Pessoal,
Como pode haver comunicacao entre um ERP rodando via WEB, com perifericos como uma impressora Fiscal por exemplo.
abracos
Pessoal,
Como pode haver comunicacao entre um ERP rodando via WEB, com perifericos como uma impressora Fiscal por exemplo.
abracos
Como a comunicação c/ ECF envolve o envio de comandos especiais, normalmente mediados por uma biblioteca implementada na forma de DLL ou acesso direto via serial, o que já fiz foi criar um plugin ou um controle ActiveX para uso pela aplicação.
Vc. tb. pode usar um Applet em Java, mas, na prática, acho este caminho mais complicado de suportar em campo, já que implica em ajustes de segurança na JRE bem diferentes do padrão.
[quote=psevestre]Como a comunicação c/ ECF envolve o envio de comandos especiais, normalmente mediados por uma biblioteca implementada na forma de DLL ou acesso direto via serial, o que já fiz foi criar um plugin ou um controle ActiveX para uso pela aplicação.
Vc. tb. pode usar um Applet em Java, mas, na prática, acho este caminho mais complicado de suportar em campo, já que implica em ajustes de segurança na JRE bem diferentes do padrão.[/quote]
Tbm estou com este tipo de necessidade.
Vc poderia me mandar exemplos de como resolveu isso ou me indicar artigos á respeito ?
Obrigado desde já !
Infelizmente não posso enviar exemplos, pois os trabalhos que desenvolvi foram feitos em regime de NDA e envolvem aspectos de segurança.
De qualquer forma, o caminho é o seguinte:
Defina qual browser/plataforma serão suportados
Desenvolva o plugin ou controle ActiveX
No caso de Mozilla/FireFox, o plugin é desenvolvido utilizando o SDK deles.
Começe por aqui: http://developer.mozilla.org/en/docs/Plugins
No caso do IE, vc. usa um ActiveX. Começe pelo msdn.
Nos dois casos, o desenvolvimento é feito tipicamente em c/c++, até para deixar seu plugin mais “leve”. Por isto é bom começar a relembrar o que é um ponteiro e o que é liberar memória ;^)
Um ponto que facilita o desenvolvimento deste tipo particular de plugin é o fato de eles serem “invisíveis”. A página apenas declara o objeto/controle e utiliza como um objeto normal no JavaScript.
Para a implementação, comece simples. Desenvolva um plugin “hello world” com um método apenas. A idéia é vc. se familiarizar com o toolset antes de começar a escrever muito código.
Na especificação das funções ao periférico NUNCA use um modelo síncrono de operação. Periféricos, como o nome indica, são entidades externas ao seu sistema. Vc. não pode assumir que ele esteja funcionando, ligado, etc e nada mais frustrante para o operador do que uma página que fica travada.