo, porem quando é mal usada faz com que suas classes fiquem altamente acopladas o que é pessimo para o código, sendo assim existe uma outra maneira de vc reutilizar codigo implementado reduzindo o uso de herança, e nesse caso composição é usada, sendo assim e facil imaginar, por exemplo uma classe pessoa e uma classe funcionario, na teoria um funcionario herdaria de uma pessoa para ter acesso a seus atributos e metodos, caso essa reutilização fosse feita com composição vc teria uma classe pessoa dentro de funcionário, e todo atributo comum entre eles vc armazenaria em uma instancia de pessoa que esta dentro do funcionario, pros demais atributos vc teria que criar campos na sua entidade

Criado 26 de abril de 2013
Ultima resposta 26 de abr. de 2013
Respostas 3
Participantes 4