galera tenho q fazer um programa ( chat )…q se comuniquem entre a porta paralela ou serial…so q eu gostaria de controlar a camada de enlace…
alguem pode me dar uma dica de como posso fazer isso ?
valeu
galera tenho q fazer um programa ( chat )…q se comuniquem entre a porta paralela ou serial…so q eu gostaria de controlar a camada de enlace…
alguem pode me dar uma dica de como posso fazer isso ?
valeu
Para a porta serial é mais fácil - basta você fazer um cabo “null-modem”. Só que dá um bom trabalho.
Para a porta paralela é bem mais complicado, e hoje em dia, convenhamos, é melhor usar um cabo especial USB-USB que volta e meia você vê vendendo por aí. É parecido com isto:
http://www.usb-port.com/bf7311.html
(Não, não dá para fazer um cabo desses só com um ferro de solda. É preciso ter um chip especial).
e a nivel de programação ??
No caso da serial, você pode até tentar usar o JavaComm. Boa sorte.
No caso da paralela, você precisa acessar os bits da porta paralela diretamente, o que não pode ser feita com a JavaComm.
Kra, tem esses dois links para comunicação da porta serial e paralela:SERIAL: AQUI
e Pararela:
AQUIflw
Pois é, o primeiro passo é escrever na porta, mas o segundo e mais necessário será utilizar um protocolo para comunicar de fato os dois PCs.
Tudo depende do objetivo para fazê-los se comunicar (que não pela rede).
No caso da serial, você pode até tentar usar o JavaComm. Boa sorte.No caso da paralela, você precisa acessar os bits da porta paralela diretamente, o que não pode ser feita com a JavaComm.
Bom, da última vez que eu pesquisei, e desculpe se eu estiver errado, a JavaComm não existia mais no site da Sun. O que eu achei como alternativa foi o pacote RXTX, que utiliza os mesmos métodos da Javacomm.