Compra da Sun[Resolvido]

10 respostas
R

Bom dia amigos,

Peço desculpas pela pergunta pois não sei se estou no fórum correto mas tenho uma duvida sobre a compra da sun. Gostaria de saber se existe alguma chance da linguagem Java deixar de ser código aberto e passar a ser cobrado algum tipo de licença para desenvolvimento com a linguagem, se não houver essa possibilidade como poderia provar isso a alguns amigos pois estamos a algum tempo discutindo o assunto sem ter nenhum documento para se apoiar.

desde já,
Agradeço a Atenção
Raphael Muller

10 Respostas

Lindberg

Bom dia

OOOOOOOOOOOOOOO pergunta boa !!!

Espero que continue aberto, pois a Oracle tem uma lista de soft free.
Eu enviei esta pergunta para uma empresa Oracle http://www.casasoft.com.br/portal/page/portal/cdspublico/funcionalidades/FaleConosco/EnviarMensagem

Acredito que esta resposta, vai da o que falar … :idea:
achei esse link que fala sobre o banco free: http://www.luis.blog.br/o-que-e-banco-de-dados.aspx

Felagund

muito dificil disso acontecer, e vai ter muita gente fazendo alarde em 3, 2, 1

fredferrao

Corram para as colinas[855]

Porque será que o Ser Humano sempre gosta de seguir pelo pior caminho??

Quando da compra da SUN pela Oracle teriamos dois pensamentos:

1 - Nossa agora sim o java vai pra frente, viva o java, agora essa linguagem vai ficar no topo mesmo, a Oracle é uma gigante da tecnologia, depende muito do java em suas ferramentas, então vai botar quente no java;

2 - Eita a Oracle comprou a SUN, é o fim do mundo, corram para as colinas, o java morreu;

Qual o caminho que escolhem?? Advinhem?? Depois de 666 topicos criados aqui no GUJ?? Mas o pior de tudo, sem embasamento nenhum para tal.

• Algum dia a Oracle falou em fechar o java ou cobrar dos desenvolvedores, em suma mudar a forma atual??? NÃO!!
  • Algum dia a Oracle prometeu evoluir o Java, e sempre manter uma Open JVM??? SIM, sempre desde os primordios da compra!!!
  • O java esta estagnado como na época da SUN? JAMAIS, JDK 7 e 8 ja estão ai, como todos sabem.

Então porque caguas d’agua, todos teimam em escolher sempre a opção 2, a do cataclisma???

josenaldo

Calma Fred.

O rapaz está justamente tentando evitar isso e buscando documentação para embasar sua opinião.

Acontece o seguinte: Java é uma tecnologia aberta. As definições são feitas por uma comunidade chamada JCP (Java Community Process).

A Oracle poderia fechar o Java? Legalmente, acredito que sim, Poderia simplesmente parar com a produção da versão opensource.

A Oracle ganharia algo fazendo isso? Não.

Se ela resolvesse fechar, perderia clientes, sofreria uma tremenda pressão dos outros participantes do JCP, sanções dos governos dos EUA e da União Européia, processos… Sem falar que seria arriscado acontecer o que aconteceu com o Open Office: seria criada uma nova fundação, seria feito fork… enfim, em 2 ou 3 anos a oracle perderia todo o controle sobre o maior ativo que ela adquiriu da sun.

Enfim, seria uma guerra, onde os programadores migrariam para outras linguagens, os clientes migrariam para outras plataformas, e a oracle acabaria sozinha com um elefante branco que se tornaria irrelevante em 10 ou 15 anos.

Você acha que a Oracle quer isso ou prefere desenvolver a linguagem e ganhar dinheiro?

fredferrao

:roll: :roll: Será que exagerei?? :lol: :lol:

Mas acho que o problema esta justamente ai, não era nem para esta discussão ter começado, é discutir algo que ninguem sabe, e que nunca houve motivação séria para tal, baseado apenas em achismos e suposições. Afinal, a única que saberia de alguma coisa(Oracle), sempre falou exatamente o contrario.

M

Antes de mais nada, nao tem nada no opensource que impeça de cobrar licença. Portanto eles podem muito bem manter o Java aberto e cobrar um prêmio por servicos ou produtos relacionados ao Java. Mas cobrar do zezinho que esta desenvolvendo na ponta? Acho que nao rola.

R

Oubrigado a todos, na verdade esta discução surgiu aqui onde trabalho , eu sou programador porem por enquanto trabalho com Visual basic, java só na faculdade, um colega de trabalho esta alegando que toda plataforma java começara a ser paga de alguma forma, mas eu tambem duvido muito disso pelos mesmos motivos apresentados. Fico grato pelo empenho de todos.

att,
Raphael Muller

AlissonSchneider

raphael_muller:
Oubrigado a todos, na verdade esta discução surgiu aqui onde trabalho , eu sou programador porem por enquanto trabalho com Visual basic, java só na faculdade, um colega de trabalho esta alegando que toda plataforma java começara a ser paga de alguma forma, mas eu tambem duvido muito disso pelos mesmos motivos apresentados. Fico grato pelo empenho de todos.

att,
Raphael Muller

Entendo!

Mas pede pra ele citar fatos que vai deixar de ser free

abrass

:wink:

maior_abandonado

juridicamente imagino que praticamente ninguém aqui pode afirmar com certeza mas na prática, se o Larry Ellison tiver afim de queimar dinheiro… bom ai até da…

josenaldo

raphael_muller:

att,
Raphael Muller

Sabe como é o nome disso que seu colega está fazendo? FUD.

Faça-se um favor: faça um vudu reverso* nesse rapaz.

• Vudu Reverso: Ato de surrar a pessoa alvo até o boneco vudu gritar de dor. Variante agravante: Vudu reverso com boneco mudo.
Criado 26 de janeiro de 2011
Ultima resposta 27 de jan. de 2011
Respostas 10
Participantes 8