Comunicacao entre clientes JavaFx e BD

2 respostas
Luiz_Seadorf

Sou bem iniciante, espero que me ajudem.
Quero fazer um sistema com no maximo 3 clientes, acessando um BD oracle.
Penso em fazer um cliente em JavaFX (ou Swing) que ao iniciar busca os dados do BD no servidor e preenche um ArrayList.
O caso e´que preciso que uma modificacao no BD feita por um cliente avise os outros clientes imediatamente, para que eles atualizem os dados
em seus respectivos ArrayList.
Podia fazer o cliente como um aplicativo JavaFX e usar RMI para comunicação cliente-servidor ?
Ou seria melhor rodar o cliente javaFX na web e usar web services ? Uxava um servlet no servidor web que receberia a requisicao do aplicativo JavaFX, atualizaria o BD, depois informava ao cliente se a operacao foi bem sucedida e em seguida avisava os outros clientes que estiverem online.
Alguem pode opinar sobre o melhor caminho, sugerir fontes de leitura ou exemplos ?

Obrigado

2 Respostas

Jesuino_Master

Criar um WEB Service REST e consumir ele dentro da aplicação JavaFX?

Luiz_Seadorf

Obrigado pela resposta, vou pesquisar.
Basicamente, eu queria enviar do cliente um objeto e a informaçao sobre qual operação CRUD deve ser executada no BD usando aquele objeto. Aí dependendo da tabela envolvida, existe a necessidade de fazer um update nos outros clientes. Por exemplo, num cadastro de clientes, se este for marcado como inadimplente, e´desejavel que as outras filiais recebam essa informaão o mais rapido possivel. Ou uma alteraçao importante no estoque. Nem sempre existe essa necessidade, apenas em alguns casos.