Computadores de bordo

Olá, estou pesquisando sobre desenvolvimento para sistemas embarcados, em especifico computadores de bordo de carros , fiz algumas buscas e não encontrei muita coisa, é uma pesquisa só a nivel de conhecimento mesmo, nada muito formal , gostaria de saber se existe uma API ou alguem tem algum link relacionado para indicar :?:
antecipadamente Obrigado.
flws

Não sei se é utilizado Java em algum desses que vc citou.
Mas apenas como referência sei que boa parte dos aviões de combate tem a sua avionica desenvolvida em ADA.
Talvez se vc pesquisar por ADA encontre alguma coisa.

[quote=pyro]Não sei se é utilizado Java em algum desses que vc citou.
Mas apenas como referência sei que boa parte dos aviões de combate tem a sua avionica desenvolvida em ADA.
Talvez se vc pesquisar por ADA encontre alguma coisa.[/quote]

:DEntendo, Obrigado vou pesquisar sobre ADA, mas extendendo o assunto, uma vez ouvi falar sobre o uso de java realtime em pequenos sistemas embarcados de submarinos da marinha USA, voce acha que essa informacao possa ser verdadeira? voce saberia me dizer algum sistema embarcado que usa java?
vlw

Olha, nunca trabalhei diretamente com hardware destinado a fins militares.
Mas é provável que alguns sistemas realmente utilizem Java (pois Java foi concebido para ser utilizado nesses tipos de dispositivos), certa vez li em algum lugar (não lembro onde) que Java tinha uma alta resistência na área militar por não adotar herança múltipla, era alegado que linguagens como ADA por implementarem herança múltipla davam mais recursos ao desenvolvimento da tecnologia.

Se bem que eu acharia interessante algum software para prover HUD ou assimilação de alvos em um avião de caça ser desenvolvido em Java.

[quote=pyro]Olha, nunca trabalhei diretamente com hardware destinado a fins militares.
Mas é provável que alguns sistemas realmente utilizem Java (pois Java foi concebido para ser utilizado nesses tipos de dispositivos), certa vez li em algum lugar (não lembro onde) que Java tinha uma alta resistência na área militar por não adotar herança múltipla, era alegado que linguagens como ADA por implementarem herança múltipla davam mais recursos ao desenvolvimento da tecnologia.

Se bem que eu acharia interessante algum software para prover HUD ou assimilação de alvos em um avião de caça ser desenvolvido em Java.[/quote]

:lol:vlw pelos esclarecimentos… ja comecei a pesquisar sobre ADA… você ja programou com java RealTime?

Ainda não, mas quem sabe um dia.