Computadores Quânticos

Li recentemente que os computadores quânticos que estão em desenvolvimento, poderiam resolver em 30s processamento que levaria 10 bilhões de anos se fosse executado nos computadores atuais… A minha pergunta é: que tipo de processamento levaria tanto tempo assim? Fiquei curioso sobre o assunto…

Talvez algum algoritmo de criptografia…quem sabe :roll:

Olá

Montar uma tática para o meu time (Flamengo) ganhar de alguém.

[]s
Luca

Qualquer algoritmo de complexidade não polinomial com variáveis de tamanho razoável pode demorar isso.
E há muitos e muitos problemas não polinomiais por aí.

[quote=Luca]Olá

Montar uma tática para o meu time (Flamengo) ganhar de alguém.

[]s
Luca[/quote]
Ou para o meu palmeiras ganhar a libertadores novamente !!! :thumbdown:

Problemas que necessitem testar todas as possibilidades para achar um resultado confiável(os Não-Polinomiais que a Bani citou),criptografia ultra-hipeer-pesada,simulação, e estudos no campo da Proteômica, que visam mapear todas as proteínas de um indivíduo.
Eu vou escrever algo detalhado sobre o assunto quando o blogue entrar no ar.Mas por hora, leia isso aqui:
http://conhecimento.incubadora.fapesp.br/portal/wiki/Computa_c3_a7_c3_a3oQu_c3_a2ntica

Obs:Baixe o PDF desse site! :wink:

Problemas físicos, resolução de matrizes de … (desculpem, eskeci o nome da droga, mas é uma matriz, onde sao colocados dados, e são cruzadas informações afim de “prever” algum tipo de desastre, ou qualquer outra coisa)…

Bom, vejam um exemplo simples, o exemplo da fatoração, nem me lembro qual é o limite atual que nossos processadores conseguem calcular, mas é infinitamente baixo…

são os calculos de previzão,com por exe ,como estara o planeta daqui a mil anos,eles terão um previsão esata.

previzão esata, mesmo?! :smiley:

O Problema que mais os EUA querem resolver é como quebrar chaves de criptografia de chave pública (RSA). Com um número de 128 bits um computador pode levar até 400 quadrilhões de anos pra quebrar. O problema consiste em fatorar números em um par de primos muito grandes. Com os computadores quânticos os EUA poderiam quebrar as chaves de maior segurança da atualidade (Chaves com 128 bits ou mais). Dai tanto investimento do tio san nesse tipo de computação.

Não acho q isso seja possível. Se uma borboleta pode causar um tufão do outro lado do mundo (teoria do caos), é meio difícil ter tal previsão exata ou previzão esata :shock:, como queira.

Não só ele teria tal poder.

Só lembrando q os humanos se adaptam. Vão acabar criando uma chave de maior segurança. Afinal, se existem pessoas (cientistas) investindo na computação quântica, também vão existir outras tentando inventar uma chave mais segura. É semprea assim.

Na verdade já criaram a criptografia quântica. Ela usa propriedades da física quântica para ser indecifrável. Ela se baseia na polarização de fótons. Não existe como medir um estado de um objeto quântico sem destruí-lo, então, se alguem tentar ler o estado de um fóton, ele é destruído e é detectada a intrusão. Assisti uma palestra de um professor da UFRJ que mostro que na Europa já fabricaram um aparelho de criptografia quântica. Ele transmite os fótons via fibra ótica.

Dá uma lida aqui: http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=010150060224

Alguns bancos na suíça fazem suas transações bancárias usados protocolos de criptografia quântica há mais de três anos.

É que ele escreve do jeito que lê :lol: