Peço desculpas pela pergunta pois não sei se estou no fórum correto mas tenho uma duvida sobre a compra da sun. Gostaria de saber se existe alguma chance da linguagem Java deixar de ser código aberto e passar a ser cobrado algum tipo de licença para desenvolvimento com a linguagem, se não houver essa possibilidade como poderia provar isso a alguns amigos pois estamos a algum tempo discutindo o assunto sem ter nenhum documento para se apoiar.
Porque será que o Ser Humano sempre gosta de seguir pelo pior caminho??
Quando da compra da SUN pela Oracle teriamos dois pensamentos:
1 - Nossa agora sim o java vai pra frente, viva o java, agora essa linguagem vai ficar no topo mesmo, a Oracle é uma gigante da tecnologia, depende muito do java em suas ferramentas, então vai botar quente no java;
2 - Eita a Oracle comprou a SUN, é o fim do mundo, corram para as colinas, o java morreu;
Qual o caminho que escolhem?? Advinhem?? Depois de 666 topicos criados aqui no GUJ?? Mas o pior de tudo, sem embasamento nenhum para tal.
Algum dia a Oracle falou em fechar o java ou cobrar dos desenvolvedores, em suma mudar a forma atual??? NÃO!!
Algum dia a Oracle prometeu evoluir o Java, e sempre manter uma Open JVM??? SIM, sempre desde os primordios da compra!!!
O java esta estagnado como na época da SUN? JAMAIS, JDK 7 e 8 ja estão ai, como todos sabem.
Então porque caguas d’agua, todos teimam em escolher sempre a opção 2, a do cataclisma???
O rapaz está justamente tentando evitar isso e buscando documentação para embasar sua opinião.
Acontece o seguinte: Java é uma tecnologia aberta. As definições são feitas por uma comunidade chamada JCP (Java Community Process).
A Oracle poderia fechar o Java? Legalmente, acredito que sim, Poderia simplesmente parar com a produção da versão opensource.
A Oracle ganharia algo fazendo isso? Não.
Se ela resolvesse fechar, perderia clientes, sofreria uma tremenda pressão dos outros participantes do JCP, sanções dos governos dos EUA e da União Européia, processos… Sem falar que seria arriscado acontecer o que aconteceu com o Open Office: seria criada uma nova fundação, seria feito fork… enfim, em 2 ou 3 anos a oracle perderia todo o controle sobre o maior ativo que ela adquiriu da sun.
Enfim, seria uma guerra, onde os programadores migrariam para outras linguagens, os clientes migrariam para outras plataformas, e a oracle acabaria sozinha com um elefante branco que se tornaria irrelevante em 10 ou 15 anos.
Você acha que a Oracle quer isso ou prefere desenvolver a linguagem e ganhar dinheiro?
Mas acho que o problema esta justamente ai, não era nem para esta discussão ter começado, é discutir algo que ninguem sabe, e que nunca houve motivação séria para tal, baseado apenas em achismos e suposições. Afinal, a única que saberia de alguma coisa(Oracle), sempre falou exatamente o contrario.
Antes de mais nada, nao tem nada no opensource que impeça de cobrar licença. Portanto eles podem muito bem manter o Java aberto e cobrar um prêmio por servicos ou produtos relacionados ao Java. Mas cobrar do zezinho que esta desenvolvendo na ponta? Acho que nao rola.
Oubrigado a todos, na verdade esta discução surgiu aqui onde trabalho , eu sou programador porem por enquanto trabalho com Visual basic, java só na faculdade, um colega de trabalho esta alegando que toda plataforma java começara a ser paga de alguma forma, mas eu tambem duvido muito disso pelos mesmos motivos apresentados. Fico grato pelo empenho de todos.
[quote=raphael_muller]Oubrigado a todos, na verdade esta discução surgiu aqui onde trabalho , eu sou programador porem por enquanto trabalho com Visual basic, java só na faculdade, um colega de trabalho esta alegando que toda plataforma java começara a ser paga de alguma forma, mas eu tambem duvido muito disso pelos mesmos motivos apresentados. Fico grato pelo empenho de todos.
att,
Raphael Muller[/quote]
Entendo!
Mas pede pra ele citar fatos que vai deixar de ser free
juridicamente imagino que praticamente ninguém aqui pode afirmar com certeza mas na prática, se o Larry Ellison tiver afim de queimar dinheiro… bom ai até da…
[quote=raphael_muller]Oubrigado a todos, na verdade esta discução surgiu aqui onde trabalho , eu sou programador porem por enquanto trabalho com Visual basic, java só na faculdade, um colega de trabalho esta alegando que toda plataforma java começara a ser paga de alguma forma, mas eu tambem duvido muito disso pelos mesmos motivos apresentados. Fico grato pelo empenho de todos.
att,
Raphael Muller[/quote]
Sabe como é o nome disso que seu colega está fazendo? FUD.
Faça-se um favor: faça um vudu reverso* nesse rapaz.
Vudu Reverso: Ato de surrar a pessoa alvo até o boneco vudu gritar de dor. Variante agravante: Vudu reverso com boneco mudo.