Compra de Livros com desconto

24 respostas
luizhcp

Fala pessoal.

Sou só eu, ou vocês também acham caros os livros de tecnologia?
Toda vez que preciso comprar um livro é um deus nos acuda: pesquisar o menor preço, prazo de entrega, se aceita cartão, se parcela, etc, etc, etc.

Bom, estive pensando sobre o assunto e gostaria de saber o que vocês pensam a respeito: que tal montarmos aqui no GUJ um “clube do livro”? Acho que todos já fizeram isso em algum momento no colégio ou na facul.

Vou explicar melhor: poderiamos criar uma área aqui no forum onde o interessado em um adquirir livro criasse um tópico com o nome do livro, e algumas informações básicas do livro, como preço médio encontrado, autor, sinopse, indice, etc. Neste mesmo tópico poderão responder os usuarios que também se interessarem em adquirir o livro. Quando o uns 10 ou 15 (a título de exemplo) demonstrassem interesse, alguém (um dos interessados) poderia entrar em contato com a editora ou distribuidora e negociar um bom desconto para a compra em volume.

Com uma estratégia assim acho que poderemos conseguir preços bem mais em conta do que os praticados no mercado. O que acham?

Aguardo opinião de vocês.

Luiz

24 Respostas

Luca

Olá

Acho uma boa idéia. Também se poderia promover a troca de livros e até mesmo doação ou venda de livros usados.

Só uma observação sem querer ser doutor em português porque sei que isto é coisa que a gente lê por aí com muita freqüência: a gente pratica volley, basquete e coisas do gênero. Ninguém pratica preços. Isto foi um erro que se generalizou por aí do tipo do famigerado “a nível de”, do uso excessivo dos gerúndios e outros vícios que a gente se acostuma a ler e no fim incorpora erradamente.

[]s
Luca

luizhcp

É verdade, concordo com você Luca.
Essa área poderia motivar a venda, ou a troca de livros entre os usuários do Guj.

Sei que outros ainda não responderam ao post, mas será que você poderia ver com o pessoal da moderação a possibilidade de criar essa área?

Com relação ao português, eu até agradeço pela ajuda, só que neste caso o uso está correto: “praticar preços” se refere ao ato de precificar, ou a ação de dar preços a produtos, ou seja uma prática.

Só para você ter uma idéia, existe até um sistema do governo federal chamado BPPH - Banco de Preços Praticados na Área Hospitalar (idealizado por José Serra).

Abraços
Luiz

Luca

Olá

Vamos aguardar como a idéia evolui. Em princípio acho que a gente poderia colocar um tópico como fixo. Se mais gente estiver interessada, vou propor isto internamente no GUJ.

Talvez seja ranhetice minha de velho. O termo assim como citou está tão difundido que até em Portugal se usa. Os puristas da língua não recomendam. Não sou purista e nem mesmo tenho competência para ditar regras. Mas acho esquisito sempre que leio ou ouço e prefiro evitar.

[]s
Luca

felipebizz

Eu acho uma boa idéia…
Se todo mundo praticar os preços, vai ser bom para todos… :lol:

Abraço

Mavericks

Gostei da idéia.
luizhcp cria o tópico com o livro de seu interesse e vamos ver a aceitação da idéia.

erickles

Ótima idéia, apoiado.

L

òtima idéia…

Apoiado

Rubem_Azenha

A idéia é interessante.
Alguns livros tem preços meio salgados mesmos, mas as vezes vale a pena encomendar na amazon.com que fica mais barato.

D

Podemos divulgar por aqui também o link para baixar alguns livros clássicos?

Quase todos os livros bons e famosos das mais diversas linguages estão aí na net disponíveis para download.

Lembrando que no Brasil isso não é crime de direito autoral, crime seria lucrar com o produto, com a impressão e venda.

Apenas ler um livro ou escutar baixar e escutar mp3 não é crime.

wagnerfrancisco

Apoiado!

andrepestana

Tem certeza? :roll:

M

Luca:
Olá

Acho uma boa idéia. Também se poderia promover a troca de livros e até mesmo doação ou venda de livros usados.

Só uma observação sem querer ser doutor em português porque sei que isto é coisa que a gente lê por aí com muita freqüência: a gente pratica volley, basquete e coisas do gênero. Ninguém pratica preços. Isto foi um erro que se generalizou por aí do tipo do famigerado “a nível de”, do uso excessivo dos gerúndios e outros vícios que a gente se acostuma a ler e no fim incorpora erradamente.

[]s
Luca

Neste caso, companheiro, a gente praticaria “Volei”, “Voleibol” ou “Volibol”, que são como se diz em Português!
Mas que importância tem isto mesmo?
ABraços a todos!!!

E

Excelente idéia.

Andre_Brito

Apoiado.
Acho que não só livros de tecnologia como também outros tipos de livros. Eu sei de muita gente que lê bastante aqui.

P

Usualmente, eu importo livros de engenharia e informática da Amazon, biblio.com e bookshopofindia.com

Na última compra que efetuei, 15 livros me custaram aproximadamente 300 reais com o custo da entrega através de navio incluso (http://www.circuitolivre.org/drupal/node/44). Se você souber comprar as edições internacionais, acho que o preço não é tão alto assim.

hehehe, se você comprar a tinta para remanufaturar cartuchos, também é EXTREMAMENTE vantajoso imprimir ebooks: http://www.freebookspot.net/

Já os livros em português, eu prefiro pegá-los na biblioteca mesmo. Impossível comprá-los com os preços atuais.
Cem reais por um livro da editora Érika; por exemplo, é um absurdo.

Até mais,
PH

wagnerfrancisco

phph:
Usualmente, eu importo livros de engenharia e informática da Amazon, biblio.com e bookshopofindia.com

Na última compra que efetuei, 15 livros me custaram aproximadamente 300 reais com o custo da entrega através de navio incluso (http://www.circuitolivre.org/drupal/node/44). Se você souber comprar as edições internacionais, acho que o preço não é tão alto assim.

hehehe, se você comprar a tinta para remanufaturar cartuchos, também é EXTREMAMENTE vantajoso imprimir ebooks: http://www.freebookspot.net/

Já os livros em português, eu prefiro pegá-los na biblioteca mesmo. Impossível comprá-los com os preços atuais.
Cem reais por um livro da editora Érika; por exemplo, é um absurdo.

Até mais,
PH

15 livros, 300 reais? Fiquei de cara. Gastei mais de 100 só pra comprar o DDD (acho que foi 124 no total). Vou ter que dar uma olhada nisso aí. Se não se torna quase inviável, imagina, se fosse eu comprar 15 livros ia gastar 5 x o que tu gastou… haha

D

Que estranho, vejo livros de informática lá fora que custam entre 39 e 59 doletas. Logo, no dólar atual, 15 livros por 300 reais :shock: é muito pouco provável se for de informática.

v1c70r_f

Carinha, muto legal sua idéia!

Apoiado.

P

djemacao:
Que estranho, vejo livros de informática lá fora que custam entre 39 e 59 doletas. Logo, no dólar atual, 15 livros por 300 reais :shock: é muito pouco provável se for de informática.

Você está comparando duas coisas diferentes. Esse é o preço da Amazon para editores norte-americanas. Eu estou me referindo a edições internacionais indianas e chinesas. O padrão de qualidade dos livros é completamente diferente.

De fato, eram livros da área de telecomunicações e proteção elétrica e não da informática. Alguns de autores indianos também. Os textbooks geralmente custam entre $10 e $15 dólares: http://www.bookshopofindia.com/search.asp?searchon=subject&searchtext=Computer

Mas eu estou preferindo imprimir mesmo os livros de informática já que eu comprei 2L de tinta para impressora, hehehehe.

