Comprei o livro Desenvolvendo Aplicações Web com NetBeans IDE (Edson Gonçalves)
33 respostas
Marcio_Duran
Bom pessoal estou lendo esse livro e gostaria de saber se alguém também comprou e leu essa obra, o acabamento do livro e a apresentação realmente é impecável entretanto não tive muitas referencia aqui no GUJ poucos falaram sobre Edson Gonçalves, bom assuntos cruciais são explicados usando o NETBEANS e estou usando o IDE NetBeans 6.5 que ainda lhe dá a opção do Framework que você quer utilizar, quem estiver lendo as obras desse autor e quiser deixar aqui algumas observações eu agradeceria.
Gosto não só dos livros como do suporte do autor. Sempre bem comunicativo, responde as perguntas prontamente. Pelo menos não é daqueles que se esconde depois que escreve.
Marcio_Duran
[b]Muito obrigado, estava precisando dessas informações…
Valeuuu !!![/b]
D
Daniel_MV
Parece que esse livro é muito bom, eu gostaria de um desse nível só que para Eclipse.
Marcio_Duran
Netbeans já encadeia vários serviços configurados no Eclipse isso não ocorre você tem personaliza-los, mas acredito que o Netbeans seja uma fonte rica para aprender muita coisa, o autor cobre várias informações importantes e crucias ao desenvolvimento.
D
Daniel_MV
Netbeans já encadeia vários serviços configurados no Eclipse isso não ocorre você tem personaliza-los, mas acredito que o Netbeans seja uma fonte rica para aprender muita coisa, o autor cobre várias informações importantes e crucias ao desenvolvimento.
Legal esse ponto de vista pois a impressão que tive ao utilizar o Netbeans é de que ele faz muitas coisas pelo usuário, deixando o mesmo dependente da IDE quando se é um novato.
Marcio_Duran
Daniel_MV:
[Marcio Duran]
Legal esse ponto de vista pois a impressão que tive ao utilizar o Netbeans é de que ele faz muitas coisas pelo usuário, deixando o mesmo dependente da IDE quando se é um novato.
Temos ai dois fornecedores importante a IBM pelo Eclipse, e o Netbeans pela Sun Microsystems com certeza interesses comerciais existem, tanto de um fornecedor quanto para o outro, o que ninguém quer é perder tempo nessa guerra, e não é o consultor que deve por decidir, ele deve prover desenvolvimento e vantagem não se importando com players de mercado.
LPJava
o livro é bem prático e objetivo e o suporte do autor realmente, sem comentários. Hoje de manha ate conversei com o edson, ele mim falou que lancou um novo de ireport usando NB.
maior_abandonado
Marcio Duran:
… aqui no GUJ poucos falaram sobre Edson Gonçalves…
…quem estiver lendo as obras desse autor e quiser deixar aqui algumas observações eu agradeceria.
Abrass,
Marcio da uma pesquisada sobre aquele outro livro do mesmo autor, desenvolvendo aplicações web com jsp, servlets, java server faces… nos tópicos a respeito desse livro que não foram poucos aliais tem muitas opiniões… de rpeente te ajuda
Marcio_Duran
maior_abandonado:
. aqui no GUJ poucos falaram sobre Edson Gonçalves…
…quem estiver lendo as obras desse autor e quiser deixar aqui algumas observações eu agradeceria.
Abrass,
Marcio da uma pesquisada sobre aquele outro livro do mesmo autor, desenvolvendo aplicações web com jsp, servlets, java server faces… nos tópicos a respeito desse livro que não foram poucos aliais tem muitas opiniões… de rpeente te ajuda
Valeu vou fazer isso sim, alias estou inicialmente gostando da obra, achei poucas recomendações no GUJ, mas o livro é bem vendido e bem falado, acho que foi um bom investimento sim, inclusive no CD vem todos os arquivos para instalar.
