Computação quântica

10 respostas
H

A computação quântica dá seus primeiros passos, e para despertar a curiosidade, apresento o mini tutorial a seguir:

A computação quântica é baseada numa propriedade quântica descoberta
na década de 20 chamada ‘entanglement’. Esse termo foi cunhado por nada mais nada menos que Schrödinger (aquele do gato morto-vivo).

Essa propriedade, hoje considerada um recurso natural a ser explorado pela humanidade como é o caso do petróleo e eletricidade, consiste grosseiramente no seguinte: se eu mantiver duas partículas juntas um tempo suficiente, elas adquirem uma certa relação que pode ser manifestada mesmo que as partículas sejam separadas por QUALQUER distância. Einstein denominava esse fenômeno de ‘ação fantasmagórica a distância’.

A física quântica também postula que as partículas possuem uma natureza dual de partículas e ondas. A sua natureza de partícula só se manifesta quando está sendo observada, caso contrário ela existe como uma onda de PROBABILIDADE (chose de loque!!!), também chamada de função de onda. Ou seja, quando uma partícula é observada, ocorre o colapso da sua função de onda numa partícula.

Essas partícula ‘ligadas’ podem representar bits 0 e 1, neste caso, eles são
chamados de ‘qubits’, ou bits quânticos. A diferença entre um bit e um qubit é brutal: o bit fica quieto em 1 ou 0 enquanto o qubit fica num estado simultâneo de 0 e 1. Quando observado, ele se manifesta com 0 ou 1. O estado de um qubit antes de ser observado é então uma maior ou menor probabilidade de sua função de onda ‘colapsar’ em 1 ou 0.

Um computador quântico (que está sendo inventado), é um conjunto de qubits ligados através da propriedade de ‘entanglement’, o que os torna quanticamente coerentes – quando eu observar uma parte do sistema, todo o restante do sistema reage de maneira apropriada para não violar as leis da física quântica.

Foi confirmado teoricamente que com esses qubits eu posso construir qualquer circuito lógico convencional. A diferença fundamental entre um circuito lógico convencional e um quântico é que o quântico, está simultaneamente em todos os estados possíveis dos seus qubits. Isso é paralelalismo total!!

Somente nos últimos sete anos os cientistas conseguiram confirmar que os computadores quânticos estão equipados para resolver problemas de grande dificuldade para os convencionais. Por exemplo, a fatoração de grandes números primos (que permitiria a quebra de cifras criptográficas como o RSA) e a busca sequencial (onde não for possível usar árvores binárias).

A IBM já construiu uma simples máquina quântica composta de sete qubits.

É isso aí, gente. Para quem quiser saber mais, eis algumas chaves para busca na Internet:

• Shor algorithm
  • quantum bits
  • Grover search algorithm
  • wavefunction colapse
  • Schrödinger’s cat

10 Respostas

R

promissor hein… :roll:

J

TEsao tesao!!

Tinha lido algo sobre isso já a alguns anos (1 ou 2) sobre isso. Mas já está sendo implementado… que massa bicho… imagina só que tesao o paralelismo do processamento?! HiperThreading?! hahahaha vai ser nada :wink:

Cool a lot!

Hein Hypersoft, está estudando isso pra alguma coisa, ou é algo só por curiosidade?!

Abraços!

B

“jujo”:
TEsao tesao!!

Tinha lido algo sobre isso já a alguns anos (1 ou 2) sobre isso. […]

Cara, eu tb li, se não me engano foi na SuperInteressante, não? A matéria era muito legal!

D

Tem uma reportagem numa edição recente da Scientific American sobre o assunto, tbm é uma ótima fonte de referência

H

“jujo”:

Hein Hypersoft, está estudando isso pra alguma coisa, ou é algo só por curiosidade?!

Abraços!

Olá Jujo,

Sou engenheiro eletrônico de formação e físico de brincadeirinha – Adoro novidades científicas.

A última coisa interessante que descobri nos últimos dias foi que um cientista da Universidade de Teerã inventou um transistor de sóliton magnético. Sólitons são vórtices de padrão estacionário que mantêm a forma quando se propagando num sistema físico, mesmo se colidirem com outros sólitons (apenas mudam a fase). Eles foram descritos matematicamente em meados do século XIX. Os mais recentes semicondutores rodam a 8GHz. Este primeiro protótipo roda, ora vejam só, a 8GHz. Enquanto que os semicondutores estão condenados a não passarem muito desse valor, devido a efeitos quânticos indesejáveis, calor, etc., os sólitons podem brevemente chegar a 300GHz. Imagine um PC baseado no chip Octenium I 300 :!:

M

hipersoft para presidente!! Já!!! :amo: :bei: :yv: :yyeah: :amont:

uhehue, putz, e eu achava q eu gostava/sabia alguma coisa de física… :ynor:

R

hahaha boa matheus…

J

Cool a lot!!! :wink:

Sólitons… e afofofo… hahaha caraleo a 4… ahahhaa

Legal pra caraleo cara esses esquemas ai :wink: quero ser igual a vc quando crescer :wink:

Bahhh concordo com o matheus… tbm achava que sabia alguma coisa de eltrônica e física! :wink: Um dia ainda vou ter um pouco mais de tempo e vou pesquisar sobre essas paradas ai!

Abraços!

H

Até concordo… mas nada de mensalão, hein.

D

Até concordo… mas nada de mensalão, hein.

É verdade hipersoft, nada de mensalão, que negócio mais ridiculo este tal de mensalão. Hipersoft presidente e dok deputado, mas nada de mensalão, tem que ser quinzenão

:lol:

Criado 20 de janeiro de 2004
Ultima resposta 6 de jul. de 2005
Respostas 10
Participantes 6