Havia um efeito interessante que abaixava bem esses valores: a taxa de câmbio entre o real e o dólar e entre o dólar e a rúpia ou renminbi. Agora, temos que esperar o câmbio voltar ao normal. Como o dólar tarifado é aquele válido para o dia do vencimento da fatura, é loucura importar algo nesse momento.

Veja em http://www.bookshopofindia.com. Pegue esse primeiro livro e olhe o preço na Amazon. Havia um vendedor chinês com uns preços muito bons em www.biblio.com, mas acho que o site tirou ele pelo fato de não ser permitido vender esses livros fora dos países aos quais ele foi destinado.

BOOK TITLE : Field & Wave Electromagnetics 2/e
AUTHOR : Cheng
PUBLISHER : Pearson Education Asia
UNIT PRICE : $9.23
QUANTITY : 1
TOTAL AMOUNT : $9.23

BOOK TITLE : Modern Power Electronics, 2nd Edn.
AUTHOR : P.C. Sen
PUBLISHER : S. Chand & Company
UNIT PRICE : $9.23
TOTAL AMOUNT : $9.23

BOOK TITLE : Electrical Power Systems, 4th Edi.
AUTHOR : Ashfaq Husain
PUBLISHER : CBS Publishers & Distributors
UNIT PRICE : $5.12
TOTAL AMOUNT : $5.12

BOOK TITLE : Fundamentals of Power System Protection
AUTHOR : Paitanakar, Bhide
PUBLISHER : Prentice Hall Of India
UNIT PRICE : $5.76
TOTAL AMOUNT : $5.76

BOOK TITLE : Electromagnetic Waves : Electrical and Electronics Engineering Series, 1/e
AUTHOR : Shevgaonkar
PUBLISHER : Tata Mc Graw Hill Publishing
UNIT PRICE : $5.76
TOTAL AMOUNT : $5.76

São livros muito bons. Os indianos estão de parabéns.

M

A idéia é boa, mas a galera teria de interagir bem rápido para valera a pena, caso contrário, aquele que quer o livro vai ter de esperar muito tempo.
É como baixar arquivos via torrent! :slight_smile:
Quem tem fome de livro tem pressa!

abelgomes

LuanMelo:
òtima idéia…

Apoiado

Apoiado ++;

maior_abandonado

apoiado++;

não sei se aqui é um bom lugar pra começar mais…eu tenho esse livro que não quero mais sobre compiladores… usei no meu TCC e ja cabei a graduação…

tenho mais interesse em troca do que venda… se alguém ai se interessar…

to querendo comprar o livro scjp da kathy, tb…

Michel_Sancovich

andrepestana:
Daniel_MV:

Apenas ler um livro ou escutar baixar e escutar mp3 não é crime.

Tem certeza? :roll:

2

luizhcp

malsan:
A idéia é boa, mas a galera teria de interagir bem rápido para valera a pena, caso contrário, aquele que quer o livro vai ter de esperar muito tempo.
É como baixar arquivos via torrent! :slight_smile:
Quem tem fome de livro tem pressa!

Legal pessoal. A idéia é essa mesmo: interação!
Só nessas duas páginas de posts já vi boas maneiras de conseguir bons livros.

Quanto ao ponto levantado pelo malsan, também é uma das minhas preocupações: como fazer isso funcionar sem que demore excessivamente?

Uma idéia é: Entrar em contato com algumas editoras e tentar negociar um desconto para associados do fórum (alguns GUJs já fizeram isso) em compras no site da editora. Dependendo da urgência, o usuário poderá verificar se existe interesse de outros no forum (e ai sim tentar negociar um desconto maior) ou comprar direto no site da editora (e pegar o desconto básico já negociado).

Bom… em vez de ficar levantando hipóteses vou ligar para algumas editoras e ver o que dá pra ser feito, depois posto aqui.

Forte abraço
Luiz

Criado 14 de outubro de 2008
Ultima resposta 15 de out. de 2008
Respostas 24
Participantes 19