Comunicacao em rede

Seguinte, numa aplicacao cliente-servidor, preciso enviar as consultas do banco feitas no servidor para o cliente, pela rede usando RMI.
Eu fiz isto enviando os ResultSet´s do servidor pro cliente, so q deu uma excecao (NotSerializable Exception). Dai qual dos 2 metodos eu faco p resolver melhor o problema (enviar os dados da consulta)?

1- Criar 1 classe q implemente Serializable e jogue o ResultSet dentro de um atributo desta classe e enviar um objeto dela pela rede com os ResultSet´s.

2- Extrair os dados dos ResultSet´s no servidor, jogando-os numa String[][], onde a primeira linha seriam os metadados e as demais os dados e so entao enviar esta String[][] pela rede.

Obs: Eu n tive tempo de testar, mas vo testar o qto antes, porém eu to achando q devido o objeto ResultSet n ser serializavel, msm ele dentro de uma outra classe q implemente Serializable, como na solução 1, dará problema qnd for enviar pela rede. O q vcs acham? Concordam cmg?

Quem ja fez algo do tipo e tiver algum codigo, posta ae p ajudar. Vlws…

Para uma classe ser serializável, não é suficiente que ela implemente Serializable. É necessário que todos os seus atributos não transientes sejam serializáveis. Por isso, se você criar uma classe que “implements Serializable” mas tenha um atributo não serializável (ResultSet), você não conseguirá serializar um objeto dessa classe.

entao eu terei de fazer pelo 2º modo, confere?

existe outro modo mais facil de se fazer isso (passar consultas a banco)?

Thingol, kd vc? :smiley: