Prezados colegas,
Estou precisando muito utilizar comunicação serial com Java para enviar e receber dados com um microcontrolador e após ler um bocado de coisas na internet e neste Fórum muita coisa ainda está confusa:
Tem gente que diz que a API JavaComm funciona no Windows XP, outros não; alguns dizem que o que a faz funcionar ou não são lugares para onde vão os arquivos ou linhas extras nos arquivos de configuração; outros dizem que é preciso o RXTX e outros não, enfim, não dá para entender nada!!! Não existe um consenso… já li também o tutorial do GUJ mas não me ajudou em nada porque continuo sem conseguir rodar minha aplicação de teste.
O que entendi até o momento é:
-
Existem 2 versões da API da Sun JavaComm: a versão 2.0 que suporta somente Win32 (e vem com a tal win32com.dll) mas que parece que não funciona no WinXP e a versão 3.0 que a Sun retirou o suporte ao Windows e que passou a suportar Linux e Solaris (esta versão com shared objects do Linux no lugar da DLL do Windows)…
-
Existe o RXTX, também freeware porém de terceiros, que possui uma espécie de driver genérico para porta serial tanto no Windows como no Linux e se entendi corretamente, possui também 2 versões, uma que dispensa o uso da JavaComm e outro que a utiliza.
Gostaria que alguém explicasse o seguinte:
-
O que eu expliquei acima está certo??? Caso não, o que está errado? Alguém seria capaz de fazer um resumo correto e claro sobre isso?
-
O que eu preciso é desenvolver a aplicação em Windows XP porém quando a mesma estiver pronta, executar em Linux. Qual a melhor opção então?
-
Eu já alguma coisa das documentações do JavaComm e do RXTX porém são confusos para os meus conhecimentos… alguém saberia explicar, de forma resumida e com passos claros como fazer a instalação correta das APIs?
Desde já agradeço a atenção,
Daniel Cabral