Eu nao acho computacao dificil, porque nao eh dificil aprender novas linguagens, entender conceitos, usar frameworks etc etc. Quase todos os empregos que eu tive na vida tive que aprender a programar usando outra linguagem e sempre aprendi muito rapido, e acho que a maioria das pessoas sao assim.
O que eu acho dificil eh a aplicacao da computacao, por exemplo, agora eu trabalho num banco de investimentos o mais dificil nao eh a programacao em si mas aprender todos os termos e conceitos do mercado financeiro, entender o que eh orders, executions, options (nem sei como chama esse troco em portugues), etc etc etc. Pra mim esse eh o grande desafio entender a area que vc vai aplicar a computacao.
Nao acho que o usuario que eh “dificil” ( como falaram acima) , porque o analista que nao sabe explicar o que eh possivel e o que nao eh para o usuario, enteder o problema e propor a melhor solucao possivel, me desculpe, mas tem que considerar a mudar de area. Pelo meu entendimento ng tem mais conhecimento da area que ele trabalha do que o proprio usuario