Comunicação entre JInternalFrame

Primeiramente…eu já visualizei muitos topicos relacionados a esse tipo de situação, inclusive em forums em ingles,
mas creio que esta possa ser uma exceção e é por isso que estou criando mais um topico…

Conforme segue a imagem do sistema (está feio e eu sei disso >.< ) o JIF (Consulta Cliente) devera mostrar uma mensagem
no TextArea do JIF Log.

(Achei melhor deixar o link pois o printscreen estava gigante…)

http://i.imgur.com/jqI0maV.png

Para tentar explicar melhor a estrutura do sistema, ele esta dividido da seguinte maneira:

  • Main (Menu, Desktop, e.g) este aqui adiciona os JIF e inicializo estes logo no inicio
  • JIF Clientes + Log

Segue alguns trechos das classes

-> JIF Gerenciamento de Clientes


public class ClientManagement extends JInternalFrame {
    
    private Log showLog; //atributo de referencia para a classe Log

No tratamento de busca faço o seguinte:

else { //sem resultados, apresento a mensagem..
            showLog = new Log();    
            String msg = &quot;Cliente Inexistente&quot;;    
            showLog.exibeLog(msg); //exibeLog (metodo na classe Log para atualizar o TextArea)
        }

Na classe Log:

public void exibeLog(String msg) {
        
        System.out.println(msg); // este aqui funciona perfeitamente com a mensagem do outro JIF

        txa.append(msg); // Só funciona com o jbutton na propria classe
        txa.append(&quot;\n&quot;);
    }

O meu topico foi criado justamente por uma duvida principal…por que a mensagem vinda do JIF (Gerenciamento de Cliente)
é executada atraves do System.out.println com exito mas… o TextArea não mostra nehuma informação?

ps:. Até coloquei o jButton no JIF Log para ver se o TextArea estava travado, mas esta tudo correto.

Seria algum problema de acesso?
Já troquei de private para public (ajudaria em algo?)
Devo instanciar algo que estou esquecendo?
Existem alguma pratica correta para este procedimento ou seria possivel ser feito nesta estruturação ?

Deixem pelo menos a opiniao de voces, ou outras sugestões.

Para simplificar, eu só quero criar um JInternalFrame que receba e que mostre exceptions, erros, validações e outras informações como uma janela de log.
Caso alguem tenha uma segunda ideia irá ajudar muito !

Att,
Diego ecr