Comunicação socket com outra linguagem

Olá

Gostaria de saber qual é a melhor linguagem para obter uma comuniação entre um servidor java com um cliente java e um cliente de outra linguagem, onde estes dois clientes consiga se comunicar através deste server utilizando socket.

Alguem tem alguma sugestão delphi, vb, entre outros? E como posso fazer isso?

Olá.

uma vez que você crie o seu servidor (como um listener), não importará o client que utilize para comunicar com o mesmo.
Porém, dependendo da aplicação sendo desenvolvida talvez você necessite estabelecer algum protocolo definido por você.

Você pode construir seu client com C, VB, Delphi ou outro. Talvez um VB ou Delphi seja uma saída rápida p/ teste.
Com o VB por exemplo, você pode adicionar um componente (WinSock) que já vem com o Visual Studio.

Boa sorte.

Possuo uma aplicação cliente servidor com socket em java já funcionando.
Você sugere que faça com VB essa comunicação do cliente com o server em java?
Saberia onde posso achar um material com o assunto q possa me ajudar?

Olá!

Como o amigo ai em cima disse anteriormente, a linguagem que o cliente foi desenvolvido não vai importar, o que vai importar é o protocolo de comunicação. Esse protocolo normalmente é composto de Strings que são enviadas dos clientes para o servidor. Chegando lá, o servidor vai interpretar o que veio na String e tomar alguma ação. Tanto os clientes quanto o servidor devem ser capazes de entender esse protocolo. Exemplo:

Participantes:
ClienteJava - ServidorJava - ClienteVB

Vamos imaginar um messenger com um protocolo proprio com o seguinte formato:
acao:origem:destino:parametro1,parametro2,parametro3…

Ações disponíveis:
msg:origem:destino:mensagem - Envia uma mensagem, ex: msg:ClienteJava,ClienteVb,Olá ClienteVB!
No caso o servidor vai receber essa String e vai enviar a mensagem pro destino que estiver na String.

som:origem:destino:nomedosom - Toca um som no cliente
Mesmo exemplo acima, diferenciando que o servidor ao inves de mandar uma msg, ele vai mandar uma String pro cliente de destino dizendo pra ele tocar um som.

No final da história quem define quais comandos são suportados é quem desenvolve.

Abraços

Valeu pela ajuda