Se você não conhece o hardware as coisas ficam um pouco mais difíceis…
Eu dei a idéia de comparar o estado lógico da serial quando esta é comandada pelo programa em C++ e quando é comandada pelo Java porque, segundo o que você falou, o negócio funciona com o C++ e não com Java, certo? Isso pode ser algum pino de controle da serial que está entrando num estado lógico diferente e fazendo com que não funcione…
Assim, de cara, seria a primeira coisa que eu testaria.
Também tenha em mente que o erro pode estar em qualquer lugar… Firmware, software ou rádio… Ou ainda na integração de alguma dessas partes com outra… E por isso fica difícil prestar uma “ajuda remota” que preste. (Palavra de quem já se bateu muito com isso, hehe).
Aconselho o seguinte… Teste cada parte desse sistema em separado. Por exemplo: faça um teste de loopback (curto circuitar pino TX com RX) na serial do PC e teste seu programa java… Veja se ele envia e recebe normalmente os caracteres. Faça um programinha básico com o MSP pra testar a serial tb… Depois que estes dois passos derem certo, vc integra os dois (MSP e Java) e testa eles em conjunto… Pode parecer meio demorado, mas se você sair “caçando” o problema no escuro é pior.
Ah! Pra verificar os estados dos pinos da serial você pode executar o programa que controla a serial e medir com um osciloscópio ou um multímetro mesmo… Sabe usar algum deles?
Outra opção é encontar um software que verifique o estado desses pinos (eu nao sei o nome de nenhum pq sempre usei o multímetro…).
Vai postando o andamento da coisa ae…
[]s.