eliseumixmt:
Olá pessoa, tudo bom com vocês?
Bom a minha dúvida é a seguinte, eu baixei várias apostilas java, umas possuem mais práticas e outras só teoria…
Como nao sei nada em java, qualquer teoria pra min pode ter duplos sentidos, ou nao ser oque eu estava pensando.
Bom vamos as teórias:
[size=18]#TIPO DE DADOS:[/size]
1º Um tipo especifica que tipo de dados válidos podem ser transmitido , retornados ou armazenado em um campo , parâmetro ou retorno.
(Acredito que aqui ele esteja falando que o tipo de dado int, vai retornar apenas numeros inteiros e armazenar apenas inteiro… e um String apenas caracter… não sei se é isso!)
[size=18]#ORIENTAÇÃO A OBJETO - ESTADO:[/size]
1º O conjunto de todos os valores que definem um objeto é também referido como estado do Objeto.
(Esse aqui eu nao entendi nada :S… oque sei é que Objetos são criados nas classes e ocupam espaço na memória :D)
2º Os objetos tem estado, O estado é representado ao armazenar valores em campos.
(Ele esta afirmando oque? me de exemplo!!! Isso aqui é um objeto certo? “Scanner scan = new Scanner(System.in);” qual o estado dele??? )
3º Podemos nos comunicar com objetos invocando seus métodos (conhecidos também como operação).
(Como assim??? me de um exemplo!!!)
4º Utilizaremos a terminologia comum , que este método são chamados ou invocados.
(Esse negócio de invocar método… nao entendi :S)
Todo objeto tem suas próprias variáveis de instância, de acordo com as variáveis ou atributos que você declarou na classe. Uma variável ou atributo de uma classe necessita de um nome e o tipo. Variáveis de classes não precisam ser inicializadas de imediatamente, mas variáveis de métodos são consideradas locais e precisam ser inicializadas. Existe os tipos primitivos que são inteiros, float, double entre outros que eu recomendo você dar uma olhada em todos, esses tipos armazena o seu valor seja ele 3,4 ou 5.0 procure mais por tipos primitivos. Existe também as variáveis com tipos de referências, seja Strings, Arrays, ou qualquer outra classe, essas variáveis não armazena um valor literal, exceto as chamadas Strings literais que armazena elas na String pool. A variáveis de referência armazena uma sequência de bits que indica aonde o objeto está. Existe para uma referência a um objeto. Existe também as classes wrappers, dê uma olhada nesse tipo de classes.
Um inteiro não pode armazenar um double, porque o double pode ser maior que um inteiro, mas um double pode armazenar um inteiro porque um inteiro é menor que um double. Assim com todos os tipos. Veja quais são os maiores e menores.
Orientação a Objetos
Uma classe serve como planta para uma criação de um objeto, imagine como se existisse uma planta de uma casa e a partir dela fosse criada várias casas. As variáveis de instancia é tudo aquilo que o objeto conhece sobre si mesmo, particular dele, e os métodos são tudo aquilo que ele sabe fazer. Você deve sempre se lembrar que os atributos da classe devem ser private, procure por modificadores de acesso e estude cada uma se não souber, isso é importante para que haja uma maior segurança, imagine uma pessoa que tenha tamanho se mudarmos diretamente pela variável de instância do respectivo objeto, podemos colocar qualquer valor inclusive altura 0. Isso não existe! Então é certo utilizar métodos de set e get para pegar e setar informações e fazer seus respectivos tratamentos.
Aconselho você a ler use a cabeça uma leitura fácil e muito divertida, mas que requer dedicação pois um livro é uma sequência.