Uma coisa que não consegui fazer mudando de assunto , e no site da sun microsystems baixar a versão do netbeans 6.5 em Inglês , na opção para abaixar no idioma ele dá essa alternativa mas depois de feito do download a instalação vai em portugues… todavia eu tenho ele na versão 6.0 que esta no idioma inglês, não sei o que passa.
abrsss
davidbuzatto
Marcio Duran:
Uma coisa que não consegui fazer mudando de assunto , e no site da sun microsystems baixar a versão do netbeans 6.5 em Inglês , na opção para abaixar no idioma ele dá essa alternativa mas depois de feito do download a instalação vai em portugues… todavia eu tenho ele na versão 6.0 que esta no idioma inglês, não sei o que passa.
abrsss
Na verdade, o NetBeans tem todos os idiomas que suporta empacotados dentro dele, já ouviu falar de i18n não é? Você pode fazer com que ele fique em inglês de algumas formas, sendo que duas dessas são:
1 - Mudando as opções regionais no seu SO
2 - Passando um parâmetro ao invocar o NetBeans.
Recomendo a segunda opção, sendo que para fazer isso basta utilizar o parâmetro --locale não precisando interferir nas opções regionais da máquina. A não ser que você não se importe em usar padrões de numeração, medida, etc, dos EUA :D.
Se usar Windows, vá nas propriedades do atalho e insira –locale en_US após as aspas de fechamento do campo destino.
Se estiver no Linux, altere o caminho do link adicionando o –locale en_US no final.
Abra o NetBeans e ele estará em inglês.
[]´s
Marcio_Duran
davidbuzatto:
abrsss
Na verdade, o NetBeans tem todos os idiomas que suporta empacotados dentro dele, já ouviu falar de i18n não é? Você pode fazer com que ele fique em inglês de algumas formas, sendo que duas dessas são:
Recomendo a segunda opção, sendo que para fazer isso basta utilizar o parâmetro --locale não precisando interferir nas opções regionais da máquina. A não ser que você não se importe em usar padrões de numeração, medida, etc, dos EUA :D.
Se usar Windows, vá nas propriedades do atalho e insira –locale en_US após as aspas de fechamento do campo destino.
Se estiver no Linux, altere o caminho do link adicionando o –locale en_US no final.
[]´s
Obrigado, deveria ter observado melhor o NetBeans, valeu vou procurar essas configurações , achei que era falha no site da Sun Microsystems !!!
[size=24]; )[/size]
wagnerfrancisco
davidbuzatto:
Marcio Duran:
abrsss
[]´s
Ou também tem um arquivo de configuração do próprio Netbeans que permite isso. No Linux quando ele é instalado por padrão cada usuário tem um diretório oculto (.netbeans) no $HOME. Dentro desse diretório tem arquivos de configuração. Dá pra mudar diversas coisas, dentre elas o idioma.
Abraço.
fredferrao
davidbuzatto:
Marcio Duran:
abrsss
[]´s
Uma vez coloquei desse jeito e ficou metade traduzido, tinha menus em ingles e menus em portugues, nao sei o que houve, se era a versao que tava meio bugada, sei la, mas desde entao uso apenas: “C:\Java\NetBeans 6.5\bin\netbeans.exe” --locale en apenas en. Vai de boa!
Marcio_Duran
É aquela coisa muita gente gosta de pixar o netbeans em relação ao Eclipse, mas uma coisa é certa se tiver suporte e obras entre livros e boa literatura vou passar a usar ele tranquilamente …
abrsssss
W
WilliamSilva
Quanto a usar o Netbeans em Inglês acrescente no final arquivo netbeans.conf " -Duser.language=en -J-Duser.region=US"
# ${HOME} will be replaced by JVM user.home system propertynetbeans_default_userdir="${HOME}/.netbeans/6.5"# Options used by NetBeans launcher by default, can be overridden by explicit# command line switches:netbeans_default_options="-J-Dorg.netbeans.modules.tomcat.autoregister.token=1227133577812 -J-Dorg.netbeans.modules.tomcat.autoregister.catalinaHome=\"C:\netbeans\tomcat\" -J-client -J-Xverify:none -J-Xss2m -J-Xms32m -J-XX:PermSize=32m -J-XX:MaxPermSize=200m -J-Dapple.laf.useScreenMenuBar=true -J-Dsun.java2d.noddraw=trueJ -Duser.language=en -J-Duser.region=US"# Note that a default -Xmx is selected for you automatically.# You can find this value in var/log/messages.log file in your userdir.# The automatically selected value can be overridden by specifying -J-Xmx here# or on the command line.# If you specify the heap size (-Xmx) explicitely, you may also want to enable# Concurrent Mark & Sweep garbage collector. In such case add the following# options to the netbeans_default_options:# -J-XX:+UseConcMarkSweepGC -J-XX:+CMSClassUnloadingEnabled -J-XX:+CMSPermGenSweepingEnabled# (see http://wiki.netbeans.org/wiki/view/FaqGCPauses)# Default location of JDK, can be overridden by using --jdkhome <dir>:netbeans_jdkhome="C:\jdk"# Additional module clusters, using ${path.separator} (';' on Windows or ':' on Unix):#netbeans_extraclusters="/absolute/path/to/cluster1:/absolute/path/to/cluster2"# If you have some problems with detect of proxy settings, you may want to enable# detect the proxy settings provided by JDK5 or higher.# In such case add -J-Djava.net.useSystemProxies=true to the netbeans_default_options.
E se o seu SO for Windows coloque o seguinte parametro no atalho para mudar a aparencia da IDE .: " --laf javax.swing.plaf.metal.MetalLookAndFeel"
maior_abandonado
e tem um que deve ser, o mesmo autor tem um livro para eclipse
não sei quanto a ser atualizado ou qualidade, mais pe do mesmo autor
edit… pagina do autor, lista completa dos livros, tem um chamado dominando eclipse tb… inclusive além desse q eu te mandei
http://www.integrator.com.br/livros.php
Esse não é Web, é mais antigo. Segundo o autor, ele está desenvolvendo um para a Web nos mesmos padrões do livro de NetBeans. Mas como ele me disso isso a quase 1 ano, pode ser que esteja terminando ou já terminou e está para ser lançado.
Marcio_Duran
Raramente eu compro um livro tecnico muitas vezes eu prefiro fazer cursos, mas na abordagem e explicação estou gostando, acho que vai dar pra se virar bem, em relação ao Eclipse na boa até acho legal mas estou vendo que ele vem muito cru perto do Netbeans.
Marcio_Duran
WilliamSilva:
Quanto a usar o Netbeans em Inglês acrescente no final arquivo netbeans.conf " -Duser.language=en -J-Duser.region=US"
# ${HOME} will be replaced by JVM user.home system propertynetbeans_default_userdir="${HOME}/.netbeans/6.5"# Options used by NetBeans launcher by default, can be overridden by explicit# command line switches:netbeans_default_options="-J-Dorg.netbeans.modules.tomcat.autoregister.token=1227133577812 -J-Dorg.netbeans.modules.tomcat.autoregister.catalinaHome=\"C:\netbeans\tomcat\" -J-client -J-Xverify:none -J-Xss2m -J-Xms32m -J-XX:PermSize=32m -J-XX:MaxPermSize=200m -J-Dapple.laf.useScreenMenuBar=true -J-Dsun.java2d.noddraw=trueJ -Duser.language=en -J-Duser.region=US"# Note that a default -Xmx is selected for you automatically.# You can find this value in var/log/messages.log file in your userdir.# The automatically selected value can be overridden by specifying -J-Xmx here# or on the command line.# If you specify the heap size (-Xmx) explicitely, you may also want to enable# Concurrent Mark & Sweep garbage collector. In such case add the following# options to the netbeans_default_options:# -J-XX:+UseConcMarkSweepGC -J-XX:+CMSClassUnloadingEnabled -J-XX:+CMSPermGenSweepingEnabled# (see http://wiki.netbeans.org/wiki/view/FaqGCPauses)# Default location of JDK, can be overridden by using --jdkhome <dir>:netbeans_jdkhome="C:\jdk"# Additional module clusters, using ${path.separator} (';' on Windows or ':' on Unix):#netbeans_extraclusters="/absolute/path/to/cluster1:/absolute/path/to/cluster2"# If you have some problems with detect of proxy settings, you may want to enable# detect the proxy settings provided by JDK5 or higher.# In such case add -J-Djava.net.useSystemProxies=true to the netbeans_default_options.
E se o seu SO for Windows coloque o seguinte parametro no atalho para mudar a aparencia da IDE .: " --laf javax.swing.plaf.metal.MetalLookAndFeel"
Ficou bom com --locale en_US , agora esses parametro vai reforçar o que em especifico !!!!????
LPJava
so um detalhe tem um parte do livro que está com um erro, nao lembro se essa, falei ate com o edson, e ele me enviou a parte correta, pois estava com uma duvidas meias doidas que nao batia com o estava no livro…
Marcio_Duran
LPJava:
so um detalhe tem um parte do livro que está com um erro, nao lembro se essa, falei ate com o edson, e ele me enviou a parte correta, pois estava com uma duvidas meias doidas que nao batia com o estava no livro…
Já fui convidado a corrigir erros de alguns livros de certificações em uma ocasião, mas em relação as erratas do livro do Edson Gonçalves acho que seria válido colocar aqui, estou procurando compreender o que o livro oferece no que esta prometendo em termos de conteúdo e informação pratica, na certa depois vou fazer meus comentários finais, após terminar de ler sua obra.
LPJava
bem eu descobrir isso nos estudos, mas ate onde sei nao foi publicado nenhuma errata sobre o livro.
CarlosEduardoDantas
do Edson so conheço o livro de relatórios com iReport… muito bom … foi bem útil na época.
AUser
Marcio Duran:
LPJava:
Já fui convidado a corrigir erros de alguns livros de certificações em uma ocasião, mas em relação as erratas do livro do Edson Gonçalves acho que seria válido colocar aqui, estou procurando compreender o que o livro oferece no que esta prometendo em termos de conteúdo e informação pratica, na certa depois vou fazer meus comentários finais, após terminar de ler sua obra.
Sério que você foi convidado a corrigir erros de livros de certificação? Puxa! Poderia dizer quais livros? Foram lançados?
Grato.
Marcio_Duran
AUser:
Sério que você foi convidado a corrigir erros de livros de certificação? Puxa! Poderia dizer quais livros? Foram lançados?
Grato.
Otimo, não vou rebater para ser um trunfo só meu…
Marcio_Duran
É importante mesmo recomendações de livros e autores b[/b], e até se for o caso colocar erratas e até dar dicas, mesmo porque isso reduz custo para todos aqui dentro e poupa tempo para quem quer fazer investimentos que não sejam despois frustrantes e equivocados.
AUser
Marcio Duran:
AUser:
Grato.
Otimo, não vou rebater para ser um trunfo só meu…
Ué Márcio, não estou te entendendo, não fiz nenhuma pergunta incoerente ou chata, só quis saber por curiosidade e admiração que livros foram esses que foi convidado à corrigir.
Marcio_Duran
Se não envolve-se interesses eu até faria observações mas é melhor não, são poucos os profissionais brasileiros que eu sei tem sucesso de vendas em livros de TI, forúm não é lugar para propor ou cogitar politica não procuro esse tipo de reflexo, mas se você tem sugestões para colocar sobre a obra do Edson Gonçalves, acharia interessante porque esta batendo record de vendas em alguns sites de ecommercer.
D
djemacao
É importante mesmo recomendações de livros e autores b[/b], e até se for o caso colocar erratas e até dar dicas, mesmo porque isso reduz custo para todos aqui dentro e poupa tempo para quem quer fazer investimentos que não sejam despois frustrantes e equivocados.
O autor Edson é muito aberto a sugestões e críticas. Inclusive, ele tem no site dele, na área de downloads, um pedido de ajuda para erratas, quando você baixa atualizações dos livros. Mas vejo de um ou outro, não de todos. Inclusive alguns livros ele se propõe a fornecer hospedagem gratuita por um período. Eu mesmo já reportei algo, porém, outro já havia postado na minha frente e já havia ganhado 2 meses de hospedagem Java gratuita. Vou tentar mandar um e-mail para o autor para ver se ele participa desta discussão.
Marcio_Duran
O autor Edson é muito aberto a sugestões e críticas. Inclusive, ele tem no site dele, na área de downloads, um pedido de ajuda para erratas, quando você baixa atualizações dos livros. Mas vejo de um ou outro, não de todos. Inclusive alguns livros ele se propõe a fornecer hospedagem gratuita por um período. Eu mesmo já reportei algo, porém, outro já havia postado na minha frente e já havia ganhado 2 meses de hospedagem Java gratuita. Vou tentar mandar um e-mail para o autor para ver se ele participa desta discussão.
Isso seria realmente importante, mesmo porque o livro cobre muitos dos assuntos que são cobrados no mercado JAVA e são recorrentes em termos de desenvolvimento entre outras decisões técnicas, quanto ao uso de uma tecnologia ou outra e porque devo optar por tal solução, o livro vai deste Frameworks J2EE/JEE até Ruby on Rails e ainda embarca em JRuby, é claro que a funcionalidade desses projetos exemplos, são casos de usos ficticios talvez pouco aprofundado, todavia iniciei a leitura desse livro a poucos dias, gostaria de saber se o Edson é palestrante ou também promove treinamento, não vi isso no site do mesmo, se puder chama-lo para conversar aqui no forum seria de grande valia.
abrass…
E
edsongon
Isso seria realmente importante, mesmo porque o livro cobre muitos dos assuntos que são cobrados no mercado JAVA e são recorrentes em termos de desenvolvimento entre outras decisões técnicas, quanto ao uso de uma tecnologia ou outra e porque devo optar por tal solução, o livro vai deste Frameworks J2EE/JEE até Ruby on Rails e ainda embarca em JRuby, é claro que a funcionalidade desses projetos exemplos, são casos de usos ficticios talvez pouco aprofundado, todavia iniciei a leitura desse livro a poucos dias, gostaria de saber se o Edson é palestrante ou também promove treinamento, não vi isso no site do mesmo, se puder chama-lo para conversar aqui no forum seria de grande valia.
abrass…
Márcio, tudo bom?
Apenas para lhe responder e talvez tirar eventuais dúvidas de outros leitores, o livro é uma síntese de vários assuntos que englobam o universo Java no desenvolvimento Web. A diferença está nos exemplos práticos, mostrados em uma sequência que acredito ser ideal para iniciantes, dando uma trilha para começar.
Abordei o RoR e JRuby por achar interessante o suporte da ferramenta e pelo apoio da Sun. Acho que um livro mais específico, como o lançado pelo Urubatan, seja o ideal para a pessoa compreender melhor o RoR.
Ao logo do livro, fiz questão de criar uns pequenos exemplos, mais completos, para estruturar melhor o iniciante, dando a ele a “sensação” de como é ter um aplicativo, embora pequeno, funcionando. O aprofundamento depois, porém, exige, claro, livro(s) específico(s). Por exemplo, talvez você use apenas Spring para fazer IoC, ou talvez utilize todo o seu arsenal. Para o básico mais comum, o livro explica. Para compreender o todo, é necessário um livro sobre sobre o assunto (o que existe aos montes em inglês). O mais importante é o leitor entender a base, fazendo com isso uso dos próprios manuais da linguagem ou frameworks, mais ou menos como uma escola de informática faz com seus alunos.
Quanto a respeito sobre mim, atualmente me dedico integralmente a minha empresa. Já dei aula, por muitos anos e, algumas vezes, faço palestras em faculdades e universidades. Em termos de JUG, como já sabe, pertenço ao DFJUG.
Agora, respondendo ao @djemacao, realmente adoraria que os leitores pudessem reportar erratas e também opinar. Não sei qual dos leitores, que estão em meu e-mail, pertencem ao GUJ, mas o Camilo Lopes, por exemplo, já deu algumas opiniões sobre assuntos que ele achou com pouca abordagem, não esclarecendo bem ao leitor. É graças a observações assim, que existe esse “livro dentro do livro”, com complementos extras que coloco em PDF junto ao CD anexo. A tendência é aumentar este conteúdo no CD e não no livro. A razão? Preço. A minha luta é trazer um livro mais barato aos leitores, uma vez que não comando o tamanho do livro e valor do conteúdo impresso após minha escrita.
Outras questões, se eu não puder responder aqui, podem me enviar no e-mail que aparece no livro.
Abraços a todos!
Marcio_Duran
edsongon:
Márcio, tudo bom?
Apenas para lhe responder e talvez tirar eventuais dúvidas de outros leitores, o livro é uma síntese de vários assuntos que englobam o universo Java no desenvolvimento Web. A diferença está nos exemplos práticos, mostrados em uma sequência que acredito ser ideal para iniciantes, dando uma trilha para começar.
Olá Edson tudo bom !!!
Gostaria em primeiro lugar de agradecer por ter vindo ao Forum do GUJ , acho de suma importancia um renomado escritor cuja sua obra é prestigiada tanto aqui como em outros sites, tem muita boa referencia, o que gostaria de colocar é que o livro tem assuntos que são recorrentes no mercado, mas pelo que já comecei a ler seu material ele aborta questões que são bem praticas no ambiente da IDE do NetBeans e praticas até então usadas no dia a dia de um desenvolvedor.
Abordei o RoR e JRuby por achar interessante o suporte da ferramenta e pelo apoio da Sun. Acho que um livro mais específico, como o lançado pelo Urubatan, seja o ideal para a pessoa compreender melhor o RoR.
Sim, acho mesmo em vista que ainda é um assunto novo e pouco se cogitam em dizer se Rails escala ou não com o mesmo porte ao legado que J2EE/JEE.
Ao logo do livro, fiz questão de criar uns pequenos exemplos, mais completos, para estruturar melhor o iniciante, dando a ele a “sensação” de como é ter um aplicativo, embora pequeno, funcionando. O aprofundamento depois, porém, exige, claro, livro(s) específico(s). Por exemplo, talvez você use apenas Spring para fazer IoC, ou talvez utilize todo o seu arsenal. Para o básico mais comum, o livro explica. Para compreender o todo, é necessário um livro sobre sobre o assunto (o que existe aos montes em inglês). O mais importante é o leitor entender a base, fazendo com isso uso dos próprios manuais da linguagem ou frameworks, mais ou menos como uma escola de informática faz com seus alunos.
Agente compra livro porque obras internacionais trazem release e caso de uso de forma complexa de se entender, acho que precisamos filtrar esses assuntos com didatica e seriedade nas informações, vida de consultor é garimpo quase diario no Google e networkting.
Quem escreve livro eu considero como uma autoridade e ainda que obras são destaques e bem faladas, espero que o falando em Java lhe convide nesse evento, é só a minha sujestão, do mais conforme for, vou colocando aqui minhas referencias e observações, que elevem o nível ao debate e aprendizado.
Abrsss…
N
neto163
Ontem pensei em comprar o livro, e hoje já estou de decisão feita. Pelo que ja foi falado, o livro deve ser muito bom. Deus seja louvado. Sucesso Edson.