Computação Pervasiva?

Bom dia galera do GUJ!
Esses dias um prof comentou comigo que há um jeito de desenvolver uma aplicação web “genérica” onde funciona tanto para dispositivos móveis quanto para pcs…
Eu não sei como exatamente funcionaria, mas pelo que eu entendi a aplicação consegue determinar o que está acessando-a e mostra a interface “ideal”, ou seja, se é um dispositivo móvel mostra somente akilo que pode ser visualizado por tal, já num pc mostra a aplicação completa.
Eu não sei se consegui me expressar direito… :roll:
Posteriormente o prof comentou comigo sobre computação pervasiva, e li algo que me pareceu ser a técnica utilizada para tal aplicação: “Nesta concepção, o computador ter a capacidade de obter informação do ambiente no qual ele está embutido e utilizá-la para dinâmicamente construir modelos computacionais, ou seja, controlar, configurar e ajustar a aplicação parar melhor atender as necessidades do dispositivo ou utilizador.”
Gostaria de saber se há alguém que conhece do assunto? Não digo tanto pelo de computação pervasiva, mas pela capacidade de fazer uma aplicação web “genérica” como eu disse acima…
Valeu pessoal :wink:

Eu acho que você está confundindo coisas bem diferentes.

É muito fácil adaptar uma página web de acordo com a mídia. Todo request HTTP (ok, a maioria deles) têm um valor dentro de si que identifica o browser e plataforma utilizado:

http://www.user-agents.org/

Você pode obtêr este valor e desviar o usuário para uma página criada especialimente para aquele dispositivo.

Bem que eu imaginei que não fosse a mesma coisa, pois ontém cheguei a ler outras coisas de computação pervasiva e vi que se tratava de algo diferente.
Será que poderia colocar um exemplo em código para mim?
Agradeço a resposta…
Tenha um bom dia :wink: