Olá, estou abrindo este tópico para perguntar se alguém conhece alguma api para comunicação serial em java que não seja: Javacomm (a api da sun que não está disponível para win), RxtxComm (o melhor cenário que consegui), Giovynet serialport e SerialIO (esta última não usei pq é paga). Estou perguntando isso por que tenho um software que faz intenso uso das portas seriais dos micros (em torno de 10 mil escritas/leituras) e nesse cenário já testei essas api’s porém elas em algum momento apresentam problema na leitura de dados na porta, esse problema não está ligado a configuração até mesmo por que eles acontecem de 3 à 5 vezes no dia, mas pata isolar as api’s gostaria de testar mais uma para ai sim procurar o problema em outro lugar (sistema operacional por exemplo).
O principal problema está ligado ao tempo na leitura de dados na porta muitas vezes ela não acontece ou a leitura leva um tempo que está acima do permitido (2 seg’s).
Você precisa arranjar um analisador de linha serial (se é que isso se chama assim, não sei mais como é que se chama isso) para ver se o tal dado demora para ser recebido ou então é o transmissor que não manda os dados em tempo hábil. Não sei que coisa é que está transmitindo os dados seriais para você.
Eu to usando o hdd serialmon como snifer serial, e o que está se comunicando com a aplicação é um módulo acionador de relés sendo que ele utiliza um sensor de presença para realizar os acionamentos, eu já pensei que pode ser o windows que está demorando ou até mesmo perdendo os dados que chegam na porta, mas ainda assim com já citado é um problema que não é constante, ele acontece em periodos variados ao longo do dia.
Pode ser que o módulo esteja demorando para devolver a resposta, mas ainda sim preciso ter a máxima certeza que não a causa não é a api, já coloquei diversos pontos de log na aplicação e ao que tudo indica o que está acontecendo é que a leitura está se perdendo ou levando muito tempo para acontecer.
Desde já agradeço pela atenção