Computação é fácil ou difícil?

20 respostas
moacirjava

Dentre tantas linguagens, técnicas, padrões de desenvolvimento de projetos e documentações, a computação tende a se tornar uma área complexa e detalhista, envolvendo vários tipos de pessoas com as mais variadas qualificações profissionais.

Na sua opinião, vc acha a computação fácil ou difícil? Porque?

20 Respostas

P

Eu não diria que é difícil, diria que é desafiante. Difícil é o usuário…

L

Disse tudo!!

LPJava

dificil seria algo muito abstrato nao? O que é dificil para vc pode ser facil para seu amigo ao lado… entao nao tem nao como difinir o que seria dificil…

Agora a questao dos usuarios… santa paciencia!!

luistiagos

a computação é a area mais dificeil e complexas que existe… pois a imensos conceitos e teoria…
ela é dificil pq pode abranger diversas areas diversos negocios… não é algo solido mas algo abragente… pode abranger desde sisteminhas cruds ate sistemas de fisica quantica com algoritimica quantica…
é algo muito abrangente… depende onde se foca…

Vinicius_Sartori

Como já dito acima, a complexidade está no usuário e não na área, as pessoas sempre querem mais, as vezes mais do que é possivel.

F

Concordo com isso. Acho a informática uma das áreas mais abrangentes, dificeis e que exigem grandes sacrificios para chegar a se tornar um bom profissional.

Cada área tem suas peculiaridades e níveis de complexidade, mas informática está entre as top nesse quesito, por isso que acho tão justo que um bom profissional seja bem remunerado, por que só quem se dedica e encara tudo que precisa ser encarado é que sabe tudo o que passou para se chegar a um nível pleno de conhecimento.

spycall

Isso é relativo.

Aquilo que nem sequer tentamos será sempre impossível.
Aquilo que começamos a tentar agora é difícil.
E aquilo que já fazemos há muito tempo tornou-se algo fácil.

LPJava

Medicina nao? Saber como salvar uma vida nao exige sacrificio, do médico… ou sera que um medico apenas com bacharelado é capaz de fazer tudo?

Claro que quando nos trabalhamos com T.I vamos sempre achar que computacao é o “cao” nao é bem assim… eu admiro bastante um BOM médico… por exemplo… No corpo humano nao compilador hehehe :smiley:

L

Já adianto que desenvolver sistemas comerciais é fácil! Por mais que vc precise fazer um sistema que use EJB e se comunique com outros via JMS com interface em JSF e bla bla bla. Isso será fácil! Se vc for desenvolver sistemas comerciais em Java, C# ou Ruby seu trabalho será facil. Vide pelo imenso número de pessoas que chegam a assumir que “odeiam computadores”, que falam que fora do trabalho não encostam em nada relacionado a programação e estão nesta área. Se fosse tão dificil quanto pregam algum esforço teriam que fazer certo?

Se vc quiser algo díficil e desafiador, na computação tem muito, mas com certeza é fora do desenvolvimento de sistemas comerciais.

Tvz vc desenvolva ferramentas para sistemas comerciais, como jBPM, vRaptor por exemplo, aí sim você terá desafios.
Mas sendo usuário delas vc não terá muita dificuldade.
Ou em um trabalho no Google ou Microsoft por exemplo.

Bom, essa é a minha opinião, quem não concordar, ao menos respeite!

F

Repare na parte em que fala, uma das áreas. Aí com certeza se inclui medicina e algumas outras.

el_loko

Difícil eu não acho que seja, acredito que exige muito estudo.

luistiagos

e oq exige muito estudo é oq??? alguem ja viu algo facil que precise de muito estudo e dedicação?
muito estudo == muito dificil

F

luistiagos:
e oq exige muito estudo é oq??? alguem ja viu algo facil que precise de muito estudo e dedicação?
muito estudo == muito dificil

Isso aí. Falou tudo!

ViniGodoy

Difícil para quem?

Se por difícil você quer dizer complexo, no meu caso, nunca achei muito difícil (também não achei fácil)…
Se por difícil você quer dizer trabalhoso, então é difícilímo (aliás, como qualquer outra área)… são anos de estudo e dedicação…

ViniGodoy

LPJava:
Medicina nao? Saber como salvar uma vida nao exige sacrificio, do médico… ou sera que um medico apenas com bacharelado é capaz de fazer tudo?

Claro que quando nos trabalhamos com T.I vamos sempre achar que computacao é o “cao” nao é bem assim… eu admiro bastante um BOM médico… por exemplo… No corpo humano nao compilador hehehe :D

Acho que existe até uma piadinha relacionada a isso.

Um dia um médico vai a um grande mecânico para consertar o motor do carro.
Depois de um tempo, o mecânico, intrigado, pergunta para o médico:

• Doutor, eu sou um bom mecanico. Também precisei de anos de estudo e sempre tenho que me atualizar. E, no fundo, nossas profissões são parecidas. Eu conserto o motor do seu carro, retiro o que está com defeito e dou um jeito de melhorar o que já funciona. Então, por que um médico ganha tão mais do que eu?
    Depois de pensar alguns segundos, o médico diz:
  • Tente fazer tudo isso sem parar o carro.
W

Eu nao acho computacao dificil, porque nao eh dificil aprender novas linguagens, entender conceitos, usar frameworks etc etc. Quase todos os empregos que eu tive na vida tive que aprender a programar usando outra linguagem e sempre aprendi muito rapido, e acho que a maioria das pessoas sao assim.

O que eu acho dificil eh a aplicacao da computacao, por exemplo, agora eu trabalho num banco de investimentos o mais dificil nao eh a programacao em si mas aprender todos os termos e conceitos do mercado financeiro, entender o que eh orders, executions, options (nem sei como chama esse troco em portugues), etc etc etc. Pra mim esse eh o grande desafio entender a area que vc vai aplicar a computacao.

Nao acho que o usuario que eh “dificil” ( como falaram acima) , porque o analista que nao sabe explicar o que eh possivel e o que nao eh para o usuario, enteder o problema e propor a melhor solucao possivel, me desculpe, mas tem que considerar a mudar de area. Pelo meu entendimento ng tem mais conhecimento da area que ele trabalha do que o proprio usuario

luistiagos

meu amigo vc esta se limitando apenas a CRUDs… COMPUTAÇÃO NÃO É SO CRUD!!!

rdantas

Facil/difícil talvez não sejam as melhores definições para a computação. Acredito que uma coisa fácil ou difícil é medida pelo nível de dificuldade que a pessoa tem em praticá-la. Mas como um camarada a alguns topicos acima citou, o lance é a complexidade!! Sim, computação é complexo.

W

Acho que vc precisa rever os seus conceitos sobre CRUD (ou ler e entender o que eu escrevi), o que eu falei nao tem nada a ver com crud.

//Daniel

Andre_Brito

Yes! :slight_smile:

Eu também acho difícil pegar um pouco a lógica das coisas. (tipo, existem diferentes pontos de vista de um problema, e isso é um problema, porque se você consegue consertar o problema de uma maneira ‘lenta’, você perde o cargo pra quem consegue consertar de maneira ‘rápida’).
Sinceramente, faço computação e acho trabalhoso desde o ano passado. Queria eu poder ter um relógio que parasse o tempo e eu pudesse ficar estudando. Desde que entrei na faculdade perdi namorada e parei de beber :frowning:
Mas vou começar novamente… pra desestressar :smiley:

Abraço!

Criado 19 de março de 2008
Ultima resposta 25 de mar. de 2008
Respostas 20
Participantes